sexta-feira, 2 de julho de 2010

Canada Day


Aqui em Québec, a cidade estava cheia de bandeiras e o povo passou o dia nas ruas por causa do Canada Day.
Agora vamos colocar os pingos nos Is, já que pela revisão ortográfica, não existe mais tremas nos Us. As bandeiras são as da fête nationale/festa nacional do Québec, que ainda estão lá desde o dia 24 de junho, inclusive no nosso balcon/varanda. Bandeiras do Canadá, salvo onde teve uma tímida celebração oficial, só as que já existiam mesmo.
Quanto ao povo nas ruas, na verdade não estavam comemorando o Canada Day que, propositalmente escrevi somente em inglês. Aqui no Québec, o Canada Day é mais o dia de se mudar. Este artigo da Wikipedia o chama de Fête du déménagement/Festa da mudança.
Vamos começar do começo para explicar o fenômeno. O Canadá é um país com duas nações, fato este que foi oficializado há poucos anos. É bem fácil nomear a nação québécoise, descendente de franceses. Porém, é difícil de denominar o resto. Canadá menos Québec? Aí vocês dizem: anglófonos! E o lado anglófono de Montréal? Um pouco por isso, outra parte por questões separatistas mesmo, Canadá (que estou escrevendo cada vez mais esquecendo o acento. Se não fosse a revisão!) também significa a outra nação que habita o pais junto da nação québécoise.
Ponto número dois: Os franceses colonizaram primeiro a América não-hispanica e depois foram subjulgados pelos ingleses. Somado a isso, até décadas atrás, existia uma opressão destes e os québécois mais velhos que viveram estes tempos ainda remoem este rancor.
Conclusão: Que sentido faz comemorar o dia da rainha da Inglaterra? Melhor batizá-lo de dia dos patriotas. Por falar nela, a Elisabeth II está visitando algumas provincias do Canadá como já o fez outras vezes, mas não pisa no Québec, claro! A popularidade dela aqui não é das mais altas.
Pois bem, a concetração de contratos começando justamente nesse dia é uma conveniência de uma data chave, por ser dia primeiro, com o fato de ser no verão, ou seja, férias. Mas, também é uma forma de protesto, manifestado através da indiferença, por ter bem mais significado para a outra nação. Inclusive, vossa majestade, que curiosamente ainda é rainha do Canadá também (quack!!! Também da Austrália, Nova Zelandia, Jamaica e uma pancada de outros países) estava lá na festa em Ottawa. Lá sim, teve festa como a fête nationale/festa nacional daqui. Viu? Fica bem mais como cara de uma festa para cada nação que a festa do país todo.
Voltando ao que aconteceu. Teve um desfile militar e uns brinquedos infláveis no parque, mas até a chuva apareceu para minimizar o evento. Sim! São Pedro também é souveranist/separatista. Vive la pluie libre! (nota do tradutor: Esse chato faz a brincadeira e eu que me arrebento para explicar em poucas palavras. "Viva o Québec livre" é o slogan dos separatistas por causa da frase dita em 1967 por Charles de Gaulle, que era o presidente da França). Vale ressaltar que, apesar de às vezes parecer, eu não sou separatista!
Por outro lado, o começo da ave. Bevédère tinha congestionamento de caminhonetes, reboques e furgões. Uma loucura o dia todo! Eu também fui participar de uma mudança, mas foi leve porque os nossos amigos já pegaram um apartamento com a parte pesada toda resolvida. É! Pegar no pesado! Aqui, cerca de 70% das mudanças são feitas pelas proprias pessoas, sem contratar empresas. Apenas alugam os veículos, quando não conseguem emprestado. Faz parte da filosofia do faça você mesmo. Estou devendo falar sobre esse assunto.
Por isso, se quiserem saber como foi o Canada Day, infelizmente terão que procurar o blog de alguém que more no "Canadá", porque aqui o que se via mesmo era a fête du déménagement e muita gente pegando no pesado!

4 comentários:

  1. Muito legal saber um pouco desse outro lado da festa na província anglófana. Pessoalmente eu não sabia muito.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  2. César: Caramba! Estás lendo enquanto escrevo? Mal publiquei e já colocaste um comentário! :)

    ResponderExcluir
  3. Pois é ... eu participei ontem da festa da mudança ... 3 amigos se mudaram ontem e lá estava eu carregando essas lavadoras levinhas deles ... :)

    ResponderExcluir
  4. Por essas e outras que eu não tenho muita simpatia pelo Québec.

    Québec é Canadá e pronto, os quebecois decidiram no plebiscito.

    Live with it!

    ResponderExcluir