segunda-feira, 14 de março de 2011

A neve é branca ou marrom?




Ahh neve! Quão romantica e poética é essa precipitação e acúmulo de cristais de gelo! Nos contos de fada, a mais bela de todas as mulheres tem a brancura da neve. No fim do ano, é ela que dá o clima natalino. Nos países onde não neva, usa-se alodão, tinta branca, isopor e outros artifícios para fazer de conta que ela está lá. De fato, ficamos encantados toda vez que neva durante o primeiro inverno e as crianças adoram.
Em países cujo inverno é, digamos, "normal", estar nevando significa estar fazendo mais frio. Aqui é o contrário. Como a temperatura fica bem mais abaixo de zero graus, quando está muito frio não neva. Em geral, mais frio que -20°C significa céu azul e solzão, embora este não esquente quase nada. Quando neva é sinal que a temperatura subiu para ao menos -10°C, mas que normalmente fica aproximadamente entre -5°C e +5°C. Ou seja: hora de andar sem precisar de cachecol, gorro e luvas. Se andarmos apressados ou subirmos ladeiras, temos até que abrir o casaco porque suamos! Por isso, acreditem que não é de sacanagem que quando alguém vê a neve e comenta que aqui deve estar muito frio, respondemos: Que nada! Agora está quente!
Diz o folclore da imigração canadense que bastam três invernos para o romance virar desgosto. Também faz parte desse folclore a velha estória da... bem, deixo vocês lerem a estória por vocês mesmos. Eu não simpatizo muito com ela, mas quem vem para cá acaba usando o termo. Aviso que o texto é bem carregado de palavrões, por isso não coloquei-o aqui.
Está perto de terminar o nosso segundo inverno e ainda não acho ruim como dizem. Claro que me incomodo com o tempo que perco tirando a neve de cima do carro, mas acho legal fazer isso. Também nunca tive que cavar para descobrir onde está o carro. Em geral, até agora tem funcionado simplesmente sair com o carro empurrando a neve. Quando atolou, sempre deu certo a técnica de ir para frente e para trás para fazer o caminho. Se tivermos uma casa, também pode ser que eu tenha que tirar a neve da calçada e do estacionamento se não quiser pagar o serviço que faz isso, ou por simples gosto. Dado o volume de neve que cai por essas bandas, uma souffleuse (à neige)/snow blower/"sopradora" de neve passa a ser mais interessante que cavar durante mais de uma hora. Haja costas!
Para dirigir, claro que é mais arriscado, principalmente quando a visibilidade fica reduzida. Mas não sou o único que acha divertido brincar de rallye e dominar as técnicas de direção na neve e no gelo.
Outra faceta da neve que só descobrimos quando chegamos aqui é que como os caminhões do déneigement/remoção de neve jogam terra para que os pneus deslisem menos, a neve fica marrom e tudo fica bem sujo, inclusive o interior dos carros. Também quando fica perto de zero graus, a neve derrete e fica tudo empoçado ou com sluch. Quando eu perguntei no trabalho o que era slush, eles me responderam: Quando um carro passar nela, vai fazer sluch e te molhar todo. Quase que isso aconteceu na semana passada. Escapei por causa do sexto sentido: O do frio! Tome um banho de chuva próximo de zero graus que você vai começar a prever esse tipo de coisas também!  Depois, essa água pode congelar e fazer as armadilhas de gelo extremamente escorregadias.
Dito isso, é bom que saibam que por traz da beleza da Branca de Neve, cada um dos sete anões tem uma opinião diferente sobre o assunto: O Atchim vai reclamar que vai pegar sinusite, o Soneca não vai querer sair da caminha quente, o Zangado vai encadear todos os palavrões québécois porque entrou neve na sua bota, o Feliz vai aproveitar e fazer snowboard e o Mestre vai dizer que é preciso saber ver o lado bom do inverno. O Dunga? Esse eu não sei por onde anda porque não acompanho futebol!

4 comentários:

  1. Olha só, está ficando "profissa", já tem até trilha sonora! :-)

    -- Marc

    ResponderExcluir
  2. Olha estou em pânico com tanta neve... E nào sei como vcs conseguem dirigir neste sabão todo, deve patinar p/ caramba!!!Como segurar o carro na pista???
    Gente que loucura como a gente se adapta a tudo...
    Abçsss,
    sagacanadense@blogger.com

    ResponderExcluir
  3. Fantástico,adorei o seu post!

    ResponderExcluir
  4. Olá Alexei,
    em primeiro lugar, parabéns pelo blog!As informações sao valiosas para quem ainda não chegou aí!
    Escrevo pra ti em busca de informações sobre aluguel de apê mobiliado para o 1 mês. Gostaria de saber se voce recomenda o lugar onde ficou, por exemplo,se ele estaria disponível, se sabe de algum outro apê mobiliado disponível para agosto... Estou procurando,mas tá difícil!
    Muito obrigada pela ajuda. Se puder, responde no almeida_priscila@yahoo.com.br

    ResponderExcluir