terça-feira, 13 de março de 2012

Choque cultural reverso



Muito se fala das pessoas que não se adaptam à cultura do país estrangeiro e acabam voltando para o Brasil. Sim, acontece e não são raros os casos. Ao contrário do que muitos têm no inconsciente, aqui não é um Brasil de primeiro mundo. É muito diferente sim.

Porém, existe também o oposto: pessoas que têm muita afinidade com a cultura local, que se adaptam facilmente e que passam a achar o Brasil esquisito, ilógico e muito diferente. Isso causa curiosamente o que chamo de choque cultural reverso. Vejam um email que uma participante de uma das listas de discussão de imigração do Canadá relatou do seu caso, que copio aqui com a permissão dela.

"Eu amo o Brasil e tenho o maior orgulho de ser brasileira. Convivendo aqui no Canada com o mais variado grupo de amigos, vindos do mundo inteiro, me fez abrir a mente e ver que muitas coisas que a gente aprende com a nossa cultura nos ajuda a levar a vida aqui fora (liberdade religiosa, o estado separado da religiao, liberdade de mostrar a bunda na TV, seja la o que for...) de forma mais aberta. Vi isso muito de perto depois de conviver bem de perto com mulcumanos... eu sou tao livre e dona de mim!!!! Ai, numa segunda-feira de setembro passado, eu decubro que tenho que ir ao Brasil de urgencia (depois de 3 anos aqui) e na quarta-feira ja estava enfiada dentro de um aviao... Nao tive tempo de me preparar... alias, a preparacao foi feita dentro do aviao e durante as 8 horas de espera no aeroporto do Rio de Janeiro... que tristeza... parecia que eu estava vivendo um sonho e acordei no pesadelo... Eu olhava aquilo tudo e ficava me perguntando o que eu estava fazendo la... aquele aeroporto parece uma rodoviaria de beira de estrada... e a Copa de 2014 esta chegando (que vergonha!!!!!!!!!!!). E, a partir dai, foram 2 meses de Brasil que me deixaram tao confusa, deslocada, peixe fora d'agua... passava o tempo todo tentando me adequar ao ambiente, as pessoas... que situacao esquisita. Foram 2 meses que eu vivi com medo de ser assaltada, de entrarem na minha casa com uma arma... descobri que nao conseguia mais dirigir normalmente (tinha o meu coracao batendo acelerado o tempo todo com medo de acidente na BR-101), suava frio o tempo todo, olhava as obras, as ruas e entendia que nada eh bem feito, tudo sempre esta por ser terminado (um acostamento de estrada caindo aos pedacos, um viaduto todo remendado, umas ruas que nao levam a lugar nenhum)... e assim, me peguei varias vezes repetindo para mim mesma que "ainda bem que isso eh temporario e minha casinha, minha tranquilidade, minhas coisinhas estao me esperando la em Montreal". Tentei evitar ao maximo de falar do Canada e reparei que as pessoas tb nem queriam saber... tive a sensacao de que nada mudou... depois de 3 anos, as coisas ainda estavam no mesmo lugar: as pessoas ainda reclamando das mesmas coisas, falando mal das mesmas pessoas, o transito esta ainda pior, tudo acontece numa velocidade alucinante e ninguem para para respirar... e conclui que eu nao quero isso para minha vida e que na verdade eu nao cabia mais la... eu quero paz de espirito e tranquilidade... e me fez ver que apesar de toda "liberdade" que temos no Brasil.... ainda vivemos muito presos (dentro de casa com medo de ser assaltado, com medo de morrer num acidente de transito e vivendo dentro de padroes de vida para mostrar para os outros q eu sou o bom). E olha que eu sou de Florianpolis (o lugar para onde todo mundo quer fugir). Por enquanto, meu lugar eh no Canada e eh aqui que eu estou cabendo agora... nao eh o paraiso, mas esta suprindo minhas necessidades do momento."
 
Mariana

12 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post! Realmente dá um certo medo pensar que ao voltarmos possamos pensar assim também, e que se acontecer conosco, não será nenhum absurdo, pois já me sinto assim hoje em dia, e na situação que estamos nem reclamo mais do Brasil, pois parece que estou cuspindo no prato que comi, e as pessoas já olham com cara feia. Sabemos que tudo que somos é graças ao nosso país, apesar de todos os problemas, talvez sejamos mais forte por enfrenta-los tantos anos, é uma reflexão muito intensa... Não vamos pensando ser o paraíso, mas vamos querendo melhores oportunidades, e viver em paz sem medo da violência, hoje em dia depois de 3 assaltos (2 com arma de fogo) é algo muito importante...

    ResponderExcluir
  3. "...reparei que as pessoas tb nem queriam saber..." essa parte é a que eu acho terrível !!!

    já tive duas oportunidades de passar 3meses fora do Brasil a primeira nos EUA e a segunda na Itália, quando a gente volta apesar dos choques culturais, chegamos cheio de vontade de contar o que vimos, o que funciona, o que não funciona... Normalmente, a não ser por pouquíssimas exceções, ninguém está nem aí pro que você tem a dizer, e ainda te acham uma pessoa esnobe porque só fala de outro país....

    Quando você volta você percebe, que cresceu muito, expandiu suas fronteiras, enquanto as pessoas só estão preocupadas com aquelas mesmas coisas (assaltos, violencias, transito etc).

    Enquanto isso, espero os pedidos de exames médicos - que venham logo !

    ResponderExcluir
  4. Acompanho a lista onde essa mensagem apareceu e, realmente, é um ótimo exemplo da diversidade do ser humano. Nesse meu pouco tempo de preparo para a imigração, já vi e li de (quase) tudo: gente que foi, detestou e voltou; gente que foi, adorou, mas que voltou porque adorava o Brasil também; gente que foi, adorou e não quis voltar nem pra passar férias; gente que foi, adorou e, ao voltar, pra férias ou outra coisa, só ficava pensando que tinha queria voltar logo pro Canadá.

    Acho sempre válido a gente ler relatos assim, porque se não podemos pegar essas experiências e aplicar a nós mesmos (já que cada pessoa é única e reage de forma diferente a situações parecidas), pelo menos a gente pode ter uma noção do que faz falta ao imigrante, bem como o que ele sobra a ele, o que o surpreende, do que precisa e por aí vai. É um jeito de a gente se preparar, mesmo estando a léguas de lá.

    Valeu pelo post!
    Doug
    http://jornadaparaonorte.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Muito boa essa carta e é exatamente como me senti quando voltei em 2006 depois de uma temporada de 6 meses morando e vivenciando o canada, e sinto até hoje. Não é a toa que estou a quase 2 anos em processo de SW, rezando para a bendita carta de exames medicos chegar. Poderia copiar essa carta e apenas colocar meu nome, não mudaria em nada!
    Parabens pelo blog, ja acompanho a tempos mas nunca comentei. Estou indo para alberta, mas visitei o lado frances e é muito bacana e bem diferente.

    ResponderExcluir
  6. O que falta aqui no Canada é bons prestadores de serviços como empregada domestica, babá, jardineiro, frentista, pintor, encanador, eletricista. Quando estava no Brasil eu achava que as pessoas no Canadá pintavam a casa pelo gosto de o fazerem de realizarem um trabalho manual, mas não é não, pagar por serviços aqui nos empobrece. Sem falar na qualidade de certos serviços, por exemplo, quando contratamos uma diarista local ela não levanta o copo para tirar a poeira, e pior quando chamamos a atenção não voltou mais.
    Queríamos trazer as nossas empregadas, mas fomos desaconselhados, por n_ motivos estávamos dispostos a trazer e a cada seis meses sairia uma e voltaria outra. Chegamos a ouvir que poderíamos até ser acusados de escravização. PODE ISSO? Tem quem pensa que quando fazemos o favor de dar emprego a alguém o escravizamos INDIGNADO.
    Eu falo mesmo

    Irwing M. R. S.

    ResponderExcluir
  7. nossa, essa foi a traduçao dos meus pensamentos quando passei 5 longuissimos meses em SP no ano de 2009. Realmente o lado *bom* é tao intenso que quando voltamos para o BR e percebemos que pouca coisa mudou (ponto positivo para Sampa, esta mais limpa e aparentemente bem cuidada) é que realizamos como o Canada é nosso cantinho e como estamos felizes com esta escolha.
    Ici, c'est mon chez moi!

    ResponderExcluir
  8. Eu morei 9 anos no mexico vendi tudo q tinha la e voltei pro brasil (por estar sozinha), me arrependi amargamente.
    Fiz faculdade de comercio exterior la e aquí no Brasil nao tenho nem trabanho, estou muito decepcionada e depremida. Eu gostaria de voltar mas nao encontro forzas para voltar.
    Alguem poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  9. Oi Estela. Você está pensando em imigrar para o Canadá ou voltar para o México?

    ResponderExcluir
  10. Oi Alexei, às vezes me pego pensando sobre morar no Canadá. Fico tentando convencer meu marido, e no fim é sempre a mesma coisa, temos certos receios sobre morar em outro país, principalmente em relação ao trabalho. Acreditamos que em outros aspectos nos adaptaríamos sem grandes dificuldades, agora o que nos custa é pensar sobre em que iríamos trabalhar. Aqui somos professores, ele tem bacharelado e licenciatura em física pela UFSC e eu sou formada em psicologia pela UFPI e estou concluindo o Curso de Licenciatura em Letras Português. Bom, os motivos de nosso desejo em sair do Brasil, os outros comentários e a matéria lida já falam por si. Então, a nossa grande insegurança diz respeito ao trabalho, como é o campo de trabalho no Canadá? Obrigada, Pâmella Lopes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, não sei te dizer o quão fácil ou difícil é conseguir trabalhar como professor aqui. Te recomendo procurar pessoas que são da área na lista de discussão http://groups.yahoo.com/group/canada_immigration_brasil/. Se tiver alguém da área, ele pode te dar informações mais precisas.

      Excluir