sábado, 26 de junho de 2010

Balança mais não cai!

Essa é velha, todo mundo já sabe. Então nem vale a pena contar. Bye! Fui!
Opa! Você não soube? O Wilian Bonner e a Fátima Bernardes não te contaram no Jornal Nacional? Ahh!! Come on!/Franchement!/fala sério! A copa está tomando todo o espaço.
Um terremoto de 5...eu disse 5 graus na escala Hisch...Hisht...como é mesmo? Perainda que eu vou pescar na Internet. Xiii!!! Seria Richter, mas a escala dele está obsoleta. Pois bem, foi de magnitude 5, quase o mesmo que devastou o Haiti, que foi de magnitude 7! Um terror! O epicentro foi a 50Km de Ottawa. As cenas que passaram no noticiário são chocantes! Um aquário que chegou a derramar um pouco de água, um supermercado que ficou com uns sacos de batatas fritas no chão, e no parlamento, um político teve que interromper o discurso para evacuarem...(não se precipitem! Esperem o final da frase) ...o prédio.
É, eu não sei fazer sensacionalismo. O fato é que foi o mais forte em 20 anos, mas não foi tão sério assim. Magnitude 5 só consegue rachar construções bem velhas, que só mostraram um caso, e dá uma balançada. Em Montréal, que fica mais perto de Ottawa, muita gente nem percebeu e outros acharam que havia sido um caminhão que passara (eu já disse que eu adoro o pretérito mais que perfeito, não?). Aqui em Québec, que fica bem mais longe, só era suficiente para derrubar uma caneta equilibrada em pé.
Aí vai um link de uma das matérias no Canoe.

E esses são alguns vídeos de Ottawa.



















Mas, para agregar algum valor aos futuros québécois, já que existem postagens bem mais interessantes sobre esse earthquake/tremblement de terre/tremor de terra como o do Carlos Last que mora em Ottawa, achei essa também esse vídeo. Não é lá muito papo cabeça, mas achei um bom exemplo de sotaque de francês québécois. É mais ou menos isso aí que vocês vão ter que decodificar nas ruas quando forem pedir informações, podendo ser um tanto melhor, mas também podendo ser pior. Perceba que ela usa palavras do inglês como shaky/oscilante e cool/legal. Isso é mais forte em Montréal, mas tem aqui também em Québec.




2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. pullltisgrila... Ou eu sou uma juma (jumenta mesmo) ou joguei dinheiro no lixo com as minhas recém completadas 150 horas de francês...
    Não entendi nada, nada nada...
    Fala sério que vai ser isso aí que nos aguarda?! :(

    ResponderExcluir