quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Musée de la civilisation





Essa é mais um daquelas postagens bem atrasadas sobre atrações turísticas de Québec. Até o Davi conhecia o Musée de la civilisation e somente eu ainda não.

A exposição que me interessava mais era a de Roma. Recomendo se informar do horário da visita guiada. Peguei uma parte da explicação da guia em inglês e outra em francês e vi que o conteúdo histórico que elas passam é muito rico e curiosa. Tem esculturas, pinturas e objetos de várias épocas separadas por zonas: antiguidade, era medieval, renascença, era barroca e era moderna. Infelizmente vocês não vão poder ver quase nenhuma foto dessa exposição porque um segurança veio me avisar que é proibido tirar fotos. Ops! Outra coisa que é bom se informar é que era de graça em dois dias da semana, mas não no que fomos! Dããã!!! Custou 13$ por cada adulto e não precisamos pagar pelas crianças.

O museu é bem high-tech, com projeções em placas de metal com efeitos, receptores sem fios com fones de ouvido para a visita guiada e até aplicações para iPhone e iPod.

Na exposição sobre a Radio Canada, trocentas televisões e terminais touch screen para conhecermos um pouco da estória dessa rede de comunicação que faz parte da vida do canadense há décadas. Tem umas seções com tratamento acústico a base de paredes forradas com esponja com formatos triângulares para ouvirmos a sonoridade original do rádio antigo. Outra coisa que podemos ver são televisores, rádios e câmeras antigas, bem como vestimentas e outros objetos que nos remetem a épocas antigas.

Havia também uma exposição sobre gravuras dos Inuit, conhecidos no Brasil como esquimós, mas não tivemos tempo de vê-la.

Interessante mesmo para as crianças é uma parte de ciências que tem várias experiências práticas com as quais eles podem interagir. O que eu mais gostei foi o simulador de terremotos. Infelizmente, a simulação de terremoto de magnitude 7 na gravação foi mais fraca que a anterior.



É um programa cultural e diferente. Infelizmente, ainda não conheço os outros museus da cidade como por exemplo, o Musée de l'Amerique française, que é o mais velho museu do Canadá. Mas com certeza, quando eu passar por lá, vou escrever uma postagem para vocês.

4 comentários:

  1. Passei em frente ao museu todos os dias que estive em Ville de Québec, mas com tantas coisas pra ver e fazer, acabamos por privilegiar outras e acabei perdendo a exposição sobre Roma:( Uma das coisas que consideramos é que havíamos ido em Roma, recentemente, e à vários museus lá e na França, como o Louvre, e que de tudo que tínhamos que ver e fazer na cidade ele não era nossa prioridade. Eu sofri, pq queria mesmo ir, adoro história antiga!! Bem, minha 1ª graduação é em História e sempre sonhei em ser arqueóloga:) Então, imaginem como ver e saber qualquer coisa sobre as civilizações das antiguidade nunca é entediante pra mim. Adoro!!!
    Ah, das cidades que visitamos em setembro, a fim de decidirmos para onde iremos, assim que o Consulado decidir desenrolar nosso processo, Québec foi a escolhida pelo meu coração. Já tinha uma certa preferência por ela daqui do Brasi, qdo conheci isso só se confirmou ela sua beleza, porte, centro histórico, mercado do Vieux Port, pelas pessoas. Apesar disso, provavelmente iremos para Montréal, por motivos econômico e empregatícios. Meu marido é da área de TI e crê que lá terá uma chance maior de arrumar um emprego em menos tempo. Mas, acreditem, acho que a viagem acabou por nos deixar mais confusos ainda rsrsrs. Abração!

    ResponderExcluir
  2. Como apaixonado por história, eu ia me esbaldar num passeio desses. Tenho que visitar essa sua cidade de qualquer jeito.

    E a vida segue...
    www.calgary2012.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Apoema, eu também ia para Montréal por ter mais ofertas de emprego, mas acabei sendo contratado por uma empresa de Québec antes de ir para Montréal. Conheço pessoas que não conseguiam empregos em Montréal e conseguiram aqui, mas nenhum caso inverso. Não temos como ver a concorrência que existe nas cidades para fazer uma comparação mais precisa, mas ir para Montréal com apenas um dos idiomas limita as possibilidades de empregos, enquanto que em Québec as empresas exigem normalmente o francês. Vale analisar esses pontos antes de decidir.

    ResponderExcluir
  4. É realmente um passeio que vale muito a pena. Estivemos no museu antes do ano novo e como tem muitas atrações, acabamos centrando naquela sobre Roma e em outra permanente sobre a história do Québec, tb bem interessante. Alexei, qdo vierem à Mtl e estiverem com tempo, recomendo o Musée de Beaux Arts (para adultos, as cças se entediam um pouco) e Redpath Museum da Universidade McGill, que é sobre história natural e faz o delírio de cças e adultos.
    Abraços.
    Marcos

    ResponderExcluir