domingo, 22 de dezembro de 2013

Ativando o desconfiômetro em ligações recebidas


Algo que eu não esperava ter que me preocupar por essas terras nórdicas infelizmente acaba sendo uma realidade: telefonemas fraudulentos e outras "pegadinhas" relacionadas ao telefone. Sabem como é o "cerumanu", né? Esse bicho é fogo e os mal intencionados estão em toda parte do mundo. Vou contar uns casos para que vocês fiquem mais atenciosos e precavidos nesse tipo de situação.

"Aqui é da Microsoft...". Alguns amigos contam que receberam uma ligação de uma pessoa que se dizia ser funcionária da Microsoft (ou outra empresa com outra desculpa) e que eles precisariam fazer algo senão o computador iria deixar de funcionar, ou algo semelhante. Um deles nem mesmo usa softwares da Microsoft e o cara insistia que assim mesmo. Para quem mora no Québec, tem uma forma que parece ser bastante eficaz e mesmo simples de desmascarar a fraude: falar em francês! Uma empresa que faz ligações para o Québec sabe que o idioma oficial daqui é o francês. Se a pessoa ao telefone não falar francês, é muito provável que seja uma fraude. Simplesmente pelo fato de falarem em francês, o "bonitinho" normalmente não prolonga muito e já desliga. Muitas dessas ligações fraudulentas vêm dos EUA.

10$/mês de SMS indesejados. Acredito que tudo começou quando eu inocentemente coloquei o número do meu celular no Facebook. Eis que comecei a receber mensagens no celular (SMS) com curiosidades bem bobas. Quando recebi a conta do celular, veio com 10$ de cobrança dessas mensagens repassada pela empresa de telefonia celular por uma empresa que nunca vi na vida. Liguei para o telefone dessa empresa que constava na conta e só tive um respondedor automático sem opção de falar com atendente e tudo em inglês (empresa estadunidense, para variar). Liguei para a minha empresa de telefonia celular e eles disseram que infelizmente, nem eles nem nenhuma outra empresa de telefonia não podem cancelar essa cobrança porque é assim que a lei determina. O cliente tem que se entender com a outra empresa diretamente. Até pedi para cancelarem o meu serviço de SMS mas a atendente disse que isso não evitaria a cobrança. Interagi com o respondedor automático e consegui cancelar o serviço. Porém, continuei recebendo os SMS chatos e na conta seguinte, veio o mesmo valor mas com uma empresa de nome diferente. Liguei cancelei novamente através do mesmo repondedor automático. Dessa vez, o cancelamento surtiu efeito e passei a falar menos palavrões.

"Parabéns! Você acabou de ser sorteado para uma viagem de graça para as Bahamas!". Muita gente aqui está recebendo ligações de uma máquina de tempos em tempos que começa com essa mensagem em inglês. Eu nem perco muito tempo e desligo logo. O número de telefone muda muito até mesmo de província. Pelo visto, é uma empresa que faz pesquisas de opinião e esse lance da viagem "de graça". Nesse artigo, um cara que investiga dá mais detalhes.

Quando recebo ligações suspeitas como essas, o que faço é pesquisar no Google, digitando o número do telefone. Eis um exemplo desse último caso que contei: 1 902 708-8307. Se puderem dar uma lida em algumas ocorrências, vão ver comentários que dão indícios de malandragem.

É galera, infelizmente tem "malaca" em toda parte do mundo e em terras novas, podemos cair no conto do vigário por falta de experiência. Mas nada que um brasileiro calejado não possa ajustar o "desconfiômetro" e detectar facilmente novas armadilhas. Em caso de dúvida: tuuuuu, tuuuuu, tuuuuu, tuuuuu, tuuuuu...