quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Toronto

E finalmente conhecemos a maior cidade do Canadá: Toronto. Eu particularmente tinha muita curiosidade de saber como era esta cidade, tanto pela sua importância, quanto por causa dos comentários que ouvi.

Apesar de não gostar de grandes metrópoles, me surpreendi com Toronto. A GTA (Greater Toronto Area/Zona Metropolitana de Toronto) tem cerca de 6 milhões de habitantes, mas não tem os problemas de grandes metrópoles na medida que eu esperava. Ressalto 3 pontos:

- Densidade. Essa foto (horrível, por sinal!) foi tirada do alto da CN Tower, que fica bem no centro da cidade. Podemos ver que existem prédios altos, mas não são tantos e nem ficam tão próximos. A densidade é baixa e não sufoca a cidade. Tem inclusive uma quantidade relativamente boa de área verde.


- Trânsito. Se eu dissesse que não tinha congestionamentos, estaria mentindo porque até aqui em Québec tem. Mas para o porte da cidade, achei que o trânsito flue bem. Ficamos em um hotel no centro, andamos em horários
diferentes e para lugares diferentes. A única vez que pegamos um congestionamento considerável foi quando saímos da CN Tower. Mas é explicável pelo fato de estar tendo um evento grande (e esquisito!) ao lado da torre, ser no horário de rush e ainda ter um trecho de obras bloqueando uma parte da rua. Toronto tem muitos carros, mas tem artérias com muitas faixas. Também percebemos congestionamento na saída da cidade em direção a Montréal, em uma estrada com muitos caminhões somados ao trânsito metropolitano.

- É uma cidade organizada, bem cuidada e limpa, com áreas verdes. Também me disseram que o transporte público é bom, mas isso eu não posso dizer por experiência própria.

Uma dica que eu dou é analisar se vale a pena comprar o City Pass (Percebam que a página está em português!). Ele dá direito a entrada em cinco atrações da cidade: CN Tower, Royal Ontario Museum, Casa Loma, Toronto Zoo e Ontario Science Center. Acho que duas ou menos dessas atrações não justificam a compra do City Pass. Mas a partir de três, já pode ser que valha a pena dependendo de quais são.

A CN Tower tem 346 metros e é impressionantemente alta. A vista vale a visita. Para quem tem muito medo de altura, eu não recomendo. Para um nível gerenciável, acho que dá para suportar. A Monica, por exemplo, usou a estratégia de ficar em um canto do elevador semi-panorâmico, concentrada lendo um folheto e virada para uma parte do elevador que não é transparente. Lá em cima, tem apenas uma parte de um dos andares que tem o chão de vidro. Mas também tem como ser evitado.















Para quem tem crianças, o Ontario Science Center é tanto uma aula de ciências quanto uma fonte enorme de curiosidades. Infelizmente, nem a iluminação nem as crianças me deixaram tirar muitas fotos.







E a última atração que vimos foi o zoo. Para esse, reservem algumas horas, pernas e garrafas de água se estiver quente como estava. O zoo é imenso! Tem animais de todo tipo e de toda parte do globo. Para esse daí, eu prefiro deixar que vejam as melhores fotos.


 
 
Como destino turístico, não tenho dúvidas que vale a pena conhecer Toronto. Para morar, isso depende de gosto e do que cada um valoriza ou evita. Mas se eu gostasse de grandes metrópoles, provavelmente Toronto seria a minha escolha.

2 comentários:

  1. 3 vezes em Toronto e nunca fui no zoo rs

    Toronto é uma SP que deu certo rs

    ResponderExcluir
  2. Toronto é uma cidade bem bacana de ser viver. O transporte público pra quem vem do Brasil é muito bom, mas para os Canadenses, Coreanos, Japoneses e Alemães que conheci lá, deixa a desejar.

    Muito bacana o post!

    ResponderExcluir