segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Le domaine de la forêt perdue




Le domaine de la forêt perdue from Alexei Aguiar on Vimeo.

Nossos queridos amigos também vindos do Ceará mas que moram em Montréal nos propuseram um programa diferente. A primeira coisa bizarra...hum...bizarro é muito comum em francês, mas é menos usado em português. A primeira coisa esquisita que saltou aos olhos foi o nome do lugar: Le domaine de la forêt perdue/O domínio da floresta perdida. É o que?!?! É o tipo de situação onde entendemos o que foi dito, mas não o que quer dizer. Me veio à ideia duendes, cavaleiros medievais e maconha mofada temperada com veneno de rato.

Bom, é uma fazenda que tem uma pista de patinação em forma de labirinto com 10 Km de extensão total. Além da patinação, tem os animais para as crianças verem. Sounds interesting/parece interessante! E onde fica isso? Fui consultar no site deles. Notre-Dame-du-mont-Carmel?!?! Hein?!?! Ahh bom! Porque é que não arredondam logo para Trois-rivière (ou troière como eu ouvi uma mulher de lá pronunciar)? É bom porque fica no meio do caminho entre Québec e Montréal, que não é longe. Principalmente quando já viajamos para Montréal o suficiente para não sabermos dizer quantas vezes foram.

Pagamos 14$ por adulto e 12$ por criança. Esses 4 ingressos nos deram direito a compra de produtos da fazenda na saída. Escolhemos um pote de mel puro. Lá é rústico, mas tem estrutura para a quantidade de visitantes, que não era pouca. Tem um galpão com muitas mesas para refeições e outro que não entrei, mas que tinha microondas. Não recomendo levarem para almoço feijoada, buchada, sarrabulho, e outras comidas pesadas e indigestas (a poutine, que é típica do Québec, entra na lista), sob o risco de não ter patinação depois do almoço.

O gelo estava muito bom, principalmente para eu que estava me acostumando a patinar em qualquer buraco. Tem uma máquina que eles desenvolveram para passar pela pista toda com pouco reabastecimento. Quanto à questão de ser um labirinto e se perder, bom, até que pode. Mas não é lá um labiriiiiinto com Minotauro e tudo mais. A melhor definição que eu pensei para esse labirinto foi que pediram para fazer um quadriculado de pistas, mas quem o fez tinha tomado umas cachaças e ficou ondulado. Também, o terreno é bem comprido, mas não tão largo. Se usarmos o tradicional macete para labirintos de seguirmos sempre com a mão na "parede" da direita ou da esquerda, em no máximo 2,8Km percorre-se todo o perímetro exterior e volta-se ao ponto de partida. Cuidado que isso fura para labirintos que tem ilhas, que é o caso, mas basta ir até a borda e seguir a regra.

Na entrada eles vendem baratinho um saquinho pequeno com comida para darmos aos animais. O Davi morria de rir com um cervo comendo na mão dele, porque devorava a comida rápido como um aspirador de pó. Vacas, cavalos, carneiros e bodes são animais de fazenda mesmo. Mas achei curioso que tem também lá lhamas, pôneis e emas ou avestruzes (nunca sei dizer quem é quem).

Portanto, colegas, é um programa legal para quem gosta de patinar e de quebra curtir a natureza. Nesse dia, acho que patinamos uns 7Km e o bonitão do Davi nem reclamou porque estava sendo puxado no trenó, só curtindo.

8 comentários:

  1. Muito legal. Tanto o lugar como a trilha sonora :)

    ResponderExcluir
  2. Realmente o passeio foi muito legal, o lugar é lindo.
    Abçss...

    ResponderExcluir
  3. Cara muito legal o blog! Parabéns pra vocês... espero um dia conseguir ir para o Canadá também =)

    ResponderExcluir
  4. Olá Mônica e Alexei!

    Não conhecíamos o blog, mas gostamos muito. Vamos adicioná-lo ao nosso, ok?!

    abç,
    Carol e Dorival
    caroledorival@blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Primeiro: trilha sonora de responsa. :-P

    Segundo: muito legal o lugar. Bom conhecer essas opções para quando estiver por aí.

    Terceiro: Rapaz, vcs patinam bem, qual era o nível de vcs antes de chegar aí? Será que o menininho 3.0 aqui ainda é capaz de aprender? Hahaha!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Carol e Dorival: Tudo bem. A informação do blog é pública mesmo;
    Ricardo: Mais légal ainda foi eu ter a oportunidade de ter visto o show o Deep Purple por estar morando aqui. Eu patinava com patins de rodinhas quando adolescente e o Tarcizo (o maior) e a Priscila (que puxa o Davi) já patinavam no gelo. A Mônica e a Lara (criança) não patinavam. Todo mundo aprende chegando aqui. É só uma questão de praticar.

    ResponderExcluir
  7. Olá Alexei, gostamos muito dos vídeos. O da patinação foi o preferido da minha filha que falava que era nós que estávamos patinando, mesmo que o irmão dela só nasça daqui a dois meses. Quanto a limpeza da neve, é bem parecida com os cuidados do jardim que temos, principalmente no verão. Por aqui a vida segue em um Brasil pré-copa, pré-olimpíada,pré-sal, pré-desenvolvimento e outros "pré" que tanto inventam, mas ficamos só no "pre-juízo".Abraços.

    ResponderExcluir