quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

As melhores cidades para se viver no Canadá



O colega blogueiro Rafael fez uma boa postagem em cima do resultado do estudo Canada's Best Places to Live 2012, da revista MoneySense. Nessa postagem ele explica os critérios de avaliação com seus pesos, bem como relaciona as cidades com seus possíveis processos de imigração e diretrizes de escolha como idioma, por exemplo. Usei essa foto que tirei daqui de Québec, mas espero que seja a única propaganda parcial da cidade onde moro.

Como gosto de trabalhar informações, resolvi filtrar somente as cidades que são mais consideradas pelos imigrantes (ao menos os brasileiros) e analisar o ranking de cada critério. Fiquei surpreso com alguns resultados e em muitos casos, surpreso por ver a confirmação exata da minha intuição. No final da minha engenharia de Excel (que na verdade, eu uso o Calc), pensei em escrever a minha opinião sobre esses mini rankings por critério, o que não se sobrepõe ao artigo original do Rafael, mas o complementa.

Aí vão os avisos legais e ilegais! Não aglomerei as cidades em regiões metropolitadas porque é complicado. Peguei simplesmente a cidade principal de cada uma. Não conheço todas as cidades e é a minha opinião pessoal. Não vou idenizar ninguém se alguém escolher a cidade baseado na minha opinião e chegando lá, chover mais ou menos. Também, essa postagem não foi registrada em nenhum cartório eleitoral brasileiro de acordo com as regras do TRE.

Walk/bike to work/Andar/pedalar para o trabalho

PosiçãoCidade, Província
6Vancouver, BC Vancouver é a cidade linda, turística, etc. Nada mais justo que ir trabalhar a pé ou de bicicleta curtindo a paisagem. Vi em algum lugar algo que dizia que Montréal era a cidade mais bike friendly/"amigável" a bicicletas do mundo. Québec e Ottawa são parecidas em muitos aspectos, talvez por causa do porte.
25Montreal, QC
30Quebec, QC
39Ottawa, ON
60Toronto, ON
99Winnipeg, MB
108Edmonton, AB
123Calgary, AB


Affordable housing/Custo de moradia

PosiçãoCidade, Província
76Winnipeg, MB Esse critério tem que ser analisado criteriosamente! (sim, foi um trocadilho infame). Metade da nota é dada pelo custo médio e a outra metade é dada pelo tempo médio que leva para comprar uma casa, considerando a renda média de uma família da cidade em questão.
Winnipeg não tem lá muita procura. Em Québec, os imóveis são baratos mesmo. Calgary e Edmonton têm custos um pouco mais altos, mas renda também mais alta. O bom desse índice é que leva isso em consideração.  É natural que em Toronto, a maior cidade do Canadá, a concentração aumente os custos de habitação. E em Vancouver, dizem que a especulação imobiliária de asiáticos inflaciona os preços.
118Quebec, QC
119Calgary, AB
124Edmonton, AB
134Ottawa, ON
174Montreal, QC
178Toronto, ON
190Vancouver, BC


Househood Income/Renda familiar

PosiçãoCidade, Província
8Calgary, AB Calgary e Edmonton ficam em Alberta, a província do petróleo que por isso é chamada de "Alberta Saudita". Ottawa é a capital federal e é um polo de informática. Fora isso, não sei dizer porque está em segundo lugar dentre as cidades consideradas aqui. Toronto é a São Paulo canadense. Vancouver é a terceira maior cidade do Canadá. Fora isso, não sei o que tem de renda lá. Québec e Montréal, bem, estamos no Québec! Os salários daqui tendem a ser mais baixos (embora o mais importante seja a relação custos e renda) e chutaria que talvez possa ser influenciado por jovens que saem de casa mais cedo para estudar ou viver a sua vida privada, apesar de que, pode ser que seja assim também em outras províncias.
36Ottawa, ON
40Edmonton, AB
48Toronto, ON
72Vancouver, BC
78Winnipeg, MB
138Quebec, QC
165Montreal, QC


Discretionary Househood Income/Renda familiar discricionária

PosiçãoCidade, Província
7Calgary, AB Só o que posso dizer é que só a galera do meio é que muda de posição em relação ao anterior, mas não sei dizer o porquê.
22Edmonton, AB
28Toronto, ON
41Vancouver, BC
43Ottawa, ON
124Winnipeg, MB
150Quebec, QC
165Montreal, QC


New Cars/Carros novos

PosiçãoCidade, Província
7Quebec, QC Nesse critério os homens passam a prestar mais atenção! Achei curioso Québec e Ottawa estarem no topo. Será que é porque são duas capitais com mais políticos? Montréal e Toronto são as duas maiores cidades, mas tem também muita gente com carro velho. Me surpreendi com esses resultados.
15Ottawa, ON
29Montreal, QC
31Toronto, ON
59Calgary, AB
91Vancouver, BC
92Edmonton, AB
112Winnipeg, MB


Provincial Sales Tax/Impostos provinciais de venda

PosiçãoCidade, Província
1Edmonton, AB Esse ranking é na verdade das províncias, por isso as repetições na coluna "posição". Nenhuma surpresa no fato de Alberta ficar na cabeça da lista. Eles não têm imposto provincial de venda!! (Só o federal). Também nenhuma surpresa no fato de que o Québec tem os impostos mais altos do Canadá, incluindo de renda também.
1Calgary, AB
3Winnipeg, MB
3Vancouver, BC
4Ottawa, ON
4Toronto, ON
5Quebec, QC
5Montreal, QC


Population Growth/Crescimento populacional

PosiçãoCidade, Província
14Ottawa, ON Em primeiro lugar, as minhas duas favoritas com um ritmo de crescimento moderado. Já as quatro últimas são as três grandes que atraem a maior parte dos imigrantes, mais Calgary que tem um crescimento forte por causa do boom do petróleo.
56Quebec, QC
58Winnipeg, MB
68Edmonton, AB
71Toronto, ON
75Vancouver, BC
95Calgary, AB
115Montreal, QC


Low Crime/Baixa criminalidade

PosiçãoCidade, Província
27Ottawa, ON Esta me surpreendeu porque mesmo que eu saiba que o que se mede a é criminalidade em geral, tem vezes que não tem nenhum homicídio em Québec. Edmonton e Winnipeg tem a problemática das primeiras nações. São "índios" que recebem dinheiro do governo, não têm perspectiva de vida e bebem ou se drogam, causando violência. Pensei que Calgary tivesse uma repercussão maior desse problema. Vancouver tem gangues de asiáticos que disputam o poder e o tráfico de drogas.
37Calgary, AB
38Quebec, QC
61Toronto, ON
94Montreal, QC
109Edmonton, AB
123Vancouver, BC
130Winnipeg, MB







Doctors/Médicos

PosiçãoCidade, Província
18Ottawa, ON Esse critério eu gostei porque confirma certinho o que o meu instinto já dizia. Quanto menores as cidades, maior a tendência de ter uma boa relação de médicos por mil habitantes. Isso tende a dar um melhor qualidade do sistema de saúde.
22Quebec, QC
46Edmonton, AB
46Winnipeg, MB
59Calgary, AB
60Vancouver, BC
75Montreal, QC
110Toronto, ON



Weather/Clima


PosiçãoCidade, Província
25Toronto, ON Mais uma confirmação do que eu suspeitava, e dessa eu ri! Vancouver tem o inverno mais ameno do Canadá, mas tem muitos dias de chuva! Ela já tem tanta fama que já ganhou o apelido de Raincouver. Mas se lá chove muito, aqui chove, neva mais que todas as outras, venta e ainda é úmida! Montréal e Ottawa têm menos neve que Québec e uns 2 a 3 graus a menos na média de temperatura de inverno. Calgary e Edmonton têm ainda menos neve, mas o clima é louco! A temperatura fica mais baixa que as demais, mas o clima seco ameniza a sensação térmica. Winnipeg eu não conheço, mas Toronto nem junta neve!
36Winnipeg, MB
41Edmonton, AB
65Ottawa, ON
71Calgary, AB
94Montreal, QC
106Vancouver, BC
184Quebec, QC


Jobless rate/Desemprego

PosiçãoCidade, Província
28Quebec, QC Tem gente que diz que a baixa taxa de desemprego de Québec e de Ottawa é devida ao fato de serem capitais e que os cargos públicos mascaram a taxa. Eu discordo porque conheço uma boa quantidade de brasileiros que conseguiram empregos em órgãos governamentais. Logo, são vagas de emprego que também estão disponíveis como as outras. Edmonton e Calgary ficam em boas posições também por causa do boom puxado principalmente pelo petróleo. As três com mais desemprego são ironicamente as que mais atraem imigrantes por verem mais vagas nos anúncios. O que não se vê, entretanto, é a quantidade de concorrentes. A taxa de desemprego é do mercado todo e não de um setor particular, mas serve para abrir os olhos de que não se pode ver só um lado da moeda. De tempos em tempos chega gente aqui em Québec porque conseguiu o emprego que não conseguiu em Montréal, mas não vejo o inverso. Um amigo de Ottawa diz a mesma coisa de lá.
33Edmonton, AB
42Calgary, AB
47Winnipeg, MB
60Ottawa, ON
112Vancouver, BC
156Toronto, ON
175Montreal, QC


Culture/Cultura

PosiçãoCidade, Província
1Vancouver, BC Achei interessante como transformaram algo que tende a ser subjetivo em números objetivos. É, entretanto, baseado no percentual de pessoas que trabalham em artes, cultura, recreação e esportes, o que não cobre tudo relativo a cultura. Bom, novamente, vantagem para as três maiores, seguido da capital federal e de Québec, que foi onde a colonização da América do Norte não hispânica começou.
5Montreal, QC
6Toronto, ON
7Ottawa, ON
17Quebec, QC
25Calgary, AB
38Edmonton, AB
44Winnipeg, MB



Com isso, espero que tenham mais subsídios para decidirem em qual cidade pretendem morar. O melhor é que com o artigo da revista, com o do Rafael e com o meu, vocês têm como dar seus próprios pesos a cada critério segundo seus interesses e criar conceitos pessoais para cada cidade. A escolha nunca vai ser totalmente precisa, mas imigrar é também correr riscos e saber se ajustar a novos rumos.

10 comentários:

  1. No ano passado, agregaram Ottawa e Gatineau, mesmo assim, ficamos, ops!, ficaram em primeiro. O motivo era que se tratavam de uma mesma região de recenseamento. Este ano, separaram: Ottawa 1°, Gatineau 28º (o pessoal de MTL deve ter reclamado, né... ops! sem bairrismo SVP!). O que eu acho de surpresa são as duas capitais do Canadá Atlântico, Halifax e Frédéricton, um lado do Canadá que anda mal das pernas mas que, nos últimos dois anos, tem encontrado soluções para sair da crise (econômica, ambiental e populacional). O New Brunswick é a única província oficialmente bilingue do Canadá, e divide com Nova Scotia a parcela mais importante dos Acadiens. Aquela região vai crescer, tem petróleo na costa e, por enquanto, tá tudo barato por lá. Quanto a regiões metropolitanas, não tem jeito, Toronto leva a melhor de longe. Se você traçar um círculo de 100 km de diâmetro em cima de Toronto, vai ver a maioria das 50 melhores cidades do ranking está dentro dele. Ademais, eu destacaria Québec 23° e Lévis 21°, com taxas de desemprego super-super baixas, demonstrando uma região metropolitana equilibrada (e bonita pra chuchu!). Melhor do que isto, só Greater Toronto Area (GTA) e Calgary (aí não dá para competir rs!): Strathcona 11°, St. Albert 12°, Calgary 14°. Montreal? Procure a Rive-Nord: Laval 41°, Joliette 27°, Repentigny 19°. Espero não ter sido muito bairrista rs! Aliás, Monsieur Alexei, um ótimo ano novo, com muita saúde e paz para ti e para la famille!

    ResponderExcluir
  2. Oi Alexei. Parabéns pelo blog de vocês. Possui muitas informações interessantes que nos ajudam durante o processo de imigração. Tenho filhos pequenos e gostaria de esclarecer algumas dúvidas. Vocês poderiam conversar comigo por e-mail? Meu e-mail é vanessalagares@terra.com.br
    Não tenho contato com pessoas que imigraram com filhos e gostaria de mais informações como é para as crianças. Obrigada Vanessa

    ResponderExcluir
  3. Oi Alexei, ao ler esse seu post eu tive uma esperança rsss Eu sei que vocês devem receber muitos pedidos e imagino a dificuldade de atender a todos que acessam o blog, mas eu não tenho como não lhe pedir um favor, pois gostaria de saber algum link, qq informação que vc pode dar sobre a frase "conheço uma boa quantidade de brasileiros que conseguiram empregos em órgãos governamentais". Pergunto isso porque eu sou administradora pública e toda minha experiência profissional tem sido em órgãos governamentais. Eu achava impossível trabalhar no governo como imigrante, por isso, se tiver qualquer informação que puder me passar sobre o assunto, me indicar onde pesquisar eu agradeceria MUITO, pois há um tempo pesquiso sobre imigração e acabo me desanimando devido a minha profissão, pois vejo em todos os blogs que os imigrantes tem profissões de mercado como geólogos, comércio exterior, tecnologia da informação etc.

    ResponderExcluir
  4. Em Ottawa, pelo que tenho lido, muitas vezes os órgãos governamentais ou empresas privadas que prestam serviço para estes exigem clearance, que só é possível depois de alguns anos morando aqui. Mas tenho amigos que trabalham na Revenue Québec, que estagiaram na prefeitura de Québec, em agência de pesquisa (acho) do governo, etc. A má notícia, é que as pessoas que conheci trabalham com TI, a exceção de um amigo que é da área de administração e está estagiando na prefeitura. Infelizmente, não tenho sites para te indicar porque, como disse, quase todo mundo é de TI.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela gentileza em responder (desculpe mesmo pela demora em agradecer!). Outro dia até encontrei algumas informações sobre o assunto, mas nada muito animador mesmo... Mas vou deixar um link aqui caso outra pessoa se interesse http://canada.sairdobrasil.com/2010/09/13/concurso-publico-no-canada/ Talvez a solução para mim seja que eu estude TI no Canadá hehehe. Abraços!

      Excluir
  5. Parabéns pelo blog. Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  6. Olá. Tenho interesse em me mudar para o Canadá com minha esposa e 3 filhos. Sou servidor público com formaÇão jurídica. Quero qualidade de vida. Damos preferência para locais mais seguros e com bom atendimento de saúde. Alguma sugestão? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre digo que a qualidade de vida do Canadá está mais presente nas cidades menores: Québec, Ottawa, Calgary e Edmonton. Não conheço pessoalmente o sistema de saúde de outras cidades, mas tenho a impressão de que também é melhor nessas cidades menores.

      Excluir
  7. Uilmara Machado de Melo22 de junho de 2015 11:13

    Rindo muito do introito de seu Blog; “A saga de uma família de retirantes cearenses, comedores de rapadura rumo à terra onde a Cana dá”." E dá cana, mesmo??? KKKKKKKKKKKK Adoro cana! Parabéns! Excelente Blog! Muito bem explicada as informações! SUCESSO PRA VOCÊS! Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uilmara Machado de Melo22 de junho de 2015 11:15

      corrigindo: explicadas.

      Excluir