terça-feira, 17 de agosto de 2010

Vamos a la playa?

Por falar em plage/praia, queria pedir desculpas ao amigo Idevan que nos convidou para conhecer essas duas praias daqui por ter feito essa postagem justamente depois dele ter feito a dele. Mas não foi plágio! Já estava na programação! Ele é gente boa, acho que não vai se importar. (Nota do revisor: Pô cara! Tu bota plage lá no começo e plágio lá na baixa da égua! Tem gente que não vai perceber o trocadilho!)
Praia, sim! Qual é o problema? Tem até surf! Bom, kite surf e wind surf, mas tem surf no nome! De fato, só não tem onda mesmo, mas de resto tem tudo e mais um pouquinho, inclusive sol e calor.




Vamos começar pelo litoral oeste...opa! Litoral não! Aí já é demais! Lá no final da cidade, quase em Cape Rouge, fica a Plage Jacques Cartier. O parque tem muitas árvores, que é muito agradável para fazer um almoço nas mesas de piquenique na sombra. A vista é encantadora! A natureza ainda preservada forma uma paisagem bem acolhedora. Uma constante por aqui é a infraestrutura dos locais públicos. Para onde vamos sempre tem no mínimo banheiros bem cuidados e bebedouro com água gelada. Agora só levamos a garrafa por questão de praticidade, mas sai de casa vazia. Muitos parques têm as mesas de piquenique. Outra constante daqui é a preocupação com acidentes. Onde tem banho público, tem sempre um ou até mesmo dois salva vidas, mesmo que seja uma piscina. Isso mesmo! Uma piscina nem tão grande e dois salva vidas olhando a galera! Só que dessa vez, o cara que entrou substituindo o outro era meio paranóico. Ele veio falar com agente, que sempre acontece por causa do Davi, mas dessa vez para dizer para todos que ninguém podia entrar na água além da altura do joelho. Assim é pra lavar os pés e não tomar banho!
Tem umas pedras e uma ilhota interessante para a meninada explorar e tudo é totalmente de graça. Em compensação, pode faltar vaga no estacionamento se chegar mais tarde.




No outro lado, mais perto do Centro, fica a Baie de Beauport! Diferente da outra praia, esta é mais badalada. Tinha muita gente se bronzeando na areia e tem mais infraestrutura. Tem até um salão de eventos! O playground é imenso e cheio de brinquedos bem interessantes, que não tem na outra. Até estranhei porque aqui é regra. Tem quadra de voley de praia (se chama quadra, mesmo sendo só de areia?) e muita gente vai para fazer esportes náuticos. Uma atração que os baixinhos da titia Xuxa adoram são as fontes que jorram água com intensidade e duração variadas. As crianças adoram o fato de levarem sustos quando a água sai de surpresa. Alguns parques daqui também tem isso.
A vista é também é magnífica. Podemos ver, seguindo o rio, a Île d'Orleans, que descrevi nessa postagem, e sua ponte. Ao contrário da outra praia, esta tem estacionamento de sobra, porém é pago: 8$ no final de semana, mas também é só isso que se paga. A não ser que vá colocar seu iate, veleiro, barco, caiaque ou tronco de árvore na água, mas não é o meu caso.
Tem também outras praias como uma de lagoa que fomos, mas não estava quente o suficiente para tomar banho, embora tivesse que tirar o Davi da água à força porque já estava roxo! E devem ter outras mais. Ou seja, existem boas opções para se refrescar do calor do verão e lazer para gastar as pilhas da molecada. De quebra, podemos até pegar aquele broze maneiro para tirar o aspecto de urso polar do inverno! Mas usem protetor solar porque aqui fica mais perto do buraco da camada do Osório!!!


















4 comentários:

  1. Olá,
    Estou fazendo uma matéria sobre imigração para o Canadá para o Diário do Nordeste, em Fortaleza. Falei com uma pessoa do escritório de Quebec em São Paulo que vem fazer duas palestras aqui em breve, mas gostaria muito de contar com uma fonte não oficial que pudesse falar sobre essa vivência.
    Vi a dica para seu blog no Depois da Curva - Canadá. Poderia me dar um retorno o quanto antes se aceita dar entrevista por e-mail? Por favor, responda com cópia para economia@diariodonordeste.com.br.

    ResponderExcluir
  2. Fala Alexei, que desculpas que nada... o seu blog é pra um público imenso, o meu é doméstico. E coisa boa, precisa mesmo é ser divulgada...

    Aquele Abraço!

    ResponderExcluir
  3. oi Alexei... Tudo em cima?
    Agora ficou legal...

    Massa o lance da praia!

    ResponderExcluir
  4. mto bacana o post alexei! Sempre acompanho teu blog mas nunca havia comentado!

    Parbens e continua postando coisas bacanas dai..

    ResponderExcluir