segunda-feira, 9 de maio de 2011

Cuidado com a secadora de roupas




Talvez a galera do sul já saiba disso e ache óbvio. Mas quem veio da terra do sol (que a propósito, está chovendo de forma atípica lá) normalmente não tem intimidade com as secadoras de roupas. Vim conhecê-las aqui na terra da neve e da chuva. Ocorre que a nossa passou a ficar cada vez mais ineficiente, necessitando de mais tempo para secar a roupa e gastando mais energia. Pensamos logo em defeito, visto que compramos o quarteto fantástico (geladeira, fogão, lavadora e secadora de roupas) já usados.
O meu espírito fuçador já me impeliu (eita português bem dizido!) a tentar consertá-la sozinho, seguindo a filosofia do faça você mesmo. Pesquisei na Internet e vi uma lista relativamente grande de possíveis causas para esse problema. Mas uma delas saltou da página e me deu um tapa na cara: Limpeza do filtro! Ahh, e tem filtro nesse trambolho?!?! Então faz todo sentido. Nunca mexi nele!
Lá vai eu atrás do filtro para limpar. Olhei por dentro e vi uma tela com furos por onde sai o ar. Mas não tinha parafusos nem era somente de encaixe. Matutamente, abri a tampa traseira e vi que teria que abrir uma parte muito chata para acessar o duto de saída de ar. O meu instinto aranha avisou logo que tinha algo errado. Não é o instinto do homem-aranha. É o excesso de teia de aranha dentro da caixa craniana!
Lá vai eu perguntar novamente à Anette (a net, ou a Internet). Em alguns modelos de secadoras, a tampa interna da qual falei sai apenas puxando-a. No caso específico da nossa, o acesso ao filtro fica em uma espécie de gaveta vertical cujo puxador fica na parte de cima. Muito mais fácil do que desparafusar! Dãã!
Esse vídeo do começo da postagem foi o que me esclareceu a questão. Antes de me fazerem comentários em relação a machismo na escolha do vídeo, explico que estou usando esse porque foi o primeiro e único que vi, é bem objetivo e explicativo e que além do mais, faz um alerta importante: o entupimento desse filtro pode fazer com que a máquina se superaqueça e cause um incêndio.
No caso da nossa máquina, tinha uma camada de um centímetro de sujeira tão compacta que saiu inteirinha como um retangulo. Depois da limpeza, a máquina passou a funcionar até melhor do que quando a compramos.
Mesmo depois de todo esse tempo, a cada dia descobrimos diversos detalhes que nos faz passar por bobos. Por exemplo, há pouco tempo chegamos à conclusão que não é recomendável beber água da torneira diretamente e voltamos a usar a garrafa que tem um filtro interno. Para quem nasceu e passou a vida aqui, tudo é óbvio. Para quem chega, nem tanto. Por isso é interessante conversar muito, perguntar e ser curioso. Também é bom desenvolver o instinto aranha e ter aquele aparelhozinho chamado desconfiômetro.

Um comentário:

  1. Não sei se é verdade, mas eu ouvi falar que é importante limpar o filtro pra evitar riscos de incêndio. Por via das dúvidas limpamos após cada dia de trabalho da máquina. E sobre essa da água da torneira? Temos que usar essa garrafinha com o filtro mesmo?

    E a vida segue...

    ResponderExcluir