sexta-feira, 2 de julho de 2010

E a porta do Canadá se fecha mais


Eu peço desculpas pelo atraso nas postagem de notícias como a do terremoto e esta. Da próxima vez vou escrever algo curto mesmo para ser publicado no mesmo dia.
Bom, a novidade não foi nada boa para quem ainda vai começar o processo de imigração para vir morar aqui. O governo canadense fez outra mudança no processo federal e reduziu a já curta lista de 38 profissões admissíveis em vigor desde 27 de fevereiro de 2007 para somente 29 nos processos recebidos a partir de 26 de junho de 2010. Eis a página oficial e esse é um artigo com a explicação do ministro.
A única profissão da área de informática foi sumariamente extinta. Ela tinha uma grande fatia dos processos pela facilidade de se conseguir emprego e falta de regulamentação, que permite começar a trabalhar imediatamente sem burocracia. Isso pegou muita gente de surpresa e causou uma enorme frustração em quem se preparava para começar a materializar o sonho.
Alexei Nostradamus prevê o seguinte: a quantidade de processos do Québec vai aumentar e o percentual de pessoas que vai fazê-lo com intenção de ir para outras províncias também. Grande dedução, mestre! Ohh!! Agora já especulando bastante e sem nenhuma base, eu penso que o processo do Québec pode acabar mudando também para se adequar à essa nova realidade. Algumas ideias nebulosas que passaram pela minha cabeça: acabar com as entrevistas e exigir teste de proeficiência; aumentar o grau de exigência desse teste para não precisar gastar com a francisação. Esse ponto também favoreceria a redução da utilização desse processo como porta dos fundos para ir para outra província, já que os candidatos teriam que investir mais no francês. Outra coisa que poderia acontecer também é aderir ao modelo de lista fechada de profissões, a exemplo do processo federal. Em compensação, eu maneraria na queda abrupta de pontuação da idade após 35 anos.
Não se desesperem pelos meus devaneios agourentos, mas também não se confiem de que as portas vão sempre estar abertas porque, como podemos ver, os processos se adaptão às mudanças de cenário.

6 comentários:

  1. confesso que fecho contigo. a coisa tá descontrolada pro lado do québec e o federal fechou as portas pra muitos.profissões de gente que não tem como juntar dinheiro... como a soraia mesmo disse numa das várias palestras do québec: seu perfil está na lista? dê a entrada. não dá pra planejar pra muitos anos, pois a gente nunca sabe como a coisa estará!

    ResponderExcluir
  2. espero que não mudem no próximo outubro.
    Deus me livre!

    ResponderExcluir
  3. Nessa toada daqui a pouco essa porta vira uma fresta desse tamanhinho.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  4. Oi Alexei tudo bem?

    Esse seu post é antigo mas vou fazer duas perguntas:

    Depois de um ano (data do post) o que você viu em relação as mudanças no processo de Québec?

    Eu li em alguns blogs que uma mudança irá acontecer em 2012 no processo de Québec, você tem alguma novidade/notícia/informação sobre isso?

    E claro, seu blog e sua disposição em ajudar os futuros imigrantes é maravilhosa!

    ResponderExcluir
  5. Somebody: Nada de concreto por enquanto, apenas estudos e avaliações do governo. Porém, o processo federal quando muda é sem muita antecedência no aviso.

    ResponderExcluir