domingo, 9 de agosto de 2009

Uma estratégia vencedora para o primeiro emprego


Como sabemos, a migração é um processo difícil, estressante e arriscado. Enfrentá-lo e ser bem sucedido exige planejamento. E, na minha opinião, o fator mais importante nesse processo é o da conquista do primeiro emprego. Por isso, concentro muito da nossa energia em estratégias de como maximizar a probabilidade de conseguir um bom primeiro emprego em pouco tempo. E resolvi compartilhar com vocês as minhas idéias.
Um certo companheiro de imigração nosso bateu o record de emprego mais rápido. A primeira aplicação de currículo já lhe rendeu uma ligação para entrevista. No dia seguinte, ele já estava contratado ! Por outro lado, existem imigrantes que gastam toda a reserva, passam até um ano e voltam para o Brasil por não terem conseguido um emprego. E aí ? Como faço para conseguir o emprego logo ?
Claro que cada caso é um caso e existem muitos fatores fora do controle que ajudam ou atrapalham, mas existem os fatores que podemos controlar e devemos começar ainda aqui no Brasil.
Eu vejo a questão da seguinte forma: A conquista do emprego é uma questão probabilistica que depende da quantidade de vagas das quais atendemos os requisitos. Só que, por vezes, caimos em uma das várias peneiras do processo e ficamos com poucas opções efetivas de vagas.
Vamos a um exemplo prático. No início, pensávamos em ir para Vancouver. Só que o mercado de lá para a área de T.I. é pequeno comparado com o de Toronto e Montréal, além de não ter nada próximo para agregar vagas. Então, decidimos ir para Montréal. Por causa da relativa proximidade, poderei contar com as ofertas de empregos de Montréal, Toronto, Ville de Québec e Ottawa. Imaginem o aumento de oportunidades de emprego por causa dessa decisão ! Mas isso tem um preço. Ao invés de trabalhar apenas o inglês, estamos estudando pesadamente francês, só que podemos fazer isso antes de chegar lá.
Outra peneira é a sub-área de atuação. No meu caso, desenvolvimento de software, não tenho experiência em programação web. Já estou trabalhando essa parte para ter acesso a mais vagas. Passada essa peneira, a seguinte é a seleção de currículos. Este artigo dá uma idéia de como um analista faz para selecionar os candidatos entre centenas de currículos em um tempo bastante curto. Na minha área, já vi várias pessoas dizerem que as certificações fazem a diferença porque são atestados de conhecimento vindos de empresas confiáveis e não simplesmente a palavra do próprio candidato. Isso pode ser a diferença entre passar ou não nessa peneira. O currículo do nosso amigo recordista estava cheio de certificações. Novamente, tirar certificações tem seu preço. Inclusive, consegui a primeira certificação sem estudar, mas as demais vão disputar o tempo de estudo com o francês. Vale ressaltar que um currículo e uma cover letter bem feitos e nos moldes canadenses fazem diferença também.
Chegar a uma entrevista já é uma vitória, mas de nada adianta se o idioma e o nervosismo nos impedirem de mostrarmos o nosso valor. O treino de entrevistas melhora ambos fatores, visto que podemos estudar as palavras-chave, planejar o que falar e assim, termos mais confiança. Pretendo fazer esse treino com o professor de francês. No caso de Montréal, tem um problema a mais que é a mistura de inglês e francês. Porém, parece que só em alguns casos fazem perguntas em ambos idiomas para testar. Por outro lado, a mistura também é solução. Acredito que na falta de palavras de um idioma, usar o outro vai ser melhor que deixar de vender o peixe, e normalmente os entrevistadores serão bilingues. A boa comunicação é sempre muito valiosa. E para treinar o nervosismo ? Bom, não tenho esse problema, mas acho que um bom exercício é apresentar-se em público. Aí vai de cada um.
Enfim, esse "longo" tempo até chegarmos no Canadá passa a ser bem curto se trabalharmos arduamente seguindo um planejamento para aumentarmos nossa empregabilidade. O resultado vale o esforço. Mãos à obra !

8 comentários:

  1. Oie...td bem?

    Confesso qua não sei + como esperar. Ultimamente creio que oro + p/ Deus me dar paciência p/ esperar do que vir o e-mail de Sydney. Hj faz 60 dias que enviei os forms p/ lá e nenhum sinal de vida!!! Vcs já receberam o e-mail???

    ResponderExcluir
  2. Recebemos o e-mail no dia 20/08/09...p/ contrariar todas as minhas estatísticas que, segundo o timelines, eles só mandavam o e-mail ou na 2ª ou na terça, mas p/ nós enviaram na 5ª...rs Graças a Deus!

    ResponderExcluir
  3. Ainda não recebemos nada. E para piorar, só vim saber depois, que o documento prioritário não tem rastreamento até o destinatário. Também, que deveria ter saído com um formulário que não me foi entregue e que pode ser barrado nas alfândegas. Acho que foi entregue, mas dá mais insegurança ainda. Vamos continuar rezando.

    ResponderExcluir
  4. Cara, seu blog é muito bom....olha só, me dá uma ideia. Acabei de receber uma proposta para trabalhar no Canadá, ainda estou no Brasil. Acho que não terei problemas quanto a conseguir ir pois com um emprego já arranjado deve facilitar bastante, sendo que mesmo sem emprego atinjo a pontuação mínima. Minhas perguntas se você puder me ajudar são:
    1) Você conhece alguém que já saiu empregado na situação que estou indo?
    2) Se conhece, quanto tempo levou desde que recebeu a carta até conseguir o PR card (estou com todos os documentos prontos já)
    3) Conhece alguém que mesmo com emprego arranjado o visto foi negado?

    Obrigado pela ajuda.

    ResponderExcluir
  5. Respostas:
    1) Eu e mais alguns da missão de Québec ao Brasil;
    2) Acho que querias dizer visto de residente permanente ao invés de PR card, não? Eu já tinha e os outros estão vindo com visto de residente temporário. O que conheço que está na mesma situação tua está trabalhando remotamente ainda no Brasil e já estava esperando o visto de residente permanente há seis meses, se não me engano;
    3) Conseguir emprego antes de imigrar é raro e que ainda vai dar entrada no visto de residente temporário, só conheço um caso que ainda não terminou, logo, não dá para contar como estatística.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela resposta....minha situação é exatamente esta: há 2 semanas recebi a ligação de uma empresa informando que o meu currículo havia sido aprovado e mesmo sem o visto de residente permanente eles iriam me contratar. Estou aguardando uma nova ligação que deve ocorrer esta semana onde irei conversar com mais uma pessoa da empresa e ele irá me enviar a carta oficial do governo para que o visto seja dado. Já preparei todos os formulários, separei todos os documentos, etc. Agora chegando estes papéis irei somente juntar tudo e enviar para Sidney. Acredito que eles devam colocar na frente os pedidos de visto que possuam oferta de emprego e processar rapidamente. Mesmo assim acredito que este processo deva levar no mínimo de 3 a 5 meses. Você diz que seu amigo está a 6 meses neste processo, espero que o meu não demore tudo isto, pois quero chegar ainda no verão para não assustar a minha esposa com o inverno. Vou tentar te manter atualizado, talvez o meu processo possa servir de estatística e como seu blog é bem visitado pode ser que ajude a outras pessoas que entrem na mesma situação do que eu. Somente informando, meu processo não será para o Quebec, será para Alberta, então pode ser uma situação diferente também.
      Abraço.

      Excluir
  6. Cara, podemos continuar por email. O meu é alexeiaguiar@gmail.com. O cara que está nesse processo acha que é bem demorado mesmo, mais que os 6 meses. O visto temporário sim demora uns 4 a 5 meses, pelos exemplos que tenho visto. Talvez seja melhor você tentar o temporário e o permanente em paralelo como os outros estão fazendo.

    ResponderExcluir
  7. Olá Alexei, gostei muito do seu blog, ele é muito informativo. Admiro as pessoas que sempre buscam novas expectativas de vida. Eu tive um contato com um amigo que morou em Montreal, ele fez intercâmbio, e comentou da satisfação que teve em residir por seis meses, as pessoas são bem receptiva e a cidade bem acolhedora. Estive pesquisando como se tornar um imigrante legal, e vi que o processo é muito demorado, mas que vale a pena. Eu e minha família estamos com este objetivo de buscar qualidade de vida. Trabalho na área contábil e financeira há dez anos, e tenho uma pequena confecção, onde minha esposa é responsável. Trabalhamos demais, e o custo de manter a empresa aqui é muito alto. Então estamos com esta idéia de buscar novos horizontes, estamos fazendo curso de francês, e estamos gostando da língua. Se puder me passar alguma informação sobre vagas de emprego para a minha área, irei ser muito grato! Fiz uma solicitação de amizade no seu Facebook, um abraço!!!

    ResponderExcluir