domingo, 3 de maio de 2009

IELTS - Dicas parte 5: Writing

Enjoado, com sede, com vontade de fazer xixi, com os olhos ardendo, com as costas doendo, com a cabeça pesada (mas sem chifres ! acho !), comecei a prova de writing. Um texto de 150 palavras para agradecermos a uma família por ter me recebido em outra cidade, dizer o que estou fazendo agora e descrever um dia dessa viagem que foi muito especial. Preste bem atenção para fazer tudo que se pede na questão, e sem ser muito curto em cada ponto ! Não vale dizer obrigado fulano e puxar outro assunto.
O outro texto, de 250 palavras era sobre o seguinte: Você concorda ou discorda em limitar o tempo que as crianças gastam assistindo tv e com jogos eletrônicos ? Justifique sua opinião com fatos e/ou experiências. Para mim que sou pai de dois filhos, foi fácil porque tenho alguma experiência. Mas comentei depois da prova: E para quem não tem filhos ? Aí um amigo respondeu: Não é exigido que seja verdade. Eu que não gosto de mentira fiquei meio sem concordar. Aí ele me convenceu de vez: Redação também é ficção. Taí a dica politicamente correta !
Recomendo controlar o tempo como eles recomendam. 20 minutos para o primeiro texto e 40 minutos para o segundo. Planeje o que escrever em 30 segundos porque o tempo desse teste é extremamente curto ! Não dá tempo para ficar pensando. É para escrever rápido. Nos simulados, não conseguia fazer o mínimo de palavras exigidas, o que perde pontos. Não tem tempo para passar a limpo. Tem que ser feito no caderno de resposta.
Dessa vez eu fiz rápido o suficiente para ter uns dois minutos dos 60 para fazer alguma revisão. Nessa horas achamos algumas aberrações causadas pela pressa.
Contei as palavras a cada oração, anotando na lateral das linhas. Treine pelos simulados cronometrando o tempo. Redação já é problema para muitos em português com tempo folgado. Imagine em inglês, apressado e com o Murphy enchendo o saco !!
Good luck ! Good bless you !

2 comentários:

  1. Alexei... Mesmo quase sabendo que a resposta seja: Estudar! Tu desenvolvestes alguma tatica para fazer a parte do writing? Nas demais parte, eu até me saio (+ou-)... mas é na redação que mostro toda minha deficiencia. Qual seria tua dica.

    Desculpe-me ressuscitar esse post antigo, mas conheci o Blog aqui atraves do Rafael do Imigrar.com aí vim dar uma conferida e achei legal.... cá estou!!!

    Abração, Fiapo.

    ResponderExcluir
  2. Para treinar o writing de verdade, precisaria de um professor para corrigir. Na falta de um, que foi meu caso, treinei mais para saber gerenciar o tempo que é pouco e planejar bem o que escrever antes de começar. Logo, terias que fazer as redações com tempo cronometrado. Depois de findo o tempo, poderias usar um revisor ortográfico para ver se tem algo a ser corrigido para evitar repetições no teste real. Eu tive a infelicidade de trocar 6 ocorrências da palavra family nas duas redações por familly porque em francês escrevemos famille. Mas no final, ganhei no IELTS os pontos que ganharia no final do mestrado e pude dar entrada antes de terminar esse.

    ResponderExcluir