terça-feira, 15 de janeiro de 2013

1095 dias, 36 meses, 8 estações, 3 anos



Hoje faz exatamente três anos que cheguei aqui nas terras nórdicas. Lembro bem do meu sentimento de cachorro que caiu do caminhão de mudanças, modo de sobrevivência em guerra ativo o tempo todo, achando tudo tão diferente, mas ao mesmo tempo, tão bonito e fascinante. A mudança é realmente radical.

Ao contrário de completar dois anos como descrito nessa postagem, esse marco de três anos tem uma implicação simbólica forte. Hoje, vendo nossas vidas estáveis, bem adaptados à cultura, idioma e costumes daqui, podemos dizer que é o nosso lar e o nosso país. O primeiro ou segundo ano poderia dar esse significado. Mas o terceiro ano é mais representativo porque é no seu término que ganhamos o direito à cidadania canadense.

O nome "residente permanente" quer dizer que não somos turistas ou estudantes passando apenas alguns meses. Mas também não quer dizer que possamos realmente passar a vida toda assim.  Pelo que ouço, a primeira renovação do status de residente permanente no final dos 5 anos de validade é facilmente aceita. Mas não necessariamente a segunda renovação, uma vez que completemos 10 anos, ou as demais.

Desta forma, usufruir desse direito significa ter que fazer de forma definitiva e pela última vez um processo do governo para garantir a nossa presença com status legal. Também significa poder exercer a cidadania sob a forma do voto, exercício esse que me fez falta nas eleições provinciais do Québec no ano passado. E, complementarmente, também nos abre a possibilidade de termos um passaporte canadense e não precisarmos mais de vistos para visitar os EUA, México e possivelmente outros. Eu já saí e voltei para o Canadá duas vezes e sem dúvida nenhuma, me sentiria bem mais confortável ao mostrar um passaporte que não gerasse uma certa desconfiança na hora de voltar para a minha própria casa (Quando você imigrou para o Canadá? Qual é o seu código postal?).

Claro que mesmo legal e oficialmente sendo tão canadenses quanto qualquer outro, nunca o seremos completamente porque não nascemos aqui, não vivemos tudo o que aconteceu durante décadas, etc. Os nossos filhos vão ser mais que nós. Por outro lado, o que importa mesmo é que adoramos a vida aqui, como ela é.  Além dos amigos brasileiros, temos também amigos não brasileiros com proximidade suficiente para passarmos um dia na piscina comendo churrasco, sairmos para jogar boliche ou para virem jantar em nossa casa.

Deixo vocês com essa música que encontrei quando estava estudando inglês para o exame do IELTS, para dar entrada no processo de imigração e que tem tudo a ver com a postagem. Para mim, é uma volta ao tempo que a imigração era somente um sonho!


16 comentários:

  1. Oi Alexei,

    Primeiramente, feliz aniversário de imigração! Fico muito feliz, mesmo sem conhecê-los, em saber que vocês estão felizes e realizados com a imigração! Desejo boa sorte com o processo de naturalização, que parece estar demorando bastante também...
    Adorei a postagem! Queria dizer que desde que começamos nosso processo de imigração sou leitor frequente do seu blog e confesso que acho um dos mais interessantes da rede, tanto pelo estilo de escrita bem-humorado quanto pela relevância das informações que você aborda e pelo ponto de vista que toca aqueles que estão no processo de imigração.

    Mais uma vez, boa sorte e um excelente 2013!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Bruno. Quando eu estava no Brasil, eu tinha sede de informações da vida daqui. O que me move a manter o blog é saber que ele alivia um pouco dessa sede.

      Excluir
  2. Ola Alexei, parabens pela conquista e é muito bom saber e ouvir que vcs e outros os Brasileiros estao adaptados a vida no Canada. Eu sempre leio os seus comentarios,pois, eles ajudam severamente outras pessoas. Nós aqui desse lado temos que lhe agrader pelos seus posts !!! Eu me chama Marcio, e junto com minha familia estamos na fase do federal e optamos por morar na ville de Quebec. Somos de Recife/PE.

    Abração,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. O processo presentemente está muito demorado. Imagino a tortura. Mas acho que agora é mais uma questão de tempo e uma hora vocês estarão chegando por aqui, né?

      Excluir
  3. e entrando na fila da cidadania, é exercitar novamente a paciência (como eu).

    nao vejo a hora de jurar bandeira, mas a burocracia nao me ajuda .... e minha carta de RP ja até venceu e ainda nao me mandaram outra, o que significa que estou em pseudo ilegalidade rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um cara que estava na mesma situação disse que enquanto tiveres o processo de cidadania em execução, seu status continua válido. O problema é que o cartão de residente permanente não vale mais e não sei se terias como entrar novamente no Canadá.

      Excluir
    2. bom, falei com uma oficial do service canada, eu nao estou pseudo ilegal rs .. realmente minha carta esta vencida mas é valida. se eu precisar viajar, basta pedir uma autorizacao especial de transito.
      para a cidadania, devo completar os 21 meses (novo prazo) em maio. espero que seja em maio mesmo, nao queria fazer 2 anos de aniversario de pedido rs .....

      Excluir
    3. Mas seu status só é válido de fato por causa do processo de cidadania ou só o que expira é o cartão de residente permanente mas o status continua sempre válido? Sabes dizer?

      Excluir
    4. so esta valido pois entrei com o pedido de cidadania. se eu tivesse apenas com o RP vencido sem estar aguardando a cidadania, teria pro providenciar ASAP a segunda carta de RP .... o status pode ser revogado se o RP nao cumprir com o dever de manter-se com carta valida....

      Excluir
  4. Parabéns, pela força que os manteve diante de tanta mudança, não é nada fácil! Futuramente irei conhecer o Canadá e gostaria muito de informações sobre este país, um abraço para todos! Ellys (comedora de farinha)

    ResponderExcluir
  5. Olá Alexei,
    Eu e minha namorada estamos com a ideia de morar no Canadá, já conversei com algumas pessoas que moram ou moraram ai mas sempre para saber sobre a vida, cultura e trabalho no país. Agora que estamos na fase de 'dar o pontapé inicial' descobri que não sei ao certo por onde começar.
    Pode me dar algumas dicas?

    Sei que não é esta a intenção do blog mas este é o melhor e o mais atualizado blog de brazucas vivendo ai que encontrei! rsrsrsrs


    Abrs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que o começo seria conhecer o detalhe dos processos e modalidades de imigração e ver em qual deles você se encaixa. As informações oficiais ficam no site www.cic.gc.ca.

      http://rapaduraplease.blogspot.ca/2009/11/perguntas-mais-frequentes-faq.html

      Excluir
  6. Alexei, em primeiro lugar gostaria de parabenizar sua conquista, que de hoje em diante você possa ter sucesso e novas vitórias, que Deus te abençoe. Gostaria de te agradecer também por esse blog, depois que li suas matérias estou cada vez mais decidido para ir morar no Canadá, estou me organizando e buscando informação para dar início ao processo de imigração, eu poderia te pedir informações por esse blog caso venha a ter dúvidas? Eu gostaria apenas poder te peguntar. Desde já agradeço sua atenção. Ah sim, sou comedor de rapadura também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podes perguntar diretamente para o meu email: alexeibaguiar@yahoo.com.

      Excluir
  7. Oi Alexei...encontrei seu blog hoje e estou lendo sem parar.Parabéns !Desejo muito sucesso para vc e sua família!
    Moro no Rio e em 88 morei 1 ano em Edmonton. Fui pq estava apaixonada por um canadense , casamos e passado 1 ano terminou (fazer o que?rsrsrs) Abandonei tudo aí e voltei pq aqui tenho meu apto , uma vida segura etc...Passado todos esses anos agora com uma 18 anos, fico louca para voltar... ela está cursando Jornalismo e também tem vontade de embarcar nessa.
    Na época eu cheguei a ter sobrenome canadense no passaporte , ao voltar me desinteressei por toda essa documentação. Não houve divórcio, só voltei ("abandonei") .Será que isso facilitaria um retorno ao país?
    Quem eu devo procurar para saber em que pé ficou tudo isso? Se vc puder me ajudar, agradeço!
    Um abraço para vcs

    ResponderExcluir
  8. Obrigada Alexei,vou seguir seu conselho... desejo o melhor para vc e sua família.
    Att
    Denise Silveira

    ResponderExcluir