domingo, 9 de agosto de 2009

Uma estratégia vencedora para o primeiro emprego


Como sabemos, a migração é um processo difícil, estressante e arriscado. Enfrentá-lo e ser bem sucedido exige planejamento. E, na minha opinião, o fator mais importante nesse processo é o da conquista do primeiro emprego. Por isso, concentro muito da nossa energia em estratégias de como maximizar a probabilidade de conseguir um bom primeiro emprego em pouco tempo. E resolvi compartilhar com vocês as minhas idéias.
Um certo companheiro de imigração nosso bateu o record de emprego mais rápido. A primeira aplicação de currículo já lhe rendeu uma ligação para entrevista. No dia seguinte, ele já estava contratado ! Por outro lado, existem imigrantes que gastam toda a reserva, passam até um ano e voltam para o Brasil por não terem conseguido um emprego. E aí ? Como faço para conseguir o emprego logo ?
Claro que cada caso é um caso e existem muitos fatores fora do controle que ajudam ou atrapalham, mas existem os fatores que podemos controlar e devemos começar ainda aqui no Brasil.
Eu vejo a questão da seguinte forma: A conquista do emprego é uma questão probabilistica que depende da quantidade de vagas das quais atendemos os requisitos. Só que, por vezes, caimos em uma das várias peneiras do processo e ficamos com poucas opções efetivas de vagas.
Vamos a um exemplo prático. No início, pensávamos em ir para Vancouver. Só que o mercado de lá para a área de T.I. é pequeno comparado com o de Toronto e Montréal, além de não ter nada próximo para agregar vagas. Então, decidimos ir para Montréal. Por causa da relativa proximidade, poderei contar com as ofertas de empregos de Montréal, Toronto, Ville de Québec e Ottawa. Imaginem o aumento de oportunidades de emprego por causa dessa decisão ! Mas isso tem um preço. Ao invés de trabalhar apenas o inglês, estamos estudando pesadamente francês, só que podemos fazer isso antes de chegar lá.
Outra peneira é a sub-área de atuação. No meu caso, desenvolvimento de software, não tenho experiência em programação web. Já estou trabalhando essa parte para ter acesso a mais vagas. Passada essa peneira, a seguinte é a seleção de currículos. Este artigo dá uma idéia de como um analista faz para selecionar os candidatos entre centenas de currículos em um tempo bastante curto. Na minha área, já vi várias pessoas dizerem que as certificações fazem a diferença porque são atestados de conhecimento vindos de empresas confiáveis e não simplesmente a palavra do próprio candidato. Isso pode ser a diferença entre passar ou não nessa peneira. O currículo do nosso amigo recordista estava cheio de certificações. Novamente, tirar certificações tem seu preço. Inclusive, consegui a primeira certificação sem estudar, mas as demais vão disputar o tempo de estudo com o francês. Vale ressaltar que um currículo e uma cover letter bem feitos e nos moldes canadenses fazem diferença também.
Chegar a uma entrevista já é uma vitória, mas de nada adianta se o idioma e o nervosismo nos impedirem de mostrarmos o nosso valor. O treino de entrevistas melhora ambos fatores, visto que podemos estudar as palavras-chave, planejar o que falar e assim, termos mais confiança. Pretendo fazer esse treino com o professor de francês. No caso de Montréal, tem um problema a mais que é a mistura de inglês e francês. Porém, parece que só em alguns casos fazem perguntas em ambos idiomas para testar. Por outro lado, a mistura também é solução. Acredito que na falta de palavras de um idioma, usar o outro vai ser melhor que deixar de vender o peixe, e normalmente os entrevistadores serão bilingues. A boa comunicação é sempre muito valiosa. E para treinar o nervosismo ? Bom, não tenho esse problema, mas acho que um bom exercício é apresentar-se em público. Aí vai de cada um.
Enfim, esse "longo" tempo até chegarmos no Canadá passa a ser bem curto se trabalharmos arduamente seguindo um planejamento para aumentarmos nossa empregabilidade. O resultado vale o esforço. Mãos à obra !