segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Palestra sobre adaptação cultural ao mercado de trabalho canadense


Finalmente, depois de mais de dois meses de trabalho de tradução e inserção de legendas, agora temos os valiosos vídeos do Lionel Laroche mais acessíveis aos brasileiros. Quem já tem um bom nível de inglês pode pensar que foi um trabalho em vão. Porém, quem tem um nível intermediário perdia conteúdo e principalmente quem vem para o Québec somente com francês ficava totalmente excluido.
E essa palestra é realmente muito importante. Diria até obrigatória e não só para quem vai procurar emprego, mas com certeza também para quem já está empregado. O Lionel explica as sutis e invisíveis diferenças de comportamento dos canadenses e dos imigrantes, baseado na própria experiência vivida por ele e por vários outros imigrantes que ele tem aconselhado através das agencias para as quais ele trabalha.
Além de advertir sobre as armadilhas que a nossa experiência anterior em uma cultura tão diferente nos coloca, a palestra é bem divertida, com boas piadas.
Gostaria de agradecer à ajuda voluntária e altruísta das pessoas que compraram essa nossa ideia de permitir que mais imigrantes brasileiros possam abrir os olhos através da experiência do Lionel. Foi um trabalho de transcrição, tradução e inserção de legendas que tomou muito tempo de quem já não tem tanta disponibilidade, e sem nada em troca senão a satisfação de estar ajudando aos outros nessa difícil caminhada de imigração. São eles: Carlos Luz Junior, Denise Marques Leitão e Grazi Siqueira.

Aproveitem a palestra: http://vimeo.com/album/1486530

11 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho! A iniciativa de vocês foi muito legal! Meu inglês é intermediário e eu tinha tentado assistir a palestra antes e não cosnegui pegar tudo. Agora vou assistir com as legendas, êba!

    Abçs,
    Lídia.

    ResponderExcluir
  2. Puxa! Ficou ótimo! Será de grande valia para quem está querendo ir para o Canadá! Assistiremos com muita atenção!

    Abçs,

    Bia Cardeal

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado a você Alexei. Excelente.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  4. Cara... merece um prêmio!
    Esse seu post vai pro meu top 5...
    PARABENS!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Alexei. Sensacional!

    Bruno Sandres

    ResponderExcluir
  6. Obrigada por ter compartilhado!!
    Muito bom! Vou postar também.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo trabalho, ficou muito bom. Eu e minha namorada acompanhamos o blog e agradecemos muito pelas informações, ajudas, orientações recomendações e tudo o mais que vocês disponibilizam.
    Porfavor não parem de postar, como vemos muitas pessoas abandonando seus blogs, o trabalho que tem com certeza está nos ajudando e acredito que a muitas outras pessoas.
    Mesmo faltando 1 ano e meio para iniciarmos o processo as postagens estão nos ajudando muito.

    Obrigado
    Mauricio de Andrade

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo trabalho e muito, muito obrigado. Vai ajudar não só os futuros imigrantes mas também nossa família e amigos que têm dificuldades para entender o que passamos por aqui.
    Grande abraço.
    Daniel

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post. Foi muito esclarecedor. Você já chegou empregado, mas concorda com o Laroche sobre o tempo de 6 a 12 anos para um imigrante alcançar posição similar na carreira à que tinha em seu país ? É um tanto desanimador. É isso que vc tem visto por aí entre os brasileiros?

    ResponderExcluir
  10. Anônimo: É complicado para eu responder porque conheço dois grupos: Um já deve ter alcançado esse ponto em menos de um ou dois anos, mas sou eu e os outros 8 brasileiros que trabalham ou trabalharam na mesma empresa que eu. Os demais estão há pouco tempo aqui e ainda não dá para dizer quanto tempo vai levar. Conheci pessoas que estão há muitos anos aqui, mas não sei da vida profissional delas para te responder. :(

    ResponderExcluir
  11. Essa é palestra é ótima. Realmente interessante para mim e meu marido que estamos em processo de ir pro Canadá.

    ResponderExcluir