quarta-feira, 7 de julho de 2010

De sem a cem


Há 15 meses atrás, modestamente começamos o nosso bloguinho. Muito sem graça, eu diria, já que normalmente começamos sem muito o que repassar para quem lê. À medida que passamos pelas fases do processo de imigração e coletamos informações não só sobre esse, começamos a sentir a necessidade de repassar essas informações para os outros.
Pois bem, esta é a centésima postagem desse blog. Sim! Demorou a chegar nesse patamar, eu sei. Mas muito pela forma com a qual eu trabalho o conteúdo. Muitos blogs tem postagens bem curtas e eu vou contra a natureza dos blogs. Eu falo muito, logo, escrevo muito! Também, por ser perfeccionista, acabo exagerando o custo da sua produção. Para uma postagem simples e "rápida" como essa, faço um planejamento de um minuto, escrevo, reviso o conteúdo e depois a forma, escolho uma imagem e pronto! Está no ar. Mas tem postagens bem "caras". Essas começam pelo meu hábito de andar sempre com a máquina fotográfica, tirando foto de tudo que é curioso. Estes casos demandam primeiramente uma pesquisa, um planejamento mais minuncioso, seleção de fotos, inclusão dos rótulos, transferencia para o site do Picasa, seleção de vídeos, edição desses (em poucos casos), transferência para o Youtube, que demora uma eternidade, escrita, revisão do conteúdo, revisão da forma, revisão dos termos em outros idiomas, adição de links, inclusão das fotos do Picasa, inclusão do(s) vídeo(s) do Youtube e dormir uma hora da madrugada para acordar às 05h45 do outro dia como o que está acontecendo exatamente agora.
O resultado desse trabalho pode ser medido em um total de 10.624 visitas e 20.109 page views/visões de páginas desde quando começei a medir, em julho de 2009, coincidentemente há um ano atrás. Só no mês passado, foram 1.655 visitas e 2.957 page views e todo mês esse número aumenta, à exceção de fevereiro de 2010 porque foi o mês seguinte à minha chegada aqui e isso causou um pico atípico (a repetição foi acidental, mas deixei de propósito!).
E qual a receita para ter esse nível de difusão? Simples! Eu também sou leitor de blogs de imigração do Canadá. E enquanto eu ainda estava no Brasil, eu tinha muita curiosidade de saber como era a vida aqui. E nem tudo era dito nos blogs. Por isso, desde o começo o blog nasceu com o foco no leitor e não no escritor. Nem todo mundo pode visitar o Canadá antes de imigrar, e mesmo assim, morar é bem diferente de passar uns dias. Por isso, procuro passar da melhor forma que posso a experiência de viver aqui, desde os assuntos mais frequentemente abordados aos detalhes mais desconhecidos. Assim, o leitor pode através dessa visão ter um sentimento mais próximo para embasar e antecipar essa decisão tão séria que é imigrar.
Penso que a satisfação não é somente minha. Por isso, enquanto puder, vou continuar escrevendo as páginas desse livro da saga de uma família de retirantes cearenses, comedores de rapadura, rumo à terra onde a Cana dá.
Obrigado, por estar aí do outro lado, caro leitor. Quando chegar em 200 eu aviso!

10 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Alexei,

    Parabenizo de verdade a você sobre o seu blog, estou no processo desde setembro/2009, já estou com o CSQ e acompanho váaaarios blogs (perdi a conta, eu uso o Google Reader... devem ter uns 40 ou 50...) e considero o seu o top-top quando o assunto é conteúdo, como você disse, desde o início percebi que você tinha um foco no pobre leitor que está aqui do lado sul do equador louco para saber como são as coisas por aí... :)

    Bom.. Assim como você, sou comedor de rapadura com farinha e devo pisar aí em janeiro/2010(mas devo ir para Montreal, pois minha esposa é estilista e é lá que as vagas pra ela estão.

    Parabéns mais uma vez,
    Raphael de Monticello

    ResponderExcluir
  3. Corrigindo.. estarei aí em janeiro/2011
    :)

    ResponderExcluir
  4. Um bom dia e parabéns pra vocês! Não deve ser fácil chegar no 100º post e ainda ter muita motivação pra continuar passando as experiências para os outros. Eu e a DP estamos ainda começando o nosso processo e blog e esperamos um dia chegar ao 100º post e no Canadá como vocês!

    Abraços,
    EA
    http://vidaquebecois.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá! Gosto muito de ler o seu blog. Ele tem informações úteis, engraçadas e acima de tudo otimistas. Acredito que deve ser a sua maneira de ver a vida. Isso é bom!
    Também leio outros blogs e muitos me deixam mais em dúvida ou insegura do que esclarecida. Por isso favoritei vocês para poder vir aqui de vez em quando.
    Eu, meu marido e nosso filho de 6 anos também estamos indo para o Canada agora em julho (dia 17) Vamos para Vancouver.
    Moramos em Fortaleza, apesar de não sermos naturas daqui. Caso estivéssemos indo para Quebec poderíamos levar rapadura ou carne de sol para vocês poderem matar a saudade, rsrs...
    Obrigada pelas informações úteis,
    Um grande abraço,
    Lila

    ResponderExcluir
  6. e esta sua sua cara leitora quem agradece seu emprenho e ddicacao no blog. continue assim! eu tb comecei o meu sem ter muito o que dizer ... mas tenho certeza que quando chegar ao canada tereei muita coisa pra dividir com outras pessoas.
    beijos, paola

    ResponderExcluir
  7. empenho, desculpe. agora vi que um "r"sapeca entrou no meu comentario ...

    ResponderExcluir
  8. 100 posts é uma marca a ser comemorada. Ainda mais de um excelente blog como esse de vocês. Nem me lembro quantas vezes esse espaço me ajudou durante e após o processo de imigração. Com certeza se depender dos leitores assíduos como eu, chegará ao post número 1.000. Parabéns.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  9. Obrigado a todos pelos incentivos. Vamos nós com o blog de vocês também!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo Blog!
    Dá para perceber o grande capricho que você tem ao escrever.
    As informações aqui postadas são de grande utilidade para nós, já que também iremos em breve(se Deus permitir) imigrar para Quebec.
    Que você continue bastante inspirado e motivado a nos presentear com suas experiências e valiosíssimas informações....além da diversão garantida que é ler suas postagens(sempre com humor....rs).
    Um grande abraço de uma família também cearense...
    Paula e Ricardo

    ResponderExcluir