A saga de uma família de retirantes cearenses, comedores de rapadura,
rumo à terra onde a Cana dá.
Fortaleza -> Ceará -> Brasil -> Canadá -> Quebéc -> Québec
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
Manual de roupas para frio - Parte zero
Esta postagem deveria ter sido escrita antes da parte 1, que se chama apenas Manual de roupas para o frio. Porém, só agora a aula original do Fernando Flitz Katayama foi resgatada da lista de discussão Canada Immigration Brasil. Minha parte foi a tradução de internetês, sem acento, com abreviações e erros, para o português. Também o registro aqui e a divulgação.
Segue a explicação original, com um complemento recente:
Evite algodão na primeira camada. Algodão retém água. Materiais sintéticos de evaporação rápida são mais eficientes. Trabalhe com o layer system, que nada mais é que camada sobre camada.
Base layer: O que fica em contato com a pele, deve ser de material sintético de evaporação rápida. É justo e deve ficar colado ao corpo. Cuidado para não comprar um com muito isolamento, você suará demais. Tudo depende da atividade que irá fazer.
Mid layer: É o material mais isolante. Evite novamente algodão, como moleton de algodão.
Top layer: É a última camada. À prova d'água e com bastante transpiração. Materias como Gore-tex. Esta camada protege contra água, neve e vento.
Para o pé: Pé é parte do corpo, funciona igualzinho.
Base layers: Meias e sapato à prova d'água. Gaste um pouco mais e pege um com Gore. Cuidado ao comprar sapatos com isolantes térmicos. Dependendo do que você vai fazer, suará tanto que seu pé ficara molhado. Meias como Smartwoll funcionam muito bem, ou Lans Marino. De novo, esqueça algodão !
Mantenha-se seco. Lembre-se: Quanto mais ar parado melhor. O corpo aquece o ar, que te mantém aquecido. Portanto, não deixe o ar sair. Uma boa touca. Tem muito sangue na cabeça. Mulheres e homens cabeludos: não saiam com o cabelo molhado. Congela e quebra.
Para mão: luvas. Pode-se fazer o mesmo sistema. Contudo, não é essencialmente necessário. Mas use uma boa luva. O frio queima tudo.
Para quem quer o casacão de pluma: Não deixe molhar. O segredo é colocar um bom base layer. Não se movimente muito. Alguém já viu pato com frio ficar correndo por ai ?! Não! Então não se mova.
Materias sintéticos estão substitundo as plumas, por menor volume e igual (similar) isolamento. Thermolite, Primaloft, fazem o muito bem serviço.
Não precisa comprar o super casacão, porque vai ficar no armário. Faça camadas que assim voçê tem melhor uso durante o ano todo, trocando as camadas conforme o necessário.
Pra quem tá chegando, sem o bolo de dinheiro, pega o que tem e improvisa. Dá certo.
Monte seu layer system Tabajara ! Compre um sapato, impermeável com solado preferencialmente Vibram ou similar.
E que mais? Vai passar um friozinho até aprender !!!
Lojas em Toronto:
- Eddy Bouer;
- Boat House;
- Sportchek/Coast Mountain;
- MCC;
- Eurobound;
- Sportinglife.
Sobre base layers: Tem que ser justo. Se você for tamanho M, compre M. Eles são feitos justos. Mas cuidado com o que vai fazer. Se vai de casa pra estacão/ponto, depois trabalho, não precisa.
Lembre-se que o que está por baixo da roupa e não é facil de tirar. Overheat é coisa perigosa.
Se for pra usar só para esportes, compre os que te mantém seco. Se for pra fazer coisa que não faça muito movimento, pegue o que te mantém mais aquecido.
Procure, 100% lã, como Smartwool (são caras, de ótima qualidade), ou misturados, mas 75% lã ( Helly Hanson, Arcteryx).
Este post também dá dicas de inverno muito interessantes e valiosas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá Pessoal! Gostei muito do post! Vou em outubro para Toronto se esfriar um pouco mais vou vir aqui para ver as indicações de compras!
ResponderExcluirTambém estamos na fase de organização de documentos! passem no nosso blog: www.kebrandoogelo.blogspot.com
Até mais!!!!