quinta-feira, 24 de junho de 2010

Vitória do Québec!! Campeão da copa do mundo de 2010!!!

Essa agora foi braba, né? Nem o Canadá tem seleção de futebol para jogar na copa, quanto mais a província do Québec. Apesar da associação digna de um baseado de maconha mofada, existe sim uma ligação forte entre os dois assuntos que se chama patriotismo.
Do lado de baixo da linha do Equador, o brasileiro faz a sua festa e se veste de verde e amarelo por causa da copa do mundo. Os brasileiros daqui também seguem a mesma tradição, salvo algumas exceções nas quais eu me incluo. Levei até um puxão de orelhas da minha mãe por isso. Não me levem a mal. Nada contra!
Já do lado de cima da linha do Equador, a folia lá fora está literalmente do barulho em plena meia noite. O camera foi até a esquina só para levar até vocês a dimensão da comemoração digna de final de copa do mundo.





Fora a multidão barulhenta caminhando na Grande Allée em direção ao Plaines d'Abraham, os carros buzinando e o helicóptero, a festa lá está bonne en maudit/boa pra caramba! Infelizmente, não vão ter cobertura no local por causa das restrições familiares. Estou acompanhando pela televisão e a festa vai até o dia nascer. Tem uma maré azul feita de bandeiras do Québec e muitos vestem a bandeira como capa amarrada no pescoço. Tem gente com rosto pintado, carros enfeitados, etc. Realmente lembra muito final de copa, inclusive com as barulhentas vuvuzelas.
Agora vamos ao âmago da questão. E depois que se passa a copa do mundo? Quando é que o brasileiro veste a bandeira verde e amarela e diz com orgunho para todo mundo ouvir: eu sou brasileiro! Ainda tinha as vitórias do Airton Senna e do Guga, mas nem isso mais. Só é legal ser brasileiro quando o esporte vai bem? Eu sempre tive o espírito patriota, talvez adquirido da educação da escola onde cantávamos o hino e hastiávamos a bandeira, porém nunca fui muito chegado ao futebol. Isso era paradoxal para mim durante as copas e ainda acho incômodo que as bandeiras brasileiras sempre sumam depois das copas.
 Além das várias bandeiras vermelho e branco do Canadá, tem muito mais bandeiras do Québec por aqui. Tem uma praça aqui que tem 10 mastros com a bandeira azul e branca. Mas não estou falando apenas de bandeiras. Essa folia toda festeja o orgulho de ser Québécois, mesmo sem ter nenhuma vitória de esporte a ser comemorada. E esse orgulho ganha um significado ainda mais forte se levarmos em conta toda a história de opressão dos franceses que acabaram sendo subjulgados pelos ingleses e a ainda presente opressão cultural e linguística da nossa ilha em um mar anglófono do resto do Canadá e dos EUA.
Por isso, no dia 24 de junho, dia de Saint Jean, comemora-se a festa da nação Québécoise que cohabita o pais junto da nação de decendentes de ingleses. É por essa razão que se chama fête nationale/festa nacional e capitale nationale/capital nacional em contraste ao Canada day/dia do Canadá (1 de julho) e à capital federal que é Ottawa.
Por isso digo que estão (ou estamos) comemorando a vitória do Québec hoje, que não cai no esquecimento e o próximo ano sempre reserva outra vitória.

4 comentários:

  1. Alexei,

    faço das suas, as nossas palavras quando se trata de patriotismo...Para variar, um excelente post..

    Gianni e Aliny

    ResponderExcluir
  2. Uma lição importantíssima que o brasileiro deveria copiar.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  3. Olá Alexei,

    tb sou um futuro imigrante acompanho seu blog ha algum tempo mas nunca comentei nada. gosto muito de seus posts, todos muito interessantes e pertinentes. em especifico em relação a este tenho a mesmissima opiniao. acho simplesmente uma hiprocresia descarada esse pseudo-patriotismo em época de copa ... bandeiras nas ruas, vuvuzelas ensurdecedoras e o orgulho no peito em ser brasileiro ... e o resto do ano ?? e a mobilização dos "brasileiros" para soltar a garganta pelo que realmente importa ??. é facil reclamar do governo quando a atitude para qualquer mudança nao vem do povo. bom, desculpe o pequeno desabafo, mas acredito que é condizente ...hehehe !!!

    um grande abraço

    Sucesso

    ResponderExcluir