terça-feira, 3 de agosto de 2010

Curiosidades 3.0 16 soupapes (válvulas)

Colecionei mais um lote de curiosidades. Vamos a elas.
Aqui os nomes são muito malucos por causa dos imigrantes. Pra que nome para dar mais confusão que desses russos que vêm para cá, como Alexei? Mesmo sem contar com os imigrantes, os canadenses têm muitos homônimos (Nota do tradutor: Nome e sobrenome iguais!) e nome por telefone é sempre algo passivel de confusão e perda de tempo. Opa! Tempo? Tempo é dinheiro! Então, que tal usar outra informação para identificar os clientes de forma mais clara? Aqui, muitos estabelecimentos perguntam para saber quem é o cliente, o seu número do telefone. Na locadora, digitamos o telefone e a senha para pegar um filme.
Quando os motoristas são mais "civilizados" e conscientes do porquê de seguir regras (chamo isso de maturidade), os mecanismos de tráfego podem ser mais livres e todos podem se beneficiar de um transito mais fluido. Um exemplo interessante é que em alguns cruzamentos, vemos uma fila de uns 5 carros em uma faixa e nenhum na outra. É porque, embora possamos ficar parados nessa faixa, é mais eficiente PARA OS OUTROS motoristas quando essa faixa é usada para quem vai dobrar e o semáforo abre primeiro para esse sentido. O motorista que fez o favor dessa vez será beneficiado por outros depois e assim, pensando coletivamente, todo mundo ganha.
Por outro lado (literalmente, depois vocês vão entender porque), quando vamos abastecer o carro, no começo é uma confusão. A mangueira é bem curta e temos que saber qual é o lado certo do carro. Se parar do lado errado, tem que sair e voltar ao contrário. Só que fica carro virado para lá, outros para cá, tem gente que desce para pagar na loja de conveniência e o carro fica impedindo a passagem. Até entramos no ritmo é meio confuso.
A piada aqui é que as quatro estações são o inverno, o inverno, o inverno e a estação de obras de estrada. Os caras literalmente arrancam kilômetros de asfalto e reasfaltam novamente, com aquele tipo que é grosso como de estradas. Isso porque depois de um tempo de alternancia entre calor e frio, ele fica rachado. E repintam a sinalização das pistas da cidade toda, porque ela se apaga no inverno. Além disso, a galera troca o encanamento das ruas, que significa cavar beeeem fundo por alguns quarteirões. Hora também de tirar as infiltrações dos telhados e janelas. Ou você vai querer arriscar quebrar a janela a -25 graus no inverno?
Como aqui é muito tranquilo e existe respeito, é comum vermos mulheres dirijindo ônibus e tem muitas policiais. Também! Só o que tem de trabalho é multar motoristas infratores, e nem isso tem muito!
Capital do Canadá? Toronto! Não! Ottawa. Capital do Québec? Montréal! Não! Québec. Capital de British Columbia? Vancouver! Não! Victoria. Capital de Alberta? Calgary! Não! Edmonton! Capital de Saskatchewan? Saskatoon! Não! Regina. Capital de Ontario? Toronto! Até que enfim vocês acertaram uma!! Ninguém aí sabe nada de geografia do Canadá?!?! Poxa!!! Eu também não sabia! Parece que eles procuram fazer com que a capital não seja a maior cidade para descentralizar.
E encontrei a solução para os papoucos dos choques de eletricidade estática. Eles acontecem porque nos aproximamos lentamente e criamos proximidade em uma pequena área. E como se evita? Toda vez que saio do carro, dou um tapa de mão cheia na lataria atrás da porta. Te garanto que levando choques todo dia, agente começa a se lembrar antes de sair do carro. Resolveu mesmo! Só tem um problema: Não é muito delicado usar esse método com pessoas e é comum quando as crianças descem do escorregador. POC!!
Não compre do produto que eu vendo! É mais ou menos o que a HydroQuébec diz nas propagandas. Ela faz de tudo para que gastemos pouca energia, dá dicas e até diz explicitamente para baixarmos a temperatura da casa! Ué? Apagão? Não! Então porque diachos ela diz para os consumidores para não comprarem do produto que paga o leite das crianças? Than!!! Porque ela vende a energia por um preço mais caro para a galera de baixo, os estadunidenses! Ahhh!!! Agora fez sentido!
Eu nunca pensei que a comunicação gestual fosse ao mesmo tempo universal e regional. Um dedo médio estendido é algo que a grande maioria das culturas reconheçe como... bem... vocês sabem! Mas o que é o indicador e o polegar formando um ângulo reto (aquele de 90 graus!) em formato de L no meio da testa? L de looser/perdedor. Na América do Norte, sobretudo os sobrinhos do tio Sam que querem ser sempre os melhores em tudo, chamar alguém de perdedor é uma ofensa grave! E esfregar o indicador no polegar para falar de dinheiro? Será que vão entender ou não? Sim, entendem. Mas ao menos aqui é pouco usado. E quando você pergunta algo a alguém e este está ocupado? O que ele faz de gesto? Não é o do dedo médio! Mas ele mostra o indicador que no Brasil agora está associado a pedir uma Antártica. Aqui significa "aguarde um minutinho, por favor". A mão aberta como quem diz pare, que é o mais usado no Brasil, me parece ser pouco cordial.
E o décimo quarto andar fica a quantos andares do chão? Depende! Tem prédios que começam a contagem pelo rez-de-chaussée/térreo, mas outros consideram o térreo como sendo o primeiro andar. E, supersticiosamente, alguns prédios não têm o famoso décimo terceiro andar. Nos botões, do 12 pula para o 14 como se na prática este não fosse o décimo terceiro. Ai, ai, ai...
E é legal ver o aviso dessa foto que diz que um aparelho celular foi perdido pelo quarteirão. Quem souber quem é o dono, ligue para o telefone tal para que seja devolvido. Como diz a Lara: É tão cute! Tão mignon! (bonitinho nos dois idiomas).

Um comentário:

  1. Nos ajude a construir um blog de todos!
    Por favor não encare esta mensagem como spam, sou leitor do seu blog e pensei em te convidar para conhecer o meu.

    Bom dia! Meu nome é Antoani e faço parte da equipe do blog Link Premiado.

    Já a algum tempo acompanho seu blog e vejo seus posts, como contribuição importante a blogosfera brasileira.

    Lançamos a pouco o blog Link Premiado, um blog de todos e para todos e gostaríamos de convidá-lo para incluir seus excelentes artigos, no nosso blog (que esperamos que considere seu também).

    O Link Premiado é um blog colaborativo que têm como objetivo primordial o sucesso do blogueiro brasileiro, somos todos iguais independente do nosso Page Rank ou pageviews.

    Por favor nos dê a honra de publicar seus artigos no http://www.linkpremiado.com.br/ no menu “Envie seu Link” criamos a categoria “curiosidades” para que possa compartilhar sua valiosa experiência com outros blogueiros.
    Suas sugestões e dicas serão muito bem vindas também.

    Oferecemos prêmios, dentre eles R$ 500,00 para o post mais votado.

    Sua contribuição é muito importante para nós.

    Atenciosamente.

    Antoani/Equipe Link Premiado

    ResponderExcluir