domingo, 19 de junho de 2011

Moi, je zap!


Uma dica que não vai restaurar a camada de ozônio nem combater a extinção do mico leão dourado (ou micro leão, como um amigo meu achava que se chamava), mas já me foi útil algumas vezes. É o Zap, um organismo sem fins lucrativos sustentado por voluntários que coordena a integração das infra-estruturas de Internet sem fio de instituições e comércios compartilhadas aos usuários cadastrados, de forma que estes tenham acesso gratuito.

Traduzindo em miúdos: Internet sem fio gratuita em vários pontos de Québec, Montréal e Sherbrooke. Basta se cadastrar no site para ter uma conta e começar a usar nos pontos da rede Zap espalhados pelas cidades. O organismo em Montréal se chama Île Sans Fil e foi a precursora, mas o nome não seria apropriado para as cidades que não ficam em uma ilha. Vocês podem ver o mapa com os pontos da rede em Québec.

Com poucos dias que havia chegado aqui, achei muito legal poder ligar para o Brasil de graça via Internet a partir do shopping center no qual eu comprava as roupas de Inuit/esquimó para encarar o inverno. Também, enquanto as crianças fazem natação no centro de lazer do bairro, eu também uso o celular para acessar Internet via Zap.

Em geral, o recém chegado já tem algum acesso provisório à Internet, mas é sempre bom saber onde se pode quebrar um galho em uma situação como a de apagão digital enquanto a Internet não é instalada no novo endereço, por exemplo. As bibliotecas públicas também têm Internet sem fio gratuita. Sabe que me deu vontade de ser voluntário desse organismo? Só não sei como vou me clonar para conseguir tempo!

2 comentários:

  1. Esse servicinho quebra um belo galho pelo jeito.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  2. Olá, Alexei. Meu nome é Thiago Campos. Moro em Fortaleza, e pretendo realizar um intercâmbio para Montreal no segundo semestre desse ano. Minha família é amiga da família da Andira, inclusive moramos no mesmo prédio durante um tempo. Ela que me indicou o seu blog, e desde então, venho acompanhando-o. Gostaria de saber se eu poderia te indicar como amigo para um dos documentos do visto canadense. Caso afirmativo, só preciso do seu nome completo e da sua data de nascimento. Qualquer coisa, meu email é thiagocamp@gmail.com

    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir