quarta-feira, 28 de julho de 2010

Despe$a$ men$ai$


Pergunta clássica: Quanto é que eu tenho que juntar para passar X meses sem renda aí? Resposta clássica: Não sei! Cada um tem uma despensa mensal diferente. Pronto! Fim da postagem. Espere ai, seu ignorante! Explique direito!
Era uma vez três porquinhos que imigraram para o Canadá. O primeiro alugou um studio de palha (único material  irreal) em Limoilou, o segundo alugou um 4½ de madeira e o terceiro alugou um 5½ en beton/de concreto em Montcalm (para saber o que são essas frações, consulte a postagem de perguntas mais frequentes). O aluguel é um componente de peso na planilha de orçamento mensal. Aqui em Québec, cujo custo de habitação é baixo, este começa em uns 400$ para um apartamento grande onde, em geral solteiros dividem o aluguel, cada um com um quarto em regime de co-locação (percebam o hífen). Também existe a possibilidade de alugar um quarto de casas grandes, cujos proprietários querem ter alguma receita. A vantagem desse esquema é que pode-se morar em bairros nobres, com boa localização e serviços. Um studio ou um 3½ pode custar a partir de uns 600$ em localização não muito nobre. Passamos a um valor de mettons/digamos 800$ para um 4½ em um bairro médio, normalmente de madeira (onde não podemos cavalgar por causa do vizinho de baixo), e chegamos ao valor de 1200$ para um apartamento desse século, que pode ser de concreto (aí sim! Podes usar até britadeira) em um bairro chicken, digo, chique. Como podem ver, uma variação de 200%. O que eu sempre recomendo é dar um passeio pelos sites de imóveis que têm fotos para criar um referencial de relação entre os vários aspectos como custo, localização, idade, tamanho, etc. Ufa! Esse parágrafo foi grande!
A água, pelo que saiba, está sempre embutida no aluguel. O aquecimento pode ou não estar embutido, que tem vantagens e desvantagens. Aqui, usamos gás, logo, a fornalha é coletiva, logo, nada de ajustes! Se o proprietário disser que a temperatura ideal é 20 graus porque é ecológico (mentira! É porque sai mais barato!), vais ter que usar calça, camisa de manga comprida e meião ou comprar um aquecedor elétrico suplementar. Em compensação, o aquecedor elétrico, que pode ser ajustado até por compartimento, tem o custo separado que varia de acordo com as estações e altera o orçamento. Este custo depende do tamanho do imóvel e da temperatura. Já ouvi algo como 40$ no inverno, mas também 250$. Não tenho muita ideia desse custo.
Por falar em energia elétrica, a nossa fica em torno de 40$/mês para uma família de quatro pessoas em um apartamento 5½. O curioso é que é cobrado acumulado a cada uns 3 meses para minimizar o custo de leitura dos medidores.
Gastamos uns 900$ de supermercado. Vi alguém dar como referência 250$ por pessoa, que bate mais ou menos com o nosso caso, mas não é lá muito linear e precisa. Para quem tem filhos pequenos, uma garderie/creche subsidiada custa uns 150$/mês (nosso caso, com tudo incluso) e uma não subsidiada uns 550$ a 650$. No caso da escola da Lara, pagamos pelo tempo extra que ela fica lá, mas não pagamos almoço porque todos nós, como manda a cultura daqui, levamos almoço no sac à lunch/lancheira ou merendeira (no Ceará). Dá 150$.
Contratamos a Vidéotron para tv a cabo com o básico (que só tem porcaria), mais o plus (que melhora um pouquinho), mais um pacote de 20 canais de livre escolha (aí é que está o bom) e Internet a 7,5Mbps reais e confiáveis. Por ser um pacote, tem descontos e sai a 90$/mês.
 Quanto à telefonia, optamos por um plano da Rogers com 200 minutos compartilhados entre os dois celulares e com ligação gratuita entre eles. Bina e caixa postal são opcionais e existem pacotes destes. No final das contas (com o perdão do trocadilho infame), pagamos também 90$/mês, mas já tinhamos os aparelhos. Tem gente que prefere o telefone fixo, como outros que fazem o plano de dados para usar o IPhone na rua. Daí o custo varia, mas vocês podem pesquisar via Internet e não é uma conta tão pesada.
Transporte? Andar a pé ou de bicicleta só gasta feijão! Se for andar de ônibus, aqui o bilhete custa 2,50$ mas podemos pegar um bilhete de transferencia para não pagar durante um mesmo deslocamento, mas tem regras para não ser usado para a volta. Se for usar frequentemente, vale a pena carregar o cartão de proximidade. Aqui a carga custa 74$/mês. Queres um caro? Digo, carro? Então bote aí a essence/gasolina e o seguro. Gasto um tanque por mês de absurdos 40$ (gasolina pura e de qualidade a 1$ por litro), mas a cidade é pequena e o transito flui bem. O seguro do nosso Kia Rio novo custa 75$/mês e tem desconto porque fizemos junto com o do apartamento, que custa 20$/mês. Você não vai querer pagar o prédio todo se pegar fogo a partir do seu apartamento, né?
Fora isso, tem que reservar dinheiro para as roupas. No caso dos homens, esse custo é zero. No das mulheres, uns 2000$/mês talvez não baste. Eita que agora eu perdi metade dos meus leitores! E também temos que reservar uma graninha para algum lazer, embora tenha até piscinas de graça aqui. Como todo mês aparecem gastos extra, eu costumo adicionar 10% como margem de folga.
A Mônica ainda não está trabalhando, mas estamos com um padrão de vida equivalente ao que tínhamos no Brasil, se contarmos os devidos ajustes de contexto cultural. Por exemplo, muitos apartamentos aqui só têm um banheiro e o nosso de mesmo tamanho no Brasil tem quatro (pra que isso tudo mesmo?). Também estou contando que tínhamos dois carros no Brasil, mas por obrigação. O segundo carro aqui para nós é totalmente dispensável e prefiro assim.
Agora vem o marketing da Mastercard: E a qualidade de vida e a nossa satisfação aqui não têm preço!

3 comentários:

  1. Alexei, mesmo sendo mulher vou continuar lendo seu blog....rs ("No das mulheres, uns 2000$/mês talvez não baste. Eita que agora eu perdi metade dos meus leitores!")
    Adorei o post!!
    Abraços,
    Pat

    ResponderExcluir
  2. Alexei,

    É mais ou menos o que eu tinha pesquisado, mas no meu caso é um pouco mais pois a familia tem 5 pessoas.
    Muito legal o post.

    Abraço,
    Felipe

    ResponderExcluir
  3. kkkk ... Aqui em casa somos 3 mulheres e o Flavio coitado!!! imagina ele sozinho pagando 2000$ em roupas, para cada uma kkk esta ele tem que ler...adorei o post e vou continuar lendo!!!

    ResponderExcluir