A saga de uma família de retirantes cearenses, comedores de rapadura,
rumo à terra onde a Cana dá.
Fortaleza -> Ceará -> Brasil -> Canadá -> Quebéc -> Québec
sexta-feira, 17 de junho de 2011
Derrota do Vancouver Canucks: Cachorro morde
Ontem foi o sétimo, último e decisivo jogo da série final da copa Stanley, como comentei nessa postagem. Eu fiquei muito decepcionado com o Vancouver Canucks, que começou a série ganhando os dois primeiros jogos do Boston Bruins. Mas ontem, eles não estavam se esforçando muito. Começaram não prestando atenção e três jogadores na defesa permitiram que o único do Bruins ficasse livre para fazer o gol. E para piorar, eles permitiram o absurdo de levar um gol enquanto estavam em superioridade numérica, que significa passar dois minutos com 5 jogadores deles contra apenas 4 do Bruins por causa de uma penalidade. Levar gol nessa situação acontece, mas não é normal.
No final das contas, o Bruins acabou merecendo levar a taça com uma vitória de 4 a 0. O goleiro, Tim Thomas foi a atração principal, fechando muito bem a trave. Não era o que eu queria, mas reconheço que foi justo.
Eis onde entra o cachorro na história. Após o jogo, os 100.000 torcedores do Canucks que estavam nas ruas, mais os que estavam no anfiteatro começaram a ir embora. Porém, um grupo de vândalos começou a fazer besteira. Viraram, amassaram e atearam fogo em alguns carros, quebraram vidraças, dentre outras irresponsabilidades.
Pior que isso, alguns chegaram a espancar torcedores do Bruins. Isso no Brasil é comum, mas aqui é um absurdo sem tamanho. Só para terem ideia, me contaram que um comediante entrou em um bar de torcedores do Canadiens com a camisa do time adversário, ficou torcendo contra eles aos gritos e chegou a desligar a televisão. O que aconteceu com ele? Somente ouviu umas poucas vaias. As torcidas se misturam sem atrito, antes durante e depois dos jogos.
O que mais me revolta é que era uma manifestação sem propósito, nem ideologia, nem mesmo raiva ou frustração. Muitos estavam somente se exibindo, rindo e aparecendo para fotos. São tão infantis se vangloriando da sua transgressão que publicaram as próprias fotos e comentários do que fizeram em sites de redes sociais. Por outro lado, a polícia que diga-se de passagem, respeitou demais e agiu de menos, criou uma página na Internet para receber fotos e denúncias desses infratores. Veja os vídeos e fotos do Canoe da baderna. Senti vergonha por esse evento.
Isso mostra que gente é gente no mundo todo, com suas qualidades e seus defeitos. Eu uso demais essa frase, por isso introduzo aqui outra que é "cachorro morde". Tem cachorros mais mansos, adestrados e outros mais bravos, mas todos têm sua natureza animal que uma hora pode aflorar e deixá-los violentos.
Em compensação, o que me comoveu profundamente que não esperava e que não imagino ver no Brasil foi o que aconteceu no dia seguinte. Os moradores da cidade organizaram-se via Internet e mobilizaram-se para arrumar e limpar a bagunça. Olhe, não deve ter sido nada fácil limpar a maré de estilhaços de vidros. E ainda fecharam provisoriamente as vitrines quebradas com táboas de madeira.
Ainda não tinha visto as fotos desse grupo e somente as vi agora nesse site. Sinceramente e sem exageros, me encheu os olhos de lágrimas quando li as mensagens que escreveram nessas táboas pela pura expressão humana de amor à sua cidade e de respeito ao próximo:
"Em nome do meu time e da minha cidade, sinto muito!"
"Eu amo Vancouver, eu amo Boston, eu amo a equipe de limpeza do tumulto de Vancouver. A noite passada não é o reflexo de Vancouver. Hoje é! Parabéns vencedores da copa Stanley"
Isso sim é uma manifestação espontanea de sentimentos nobres e que valem muito para mim. Não apaga nem recupera o estrago de ontem, mas dá um exemplo sadio de atitude contrutiva e altruísta. Parabéns ao Bruins e aos voluntários amantes de Vancouver.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Cachorro não age pra se mostrar, nem por infantilidade, pq não há infantilidade num animal irracional. Quem age assim é o único animal racional sobre a terra, e que é o pior entre todos os outros animais, pois com sua racionalidade sabe discernir, sabe pensar, pode escolher agir contra os pps instintos e conter-se. Cachorro não estupra, não comete latrocínio, não engana os amigos, não pratica corrupção, não se vale de todo e qquer meio pra obter dinheiro e poder. Qdo se alimento da mesma espécie é por puro instinto de sobrevivência, ele não tem a razão! Uma anarquia dessas não poderia ser efetuada nem por uma matilha inteira.
ResponderExcluirÉ muito triste viver no Brasil, onde "matilhas" humanas permeiam nossa política, nosso bairro, nossa sociedade, em demasia. Cenas como a de Vancouver nem são mais manchete por aqui, se fosse demonstraria que ainda incomoda o suficiente para sê-lo, ainda seria tratado com importância, mas tudo por aqui vira rotina e fazer o quê? Desolée!!!Vergonhoso demais!
Pelo menos no Ca é manchete!
Abraço!!!
Só uma pequena correção, o segundo jogo tbm foi em Vancouver. Os 3 jogos que os Canucks venceram foram em casa (sempre por um golzinho).
ResponderExcluirO que me impressionou na confusão foi um cara depredando um carro da polícia. Haja ousadia...
Realmente foi muito feio o que aconteceu depois do jogo...
ResponderExcluirAqui no Brasil é normal isso.. a gente nem se espanta mais quando vê noticias de brigas e vandalismo após os jogos...
Mas a verdade é que o que aconteceu após a partida não reflete o dia a dia de Vancouver..
Espero que não volte a acontecer coisas desse tipo por lá..
Agora é esperar o próximo campeonato e torcer pro Canadiens levarem a taça pra Quebec...hehehe
Abraços,
Monique Caetano
http://vamosprocanada.blogspot.com
Gostei muito da perspectiva de seu post, pois ela salienta a linda atitude dos moradores praticantes de cidadania e amor ao próximo. Na maioria das vezes tendemos a destacar a atitude negativa, o que de fato ocorreu nos posts de muitos blogs. Porém, aqui, encontrei destaque para atitudes que nos alimenta a esperança e a fé. Foi com lágrimas nos olhos que concluí a leitura do post. Nobre demais a atitude daquelas pessoas!!! E parabéns a você pela sua atitude.
ResponderExcluirAbraço,
Alcira
Infelizmente meu amigo, bárbaros e marginais se encontra em qualquer lugar. Que eles sejam punidos e a imagem de Vancouver não fique arranhada.
ResponderExcluirE a vida segue...
Muito lúcido seu comentário. É importante para quem pensa que emigrar para o Canadá é ir para uma espécie de Canaã (Terra Prometida). Em ambos os lugares (Brasil x Canadá) poderemos ver surtos de brutalidade em contraponto a expressões de civilidade e solidariedade. Todos esperamos que esse seja um episódio isolado e que os canadenses encontrem uma maneira mais ordeira de extravasar as energias. Wladmir
ResponderExcluir