segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Sistema métrico ou imperial? Pra complicar, ambos!


Lá vinha eu todo animado para regular a bicicleta recém comprada (faz muito tempo, viu?) quando perecbi que uma chave Allen (sextavada) ficava pequena e a seguinte ficava grande. Como pode? Não existe outra intermediária! Hum... Depois de muita reflexão (já quase virando um espelho) é que percebi que o jogo de chaves que havia comprado tinha as dimensões em milímetros. Voltei ao Canadian Tire e troquei pelo outro que tinha as mesmas em frações de polegadas. Deu certo! Algum tempo depois, lá vai eu novamente todo animado ajustar a guitarra recém comprada e aconteceu o mesmo problema novamente. Uai?!?! A guitarra usa parafusos em milímetros? Então tenho que ter OS DOIS jogos de ferramentas? Que bagunça!

As unidades de medida aqui são assim mesmo: un bordel/uma casa de mãe Joana (obs.1 Não tem conotação sexual em francês. 2. Nada contra as Joanas. É só a expressão que achei mais equivalente). O lance é que antigamente, usava-se exclusivamente o sistema imperial herdado da Inglaterra. Em 1968, os Estados Unidos apontaram sua intenção de mudar para o sistema métrico, ou SI (Sistema Internacional). Como 80% do comércio canadense era feito com o seu vizinho sulista, esse iniciou a mudança para o sistema métrico, com meta de fazê-lo até o final da década de 70. Porém, em 1975, ficou claro que os Estados Unidos não iria mais mudar e também a pressão da população fez com que o governo canadense abordasse o processo. Desde então, temos os dois sistemas misturados.

Por causa da mistura, vou abordar por situação, já que para uma mesma grandeza por vezes se usa um sistema, por vezes o outro, contando também que às vezes se usa os dois segundo vários fatores.

-Distância em geral Km;
-Velocidade em Km/h;
-Volume de combustível em litros (l);
-Temperatura ambiental em graus celsius (°C);
-Volume em pequenas quantidades em onças (líquidas)/once/ounce (oz). Geralmente não precisamos converter essa medida porque normalmente é algo que podemos ver como latas e garrafas de bebida. Já ouvi medida de copo de cerveja em pinta/pinte/pint, mas fora isso, não me lembro de ter visto;
-Peso leve como de uma poção de carne, em onças também. Eu apenas guardei que 8 onças de carne é suficiente para mim, já que dá aproximadamente 227 gramas. Para coisas mais pesadas como corte de carne ou peso de pessoas, usam mais a libra/livre/pound. Uma libra equivale a 0,453592 Kg, mas para fazer a conta de cabeça abstraindo o erro, contamos como duas libras sendo aproximadamente um Kg;
-Medidas em polegadas/pouce/inch, pés/pieds/feet, ou combinando pés e polegadas. É nessa hora que desenterramos nosso conhecimento de frações. Por exemplo, minha altura de 1,67m poderia ser convertida assim: 1,67m = 65,748 polegadas. 1 pé = 12 polegadas, logo, 5 pés = 60 polegadas. Podemos então transformar em 5 pés e 5,748 polegadas. Mas como ainda está simples, vamos converter a parte decimal em fração, com um pequeno arredondamento. Assim, minha altura fica como 5 pés, 5 polegadas e 3/4. Prático, né? Uma polegada tem 2,54cm, mas para simplificar, contamos como sendo 2,5. Também um pé mede 30,48cm, mas arredondo para 30cm para facilitar. É o tipo de medida que acabamos preferindo usar porque é muito mais fácil decorar que o fogão e alguns móveis de cozinha têm largura de 30 polegadas (ou mesmo dois pés e meio) que 72,6 cm. Afinal, foi feito em polegadas;

-Quando cruzamos a fronteira dos Estados Unidos, dei de cara logo com uma placa de velocidade máxima de 65 mph (milhas por hora). Pisei imediatamente no freio e comecei a comprimir os olhos para tentar ler a escala alternativa pequenininha no velocímetro. Equivale aproximadamente aos mesmos 100Km/h de velocidade máxima das estradas canadenses. Mas o que uso como ponto de partida para as conversões de milhas para Km é que uma milha vale quase 1,6 Km.

Agora, quer ver uma medida que quebra as pernas? Temperatura em graus Fahrenheit. No forno é fácil porque normalmente estes têm as duas escalas. Mas sair de um hotel nos Estados Unidos dizendo que está fazendo 90°F não serve de muita coisa na hora de escolher a roupa para sair. O chato é que a escala tem um fator multiplicativo e um deslocamento (subtração). A conversão para graus Celsius é feita subtraindo 32 e dividindo por 1,8. Haja cérebro!

Na prática, o que acontece é que depois de um loooongo tempo, começamos nos acostumar e ter melhor ideia com as novas medidas (que na verdade, são muito é velhas) e passa a ser natural. O chato é que enquanto isso não chega, passamos por algumas situações.

-Eu queria um cabo de guitarra.
-10 pés ou maior?
-Quanto é 10 pés em metros?
-Uhhh... não sei!
-Uhhh... e eu não sei se é suficiente ou não em pés!

silêncio constrangedor!!

-Bom... (schrac, schrac, rasgando a embalagem do cabo) é esse comprimento aqui ó!
-Beleza! Vou levar.

9 comentários:

  1. Alló M. Alexei!
    Seu post me lembra de um causo...
    Estava eu jogando ping-pong em Ottawa e, não mais que de repente, ao final do jogo, onde se forma aquela rodinha para um tirar sarro do outro (e o comedor de farinha aqui acabar de se apresentar, rs!), eis que surge a pergunta inédita: "boy, você é bastante alto, quanto você mede? 6 feet and 2??"... A rodinha era em inglês, aliás. Então, eu tive que responder "Sorry, I don't know, in Brazil we use the metric system, I don't know how much feet I have, apart from my shoes!" Todo mundo caiu na risada, eles tiraram bastante sarro do Imperial System (e dos Estados Unidos, rs!), do governo canadense da época, enfim, foi mais meia hora de conversa fiada e bastante risada :)

    ResponderExcluir
  2. Boa essa! Vou guardar para quando me perguntarem! Se bem que baixinho como sou, ninguém vai perguntar nunca!

    ResponderExcluir
  3. Morei bastante tempo em Porto Rico e eu nunca consegui me basear em temperaturas em fahrenheit, saber meu peso em libras...vivia usando sistemas de conversão.
    Mas lembro que na Aliança Francesa eram os portoriquenhos que achavam estranhíssimo o horário em 24h. Para eles isso era coisa de outro mundo.
    Aí é utlizado?

    ResponderExcluir
  4. Adorei os relatos. Aproveito pra partilhar meu sofrimento métrico: na saúde é uma confusão o tempo todo. Os pacientes insistem em me perguntar o peso em libras; felizmente as balanças convertem. Já altura, esquece... acho que jamais vai entrar na minha cabeça quando pergunto "qual sua altura" e paciente responde "5, 7". Céus.
    Lembro de uma situação engraçada onde conversava com uma québécoise e ela me perguntou o peso médio de um bebê recém-nascido; quando respondi que era cerca de 4 quilos, ela dá um grito de susto "só isso?!". Reforcei, são quilos!!!
    Não vou nem entrar na questão das agulhas... temos medidas em mm, cm, polegadas e gauge.

    Abs.

    ResponderExcluir
  5. Depois de ler o post eu sai a procura de aplicativo pra ajudar nessas tarefas... hahaha

    https://play.google.com/store/apps/details?id=de.convisual.bosch.converter

    ResponderExcluir
  6. Estou pra fazer um post semelhante há tempos! Tive que medir minha casa inteira de novo e anotar as medidas em metros, não consigo comprar móvel em feet e inches! Ainda bem que a Ikea é métrica!

    Fora que no supermercado eles colocam o preço na medida que lhes convém (por 100g, por lb, por Kg...).

    ResponderExcluir