segunda-feira, 2 de abril de 2012

Turismo em Québec


De tempos em tempos, alguém vem para cá para conhecer a cidade e nos pergunta quais são os lugares mais interessantes. Resolvi fazer uma lista de sugestões com uma breve descrição para que a própria pessoa faça suas escolhas, de acordo com o gosto, a estação do ano e o clima mais apropriado (atividades internas e externas).

Vieux-Québec

Essa é obrigatória. É a parte mais antiga da cidade, que foi a primeira colônia da América do Norte não hispânica. É cercada por uma imensa muralha e conserva um ar antigo que lembra a Europa (apesar de eu nunca ter pisado para lá para comparar). Na parte alta tem o Chateau Frontenac, cartão postal da cidade, com uma linda vista para o rio São Lourenço. Na parte baixa tem uma pintura enorme em uma parede que é muito interessante, além de várias outras coisas que vale a pena ver.

Sejam benvindos à máquina do tempo
Turista, mesmo depois de 8 meses

 

Travessia do rio São Lourenço/Lévis/Boulevard Champlain

Se estiverem de carro, uma boa pedida é atravessar o rio São Lourenço de Traversier/Ferry Boat/Balsa, dar uma volta por Lévis (a cidade que fica no outro lado do rio) vendo as bonitas casas que ficam às margens do rio, e voltar por uma das duas pontes imensas que liga as duas cidades. Chegando de volta a Québec, usualmente passo por baixo das pontes pegando a boulevard Champlain e dou uma parada para mostrar uma torre de madeira em um pier que invade o rio. Depois, sigo a boulevard Champlain.

Atravessando por lá onde o rio se estreita
Ponte Québec-Lévis

Citadelle

Foi a mais importante fortificação britânica construida na Amérida do Norte. É o ponto natural mais alto e fica em Vieux-Québec.

Observatório

É um prédio alto de onde dá para ter uma boa visão da cidade e identificar alguns pontos turísticos.

Plaines D'abraham

É uma área imensa, com muitos kilômetros de extensão. Tem muitas áreas verdes, uma visão do rio São Lourenço, o Musée de Beaux Arts e próximo deste, tem um playground para as crianças, uma pista de patinação que vira pista de ski de fond no inverno. As pessoas também vão para lá para jogar futebol, freesbie, ou simplesmente ler debaixo das árvores ou se bronzear aproveitando o sol de verão. Um ótima pedida para um pique-nique para aproveitar a natureza, inclusive já tem os conjuntos de mesas com bancos.

Solzão, calor, bermudas, bronzeado e futebol
Solzão, calor, bermudas, bronzeado e futebol, parte II
Turista, mesmo depois de 8 meses

  

Museu da Civilização/ Museu de belas artes

Dois dos museus da cidade.

Musée de la civilisation

Hotel de glace/Hotel de gelo

No inverno, é uma atração curiosa ver esse hotel que tem dezenas de quartos e é todo feito de gelo. A iluminação colorida dá um toque artístico, tem bar, uma capela e um tobogã de gelo.

Hotel de gelo gelado

Village Vacances Valcartier

É o maior parque de inverno da América do Norte, com vários tipos de tobogãs de neve diferentes, dos mais suaves aos mais radicais. Tem centenas de câmeras de ar e cabos de aço com ganchos para nos puxar para os altos dos tobogãs.

Village Vacances Valcartier

Aquarium

É uma espécide de zoológico de animais marinhos, com muitos peixes, répteis, anfíbios, morsas, focas, ursos polares, e outros.

Visita ao Aquarium

 

Plage Baie de Beauport

Praia de rio com playground e jatos d'água para as crianças, bem como restaurante e esportes aquáticos.

Vamos a la playa?

Plage Jacques Cartier

Praia de rio nativa, mas com banheiros, bebedouros e mesas para pique-nique.

Vamos a la playa?

Chute Montmorrency

Queda d'água natural enorme, interessante em qualquer estação do ano. Recomendo estacionar em cima, descer pelas escadas e pagar o teleférico somente para subir.

Chute Montmorency

Projeção no moinho

Durante o verão, existem seções de exibição de vídeos na imensa superfície dos silos do moínho, no porto. Atualmente a projeção está sendo feita em 3D.

Festival d'Été

Como o próprio nome diz, esse festival acontece no verão. São 11 dias de dezenas de atrações musicais e outros divertimentos em vários pontos da cidade. Tive o privilégio de assistir Rush, Iron Mainden, Dream Theater, Elton John, Metallica e John Fogerty pagando apenas o laisse-passez.

Festival d'Été
-.-- -.-- --..
Festival d'été 2011 - Elton John
Festival d'été 2011 - Joe Satriani e Metallica
Festival d'Été 2011 - John Fogerty

Red Bull Crashed Ice 

Québec todo ano sedia a final da competição de descida em velocidade com obstáculos sobre o gelo. É a Meca desse tipo de competição, com as pistas mais longas, rápidas e emocionantes. Ocorre por volta de março.

Red Bull Crashed Ice 2010
Red Bull Crashed Ice 2011

Jogo de hockey do Remparts no Colisée Pepsi 

Como vocês sabem, o hockey aqui no Canadá é o esporte nacional como o futebol é no Brasil. É um ambiente fechado e aquecido que tem desde bebês de colo até idosos. Durante o dinâmico jogo, tem as músicas de incentivo, festa nos gols e nos intervalos do jogo tem sorteios, brincadeiras, jogo das crianças, etc. Tem jogo excluindo quase somente o verão.

Let's go Rempart, let's go

Patinação

Existem muitas pistas gratuitas interessantes para a prática da patinação. Quem quiser experimentar, normalmente tem patins de aluguel. A pista da Place d'Youville é a aberta que começa mais cedo e termina mais tarde porque tem refrigeração artificial. A do rio Saint-Charles é comprida e ao longo do rio.  A do Anneau Gaétan-Boucher  é uma pista de dimensões olímpicas com 400 metros de perímetro por 12 metros de largura. No Galeries de la Capitale tem uma pista de hockey grande em ambiente fechado, que garante a diversão praticamente o ano todo.

Vamos patinar?

Sky e snowboard

Sendo a cidade onde mais cai neve dentre as principais do Canadá, esses esportes são bem praticados aqui. Só conheço o Relais du Lac Beauport, que fica a 14Km daqui de casa, mas existem também o Stoneham a 23Km e o Mont Saint-Anne, a 47Km.

Ski e snowboard

Carnaval

O carnaval daqui é bem familiar, com atividades divertidas, tobogãs, esculturas de gelo, apresentações, etc. Existe também o desfile que passa por 3 roteiros na cidade.

É carnaval
Carnaval 2011
Desfile de carnaval 2011


Île d'Orleans

Uma ilha bonita que fica no limite da cidade e que tem um ar bucólico. Na época da colheta das maçãs, as pessoas fazem um programa de pagar uma pequena quantia para colherem quantas maçãs quiserem nos pomares.

Île d'Orleans



E muito mais. Não dá para listar tudo aqui, mas isso é um bom ponto de partida para ideias.


2 comentários:

  1. É preciso um ano inteiro para conhecer todas as opções rssss.

    ResponderExcluir
  2. Excelente dicas! Em pensar que estávamos com viagem marcada para conhecermos muitas das atrações q vc citou e negaram nosso visto de turista, aiai, mas C'est la vie...

    ResponderExcluir