sábado, 21 de janeiro de 2012

730 dias, 104 semanas, 24 meses, 8 estações, 2 anos


Já fazem dois anos! Passa rápido mesmo, como eu escrevi na postagem sobre o primeiro ano.

Do ponto de vista formal, ganhamos o direito de renovar nossos vistos de residente permanente por mais 5 anos, mesmo que passemos os 3 anos restantes desses vistos fora daqui. Mas isso não está nos nossos planos! A ideia é daqui a mais um ano darmos entrada nos pedidos de cidadania, fazermos a prova e possivelmente ainda em 2014, termos os nossos passaportes canadenses. Ou seja, esse direito de renovação vai acabar não tendo utilidade para nós.

O que acontece com um imigrante que mora aqui há dois anos varia muito. Mais uma vez o Ministério da Saúde adverte: não peguem o nosso caso como exemplo para achar que vai ser assim com vocês! Cada caso é um caos, digo, caso!

Gosto de começar pelo idioma, porque é um ponto chave na integração. Depois de dois anos, estamos confortáveis para falar em francês. A Lara está como uma nativa, inclusive no sotaque. O Davi ainda fala torto, mas seria a mesma coisa em português. Ambos continuam entendendo quase tudo que falamos em português mas os avós do Davi, que vieram nos visitar, não entendem mais o que ele fala porque tem mais francês que português. Tem horas que a Lara fala somente em francês, e tem horas que fala somente em português com alguns erros que considero irreversíveis mas não tão sérios. Exemplos: "Ela disse de sair...", "Eu pintei em azul...", "Eu vou ir...", etc. Eu acho que falo em francês e em inglês com apenas alguns erros, mas como sou perfeccionista, eles me incomodam principalmente quando tenho que fazer alguma apresentação na empresa. No meu caso, ainda tem o agravante de que a maior parte da minha equipe fica na Hungria e Ucrânia, além de ter que interagir com pessoas dos EUA. Logo, fico me incomodando com a imperfeição de dois idiomas diariamente, mas sei que o importante é se comunicar bem e isso está acontecendo.

Engatilhando o assunto, tivemos boas conquistas. Eu fui promovido recentemente de desenvolvedor ("programador") a arquiteto (de software) e a Mônica, que é engenheira eletricista de formação, conseguiu um emprego na área de TI. Desde primeiro de julho, o dia da loucura, moramos na nossa casa e não mais em um apartamento. Me livrei do estresse do Davi pulando e trotando no chão de madeira com um vizinho embaixo. Também trocamos o carro por um quatre pattes/quatro patas (4x4) bem apropriado e seguro para a cidade que é, dentre as mais importantes do Canadá, a que mais neva e que tem muitas ladeiras, muitas delas bem íngremes.

Engatilhando mais uma vez (parece até que é de propósito). Estando no nosso terceiro inverno, já temos bons macetes para combater o frio. Mas eu deixei de usar cachecol, sous-vêtement (camada por dentro da calça) e por baixo do casaco, sempre uso somente uma camisa de manga curta, mesmo quando está mais frio que -20°C. A patinação é há muito tempo nosso esporte predileto e ainda curto hockey, embora o Canadiens de Montréal estar muito fraco esse ano.

Ainda não fomos ao Brasil visitar a família e parentes, que está programado para agosto desse ano. Mas como temos contato com as pessoas que estão no Brasil pelo Facebook e por Skype, curiosamente, estamos tendo choques culturais inversos. Em muitos aspectos nossos hábitos e pontos de vista mudaram. Agora, quando vemos determinados acontecimentos no Brasil, achamos esquisito e às vezes até absurdo.

Deus tem nos dado muitas bênçãos nesses dois anos de nova vida aqui e já sentimos que aqui é a nossa casa. Tivemos muitas batalhas, muitas conquistas e continuamos avançando com passos firmes e fortes! Que venha o terceiro ano!

8 comentários:

  1. Você não imagina minha felicidade de ver um grande amigo com tantas conquistas. E que elas nunca parem.

    E a vida segue...
    www.calgary2012.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Parabéns família, realmente as conquistas de vcs. são inspiradoras e de quem tem "sangue no olho", como diz minha mãe( ceariba ).
    Abçsss,

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelos 2 anos de Québec! Que o Deus continue abençoando vc e sua familia e que esse ano que está no início, seja cheio de mais e mais conquistas! :)
    abraços
    Monique

    vamosprocanada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Alexei e Lara,

    Ainda estamos na espera infinita do Processo Federal, no próximo dia 04/Fev iremos completar 13 meses de espera pelos exames médicos... O jeito é esperar mesmo...

    Felicidades!!!

    Abraço,

    La Rocque e Silvia.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelos 2 anos...
    Cada dia uma conquista !
    Ainda temos mu7ito chão pela frente, mas chegaremos ai !
    Bjos
    Luciana e Daniel

    ResponderExcluir
  6. Olá casal!

    Parabéns por todas as conquistas nestes 2 anos! Estão agora muito próximos de fincarem o pé em definitivo com a cidadania!

    É interessante ver as crianças se adaptando muito rapidamente as línguas, não é?

    Aproveitem bastante mais um ano que virá, com todo o sucesso do mundo.

    Abraços pra toda a família.

    ResponderExcluir
  7. Prezado Alexei,

    Em primeiro lugar lhe desejo paz e saúde em companhia de toda a sua família.

    Sou candidata a imigrante e pretendo estudar françes aí. Como tenho um filho de 1 ano e 6 meses que iria comigo, estou com muitas dúvidas. Por isso preciso muito contar com sua ajuda para me auxiliar com creche ou alguem que cuida de criança, escola e hospedagem. Caso tudo corra bem, pretendia chegar aí em junho/julho e ficar 3,4 meses.
    Caso possas me auxiliar, agradeço imenso que me envies e-mail para: adechic@gmail.com
    Muito obrigada pela atenção.
    Deus lhe abençoe.
    Adelaide

    ResponderExcluir
  8. Fico sempre imensamente feliz com as conquistas, progresso e adaptações de vcs!
    Vc sempre diz que não é um caso padrão e tal, mas não tem como deixar de ser inspirador e, de certo modo, apaziguar nossos medos com que enfrentaremos e o que deixaremos.
    Anos longos, repletos de conquistas e alegrias pra vcs!
    Abração!

    ResponderExcluir