domingo, 17 de novembro de 2013

Da relação direta entre ter de limpar seu banheiro você mesmo e poder abrir sem medo um Mac Book no ônibus




É muito difícil explicar alguns fatos da sociedade brasileira para quem não tem vivência em outra sociedade bem diferente. Por isso que normalmente não tento explicar porque saí do Brasil.

Basicamente, é porque percebi que o Brasil não está errado e precisamos consertá-lo. Infelizmente, cheguei à conclusão de que ele está do jeito que a sua sociedade quer, senão, já teria mudado. Claro que não é tão simples assim e existem diversas sociedades no Brasil. Mas esse artigo que um brasileiro que mora na Holanda explica de forma bem clara e objetiva a essência do problema.

Se você entender e concordar com o ponto de vista do autor, vais entender porque eu digo que não é o Brasil que está errado. Eu é que estava errado tentando mudá-lo nadando contra a corrente, quando o certo era sair de lá.

O texto se refere à Holanda, mas o Canadá e muitos outros países se encaixam perfeitamente na descrição.

Boa leitura!
http://blog.daniduc.net/2009/09/14/da-relacao-direta-entre-ter-de-limpar-seu-banheiro-voce-mesmo-e-poder-abrir-sem-medo-um-mac-book-no-onibus/

9 comentários:

  1. Massa cara....concordo 100%!

    ResponderExcluir
  2. Aqui no Brasil, não se pode pedir para lavar o copo que as pessoas ficam ofendidas, aqui tem um pouquinho de condição se olha diferente, resumindo: É uma lama...para não dizer que é uma merda .

    ResponderExcluir
  3. E eu que adorava instalar luminárias, fixar acessórios na parede, etc. e vinha gente dizer que eu era pão duro achando que eu fazia isso para não pagar alguém para fazer por mim. Ai, ai, ai! Aqui eu estou bem sintonizado com a cultura do faça você mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Olá, estou começando a acompanhar seu blog e tenho gostado mto. Sou enfermeira e tenho pretensões de ir para quebec. O que vc acha? existe algum lugar que voce me indique mais pra minha área? Voce tem conhecimento sobres área para professor de física por ai?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Não tenho informações mais precisas além de que enfermeira é uma profissão prioritária do processo do Québec, que tem alta demanda e que ao chegar aqui, tem que fazer um curso de atualização/adaptação. Também não conheço blogs de gente da área. Em relação a professor, não tenho nenhuma informação.

    ResponderExcluir
  6. Olá Alexei. Voces já deram entrada na cidadania? Voce precisou mesmo ir à Mtl fazer o teste de proficiencia de línguas? Ainda falta muito tempo para chegar a minha vez nesta etapa, mas gostaria de tirar uma dúvida: na minha época também não era necessário certificado de idioma na entrevista para o CSQ. Entretanto, fiz um DELF B2 para dar entrada na equivalencia de diploma na Laval após a entrevista. Poderia então utilizá-lo no momento da demande?
    Grata
    Priscila
    svp: manda a resposta no almeida_priscila@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ola prezado Alexei, somos uma familia brasileira vivendo proximo a Miami e em vias de retornar ao Brasil pela dificuldade em conseguir o visto para ficar, (nosso visto seria o que deveriamos abrir uma empresa aqui e nos transferir do brasil para ca) acontece que nao temos a garantia de que mesmo abrindo o negocio teriamos o visto, Li seu blog e agradeco por tanta ajuda que voce deve proporcionar as pessoas disponibilizando suas informacoes e experiencias, e te pergunto se voce tem ideia do processo de obtencao de visto abrindo um negocio, ja que nem eu nem minha esposa nos enquadramos nos empregos oferecidos para imigracao, se voce tiver e puder me ajudar desde ja agradeco. Marcio Rodrigues. diretoria@ceibr.com.br

    ResponderExcluir
  8. Prezado Alexei, parabéns pelo blog! Certamente, minha família e eu estamos cada vez mais conhecendo o Canadá e participaremos do processo de imigração para Québec. Entretanto, vc saberia me dizer como anda o mercado de TI na cidade de Québec? Li que um pólo de TI no Canadá é Ottawa, mas gostaria de saber como anda essa área aí na sua cidade.

    Caso queira me responder por e-mail: acymiranda@gmail.com
    Abs!!

    ResponderExcluir