segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Faça você mesmo!




Dizia um funcionário de um fornecedor da empresa na qual eu trabalhava, que sabemos quando estamos ficando velho quando o prazer dá trabalho e o trabalho dá prazer! A primeira parte pode até ser, mas eu discordo da segunda parte. O ser humano precisa se sentir útil e o trabalho pode fazer essa função. Se você já começou a ficar cansado só em ouvir a palavra trabalho, pode parar a leitura e se deitar, porque aqui no Canadá trabalha-se em todos os sentidos.
A mão de obra aqui é cara. O salário mínimo para 40 horas semanais fica em torno de uns 1600$/mês. É bom para quem recebe, mas é ruim para quem paga! Daí, como vocês já sabem, não tem essa de empregada e mesmo para fazer faxina é caro e só fazem o basicão do basicão!
Ainda está aí? Ainda quer vir para cá? Pois bem, vamos ao outro lado da moeda. Quando eu morava no Brasil, eu ficava incomodado quando eu chegava todo satisfeito contando que eu mesmo tinha feito a instalação de todas as luminárias de teto do apartamento novo, então chegava alguém e detonava: -Putz cara! Deixa de ser pão duro! Isso tudo é para não pagar 50 contos a um eletricista?!?! Ai que ódio! -Não! Eu fiz isso porque EU GOSTO! Mas não adianta. Algumas coisas são quase impossíveis de serem explicadas no Brasil porque existe uma cultura de que fazer certo tipos de trabalhos é algo degradante, humilhante, coisa de pobre, pão durice, etc.
Para explicar o meu ponto de vista, vou me valer de uns exemplos. Porque é que alguns garotões quando acabam de tirar a carteira de motorista lavam o carro até várias vezes por semana? Não dá trabalho? O carro nem está sujo para valer a pena, mas o fazem. Porque é que algumas mulheres passam horas fazendo crochet ao invés de comprarem a peça pronta? É porque é um trabalho que dá prazer! É um hobby!
Aqui no Canadá, a macenaria é tanto um hobby quanto uma arte! Um colega de trabalho estava conversando com o meu chefe sobre o piso de madeira da varanda que estava envergado por causa de sol e chuva. É impressionante! Os outros entraram na conversa e parecia que eu estava em uma carpintaria e não em uma empresa de desenvolvimento de software. Os caras compram furadeiras de 400$, fora outras máquinas elétricas e trocentas ferramentas. Outro colega disse que entre um emprego e outro de desenvolvedor de software, ele ganhava dinheiro fazendo móveis. A tia dele o havia chamado para fazer a escadaria da casa dela no verão e ele ia dar essa ajuda. Como a Manuela conta nessa postagem do blog dela, o próprio dono da casa de 800.000$ é quem estava pintando os móveis desta, e também não tem empregados.
Eu sou neto de carpinteiro, mas ainda não estou nesse nível. Porém, algo bastante comum aqui é montar os próprios móveis em casa. Até as cadeiras da sala de jantar vieram desmontadas. A notícia boa é que esses móveis são bem fáceis e práticos de montar. A galera que faz as compras na Ikea então, esses é que brincam muito mesmo.
O Davi megawatt quebrou o interruptor? Não tem problema! Minto! Na verdade fiquei P. da vida porque além disso, ele ficava ligando todas as luzes de dia e apagando-as de noite! DAVIIIIIII! Mas uma passadinha no Canadian Tire para comprar um interruptor novo de 1 ou 2 dólares e pronto! Parada resolvida. Uma amiga me disse que foi a uma empresa de lavagem de carros e para a supresa dela, o que se pagava era para ter a infraestrutura da lavagem, mas quem lava o carro é o dono! Não tem ninguém trabalhando lá! Como vocês já leram na postagem sobre o dia da mudança,o mais comum é alugarem o caminhão e botar a família e os amigos para fazerem força. Grande amigo, hein! Ahh! Ocasionalmente pode ter uma instalaçãozinha da lavadora (água quente e fria de entrada e de saída), da secadora (tubão de saída de ar quente) e outros. Esse tubão da foto ainda não estava no lugar definitivo, viu?

Agora foi que percebi que esta postagem acaba reforçando a anterior quando disse que aqui se paga um preço para ter a qualidade de vida. Todo mundo quer ganhar um bom salário, mas ninguém quer pagar um bom salário! Tudo bem, mas não querem pagar o salário de quem faria o serviço e nem querer fazer esse serviço, aí complica! Todo mundo quer ir para o céu, mas ninguém quer morrer!
Mas aí é onde reside a chave da boa imigração! Não se incomodar com a parte ruim e adorar a parte boa! Por isso que digo que nasci para cá. Desde o Brasil eu adoro andar a pé e de bicicleta, aqui não acho ruim andar de ônibus, acho divertido montar os móveis e fazer consertos domésticos, gostei bastante do inverno, etc.
Antes que a Mônica me dedure: Sim. É verdade! Não gosto de lavar a louça e limpar o chão, mas aguardem que vou contar aqui como vamos resolver esses dois problemas com a oportuna praticidade canadense! Não "perdam"!

8 comentários:

  1. É bem isso mesmo. Todo mundo bota a mão na massa. Como sempre um excelente post. (e obrigado pela citação ao meu :o))

    ResponderExcluir
  2. Olá! Adorei o post!! Acho que vou falar pra meu marido ler! Ele não é nada prático nestas coisas de casa!! E eu que tenho um pai que sempre fez de tudo, desde consertar chuveiros a arrumar cabos de panelas! Nada é perfeito... No início do casamento era complicado, mas agora, depois de 20 anos, eu já me acostumei (nem tanto...). Mas como estamos querendo nos mudar praí, é bom ele fazer um "cursinho" com o sogro, senão, a conta vai ficar alta demais!! Rsrs!! Valeu pelas dicas!! Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Gostaria de dizer que sou uma frequentadora assídua do blog e gosto muito do que você escreve. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Oi Alexei!
    Graças a Deus que meu maridão adora fazer ele mesmo tudo, mesmo aqui no Brasil. Instalar privada, porta, pintar a casa, fazer banco, arrumar cadeira que o montador deixou torta... é tudo com ele! Acho que não teremos problemas no Canadá....rss
    Fiquei curiosa para saber sobre como resolveram os dois "problemas" rs
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Meu amigo Alexei. Se alguém quer vir pro Canadá, o jeito é se preparar pra virar um pau pra toda obra. Do contrário, pode esquecer.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  6. Alexei, você sabe se existem cursos de carpinteiro e eletricista?

    Não me importo em ter que fazer essas coisas, o problema é que nunca fiz.

    ResponderExcluir
  7. Manuela: O exemplo do teu blog era bem marcante. Não podia deixar de usá-lo.
    Bia: Xii!! É bom ele ir começando mesmo!
    Lídia: Obrigado.
    Pat: Este está bem encaminhado para essa parte. Eu estava esperando algumas coisas para escrever o post, agora é só arranjar tempo!
    César: E a vida segue... agora no Canadá! Welcome!
    Anônimo: Cursos, tem. Só não tenho detalhes.

    ResponderExcluir
  8. Tô doida pra ler esse novo post e saber como é que você se safa dessa. kkkkkkkkkkk

    bjim

    ResponderExcluir