quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Opa ! Pedido de passaportes !


 Dear Mrs. Aguiar...
Ei ! É Mr. !!! Não se pode ter o nome um pouco diferente. Apesar de eu gostar dele, nossos filhos se chamam Lara e Davi para evitar essas confusões.
Bom, é assim que começa a cartinha do consulado pedindo nossos passaportes. Eba !!! Agora está mais tranquilo (agora sem trema, segundo a nova ortografia) e perto de terminar.
Basicamente, eles não dizem que o processo foi aceito ou que está tudo ok. Eles avisam que está na hora de pagar a taxa de direito de residência permanente do aplicante e do conjuge. As crianças (filhos) não pagam, independente da idade. Eles advertem que se não for pago em 30 dias, não vai ser possível concluir o processo e emitir o visto (visa) e que atrasos no pagamento podem resultar na expiração dos resultados de segurança e médicos. De fato, a validade do visto é de 12 meses a partir da consulta dos exames médicos, ou até a data de validade do passaporte, o que vier primeiro. E diz que uma expedido, a validade de um visto de imigrante não pode ser extendida. Talvez outro exame médico possa gerar outro visto, já que disseram que isso já foi feito, mas não é o que está escrito.
Interessante a preocupação deles com possíveis problemas em uma etapa que já está praticamente certa, mas ainda não garantida. Eles dizem que não devemos desistir de empregos, vender propriedades ou qualquer outro comprometimento até o visto ser emitido.
Existem opções de pagamentos mais complicadas, como o velho money order, mas a mais simples é o depósito em caixa na conta do HSBC. E a instrução é que, caso seja feita dessa maneira, que façamos uma cópia do comprovante de depósito para segurança, e que enviemos o original com os passaportes e esta carta para o consulado. Esquisito pedir que enviemos a carta que eles próprios mandaram, mas... E por último, que é o mais interessante, a instrução de fixarmos as etiquetas adesivas com o código de barras na capa dos nossos passaportes que, obviamente, devem ser enviados também.
A terceira página me deu um susto. Fui logo para a última coluna que diz o total. Somando, dava um valor muito mais alto do que eu esperava. Ocorre que eles colocaram o valor da taxa de processamento, depois a taxa de direito de residência permanente e somando os dois é que dava a colula do total. No caso, somente temos que pagar 490$ por cada um de nós dois adultos que dá ,segundo a tabela, R$825,00 por cada relativo ao direito de residência permanente. Entretando, eles dizem que para saber o valor exato em reais, devemos ligar para a o telefone do consulado, que tem uma mensagem automática.
Bom, o processo está chegando ao fim e com um prazo bem curto. Só não foi mais rápido porque não estamos com essa pressa toda. Eu sei que o tempo passa rápido até abril, que é quando planejamos ir, mas o cérebro acha que ainda tem muuuuito tempo. Acho que a ficha só cai perto de embarcar. Vamos ver.

12 comentários:

  1. Parabéns pelo pedido dos passaportes. Enviamos os nossos e estamos no aguardo dos vistos.
    Acho que essa de não desistir de emprego, etc e tal é pura formalidade, afinal não tem mais análise alguma, apenas retornar os passaportes com os vistos e alguns formulários que vem junto.
    Sobre enviar a carta, enviei um e-mail pra Maria João e ela me disse pra enviar apenas o comprovante original de pagamento da taxa e os passaportes com as etiquetas. Foi o que fiz.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!!!
    Que rapido né...mita sorte para vcs!!!

    Bjs
    Milene :)

    ResponderExcluir
  3. eba! :D e os nossos ainda nao voltaram... :)
    Beijinhos!
    C.

    ResponderExcluir
  4. Ae cara! Recebi hoje também!!! Com certeza nossos exames foram no mesmo Fedex!
    Abraco
    LLP.

    ResponderExcluir
  5. César: Valeu a dica da carta. Vou guardá-la de recordação :)
    Milene: Obrigado pela força.
    C.: E aí ? Vamos todos em abril mesmo ?
    LLP: Dá um alívio saber que o processo foi aceito, não é ? Principalmente o meu que foi com o raio x de bronquite, começando a virar pneumonia ! Bola para frente.

    ResponderExcluir
  6. bora! :D vou te mandar um mail com o meu msn pra gente combinar quem senta na janela...

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela finalização do processo!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Alexei... passa rápido amigo!
    Espero que mude de idéia e venha para Calgary.

    Até breve

    ResponderExcluir
  9. Karlson e KK: Se dependesse só do quesito comunidade prestativa, solidária e amiga, Calgary ficaria em primeiro lugar disparado. Só que existem outros fatores. Por exemplo, está sendo mais produtivo para a Mônica aprender francês do que inglês, mesmo tendo começado do zero. Mas... o futuro a Deus pertence. Temos uma certa flexibilidade de opções para aproveitarmos as oportunidades, até porque falo melhor inglês e o nosso processo é o federal. Por exemplo, a nossa primeira opção é Montréal mas amanhã vou fazer uma entrevista via Skype para uma vaga em Ville de Québec.Já estou tremendo :) !

    ResponderExcluir
  10. Fala Alexei, tudo bem com você?

    Cara, eu estava lendo outro blog que tinha um link para o de vocês!

    Não sei se você ainda lembra de mim, te reconheci pela foto e pelo nome também! :) Fizemos IELTS juntos em Recife!

    Cara, como fiquei feliz em ver a notícia sobre o pedido dos passaportes de vocês! Parabéns!!! Nosso processo terminou em Setembro, e graças a Deus, deu tudo certo!

    Depois dá uma passadinha lá no nosso blog também, ok?

    Grande abraço,

    Vitor

    ResponderExcluir
  11. Eu fiquei TÃO nervosa e agitada com o pagamento da taxa de residência que paguei o valor errado (o tal valor somado). Agora preciso esperar o consulado me reembolsar. Agora só me resta esperar o retorno dos passaportes, o que deve acontecer no começo de janeiro. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  12. Fala Alexei...

    Como foi o resultado da entrevista?

    Estou passando para desejar um feliz 2010 pra vcs!

    ResponderExcluir