terça-feira, 21 de setembro de 2010

Robôs dos Jetsons, parte III


Vou responder às peguntas da Patitando e aproveitar para repassar a opinião do ex-conterraneo KK para equilibrar a avaliação do robô tampinha descrito na parte II dessa série.

Esse robozinho é redondo, então como vocês fazem com os cantos dos cômodos?
O Roomba, que aspira tem uma escova mais saliente que diz a propaganda que escova os cantos também, mas o relato do KK faz com que isso seja irrelevante. Guentaí que conto já. Já o Scooba não tem isso e, de fato, não dá para limpar os cantos. Porém, existem dois fatores atenuantes: O primeiro é o fator probabilístico. Seja p(x) uma função de distribuição de probabilid... Epa! Acabou o mestrado! Xô!!! Bom, o que eu quero dizer é que normalmente a sujeira fica na imensa maioria da área que é o resto. Daí até juntar sujeira o suficiente nos cantos, leva um bom tempo e é mais prático depois desse tempo limpar esses cantos. Outra coisa é que eu fasto alguns móveis de forma alternada para que o Scooba limpe tudo. Uma vez ele limpa o quarto com a cama no lugar normal, outra vez eu a encosto na parede. Assim, só ficam praticamente os cantos do cômodo mesmo. E ele limpa por baixo de alguns móveis como o sofá.

Outra coisa, vocês acham que ele é eficaz também na cozinha onde pode ter mais gordura?
Apesar de usá-lo também na cozinha, eu não fiz experiência com gordura, mas ele vem com um líquido para diluir na água que faz até espuma. O problema é que ele só dura umas 10 aplicações. Alternativamente, o manual diz que podemos usar vinagre branco para complementar a limpeza e matar os germes. Não posso dizer o efeito disso porque o mestrado não foi na área de química. O que posso dizer é que os meus queridinhos filhos (oinc, oinc) todo dia deixam migalhas cair no chão e o Davi joga mais comida fora que dentro da boca. Quando voltamos para casa, o chão do cômodo do dia está limpo para andarmos descalços e para o Davi rolar no chão.
O modelo que eu tenho é o Scooba, que aspira, lava, esfrega e suga a água suja. O chão daqui é de madeira, a não ser a cozinha e o banheiro que são de cerâmica. Já no caso do KK, o apartamento dele era (ou a casa dele é) todo(a) acarpetado(a). Esqueci de perguntar como era esse carpete, mais baixo ou mais alto. E o modelo que ele comprou foi o Roomba, que só aspira, mas provavelmente com mais potência que o meu. Porém, ele disse que o bichinho aspirava a sujeira, mas a deixava cair mais à frente. Ele fez uns testes com papel picado e viu que não resolvia. Depois da limpeza, teria que fazer de qualquer forma uma limpeza complementar. E segundo ele, nem são tão exigentes com limpeza como se poderia pensar.
O outro relato que ouvi do Roomba foi positivo, sem nenhuma reclamação. Faltou saber do Carlos Germano a opinião dele, que parece que também não foi boa.
Pronto! Acho que agora ficou devidamente desesclarecido! Onde houver fé, que eu leve a dúvida! Qualquer coisa, faça como o KK: teste e se não gostar, vá à loja e devolva. É uma boa vantagem do consumidor canadense e nem precisamos dizer o porquê!

3 comentários:

  1. Eu ia comprar um Roomba agora me decidi pelo Scooba!

    ResponderExcluir
  2. Oi Alexei, muitíssimo obrigada por todas as respostas. Acabamos de comprar um scooba na amazon.ca. Aproveitamos uma promoção e compramos mais um vidro de clorox junto. Agora é esperar chegar e testar o bichinho!

    Valeu mesmo...
    Abraço,
    Pati

    ResponderExcluir
  3. Só um detalhe... existem vários modelos de Roomba. Que variam muito de preço. A minha era mais baratinha... e preguiçosa!

    ResponderExcluir