terça-feira, 28 de dezembro de 2010

O que é o natal?




Desde adolescente eu me incomodava com a imagem que se faz do natal. Por que colocam algodão em um pinheiro de plástico para se passar por neve em plenos 34° graus no meio da caaringa nordestina? Como é que o gordo Papai Noel passa pela chaminé para deixar os pres...epa! O que é uma chaminé?!?! Tá! Eu sei o que é uma chaminé, mas chaminé em Fortaleza?!?! Já pararam para pensar o calor que os Papais Noéis sentem por usar uma roupa de frio em um lugar onde a temperatura mais baixa que registrei foi 24 graus, chovendo e de noite? Tem alguma coisa errada nessa história, aliás, várias.
Começando pelo fim: Isso é uma imagem de um natal de países frios, onde tem pinheiros, neve, chaminés, trenós e, dentre muitas outras coisas, onde as pessoas usam gorros de Papai Noel, acreditem, com a função de deixar a cabeça aquecida!! Encontrei algumas pelas ruas daqui.
Moramos em um desses países nos quais o pinheiro enfeitado e coberto de neve é de verdade e tudo mais passa a fazer sentido. Quase tudo. No Brasil desejamos feliz natal para todo mundo, mas derrepente, se eu fizer o mesmo ao meu colega de equipe que é indiano, posso estar o ofendendo pois ele provavelmente tem outra religião. Poderiamos convidar os nossos amigos ucranianos para a nossa festa de natal, mas como eles são católicos ortodoxos, comemoram o natal no dia 7 de janeiro. E o mais intrigante é que mesmo para muitos dos católicos apostólicos romanos como nós, natal é o dia do Papai Noel! Quanto a isso, tanto faz estar no Brasil ou no Canadá. Não se houve falar do nascimento de Jesus, mas Papai Noel, Pére Noël, Santa Claus ou Saint Nicolas está em todo lugar.
Pois bem, além dessas questões, natal para mim sempre foi sinônimo de reuniões de famílias. A do meu pai, por exemplo, é bem grande e sempre reúne muita gente. São gerações sob os olhares carinhosos da matriarca, minha querida avó. No natal passado eu já havia sido contratado por telefone e estava organizando tudo às pressas para vir para cá. Meu tio, habilidoso que é com as palavras, sempre faz um belo discurso. Mas este do natal passado só repercutiu seu eco um ano depois. Não sei se de propósito ou não, mas ele enfatizou ainda mais a questão da família presente, próxima, unida, vivendo o dia a dia, um do outro. Se por um lado o natal do menino Jesus simboliza o renascimento, e as nossas vidas renasceram depois daquele natal, por outro, o natal família ficou um pouco vazio. Se por um lado estamos no cenário perfeito do dito "espírito de natal", por outro lado, faltam os atores principais.
Mas mesmo com a distância física das grandes famílias, pois continuamos nos vendo e conversando via Skype, o sentimento de família continua forte. Isso porque, como muitos nos disseram que aconteceria, a nossa célula familiar de pai, mãe e filhos está mais unida e forte. Nos divertimos mais e juntos, não só adultos e só crianças. Somado a isso, tivemos uma noite bastante alegre e agradável em companhia de amigos brasileiros que, como nós, passam seu primeiro natal aqui. Criamos laços de verdadeira amizade com muita gente por aqui. Amizade solidária, inclusive. As dificuldades de um imigrantes são tantas que ajudamos a outros que muitas vezes nem sabemos quem são. Isso sim também é natal! Ajudar ao próximo sem esperar nada em troca e até sem nem saber que ele é nos permite experimentar o autruismo realmente sincero. Esse é um bom presente de natal sem cair no chavão do consumismo.
Para mostrar que o natal não está nos símbolos visíveis, mas como um sentimento dentro de cada um de nós e que se manifesta de formas diferentes, deixo aqui uma música que me tocou muito e que lembro até hoje. Estava sozinho há quase um mês e prestes a rever a família que estava vindo para cá, quando vi esta magnífica interpretação na abertura dos jogos de inverno de Vancouver, 2010. A letra dá margem a várias interpretações. Não passo nenhuma mas mesmo assim você vai criar a sua, mesmo se não entender nada da letra.

Feliz sentimento de natal.







2 comentários:

  1. Ai meu irmão, como é dificil o primeiro natal longe de voçês. Confesso que ainda não processei essa viagem e tenho uma enorme vontade de explodir esse lugar. O que me conforta é que voçês estão felizes é adaptados.
    Estamos às vesperas do ano novo e sem destino definido. E eu logo bradei, se o Alexei tivesse aqui tava tudo resolvido, iriamos para o apartamento da turma da Mônica e nos juntariamos com seus familiares e a festa estaria completa. Enfim, ano novo se aproxima e devemos nos adapatar as mudanças e ficarmos felizes quando as pessoas que amamos estão. Saudades grande de todos. Beijos Geisa

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente poucos se lembrar do real significado dessa data. Um feliz natal pra voce e toda sua familia meu amigo.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir