terça-feira, 1 de setembro de 2009

Processo federal, mas indo para o Québec


Bem amigos da rede Globo, estamos inalgurando o mês de Setembro com um registro de utilidade pública de informações que não estão disponíveis oficialmente. Estou falando da situação não convencional de aplicar pelo processo federal e ir para o Québec (O Québec -> Província, Québec-> Ville de Québec). Nós decidimos seguir esse processo federal para termos a liberdade de irmos para Montréal, Ville de Québec, Toronto ou Ottawa, dependendo das oportunidades de emprego. Porém, começaram a nos perguntar pela falta do famoso CSQ (Certificat de Sélection du Québec). Será que pela falta dele perderemos os benefícios provinciais ? Chegaram a dizer que sem ele, não poderiamos nem trabalhar lá.
Fui atrás das fontes oficiais e não achei nada escrito. Então, mandei um email para o Escritório de Imigração do Québec em São Paulo: nada de resposta. Liguei então para este e perguntei o que perderiamos se fossemos morar lá sem o CSQ. Curiosamente disseram que não tinham essa resposta e que eu teria que ligar para o consulado. Lá vou eu ligar para o consulado. A Maura me deu a resposta oficial, mas que encaro como de fachada: Para ir para o Québec, você tem que ter o CSQ.
Não satisfeito com as respostas e com a falta delas, fui à pesquisa nas listas de discussão e contactei as pessoas que me indicaram. Segue aqui alguns relatos.
Esse é de uma pessoa que já passou pela situação:

"Eu não sei se ainda continua a mesma coisa, eu acho que sim, mas na verdade essa carta (carta de aceitação que é dada quando chegamos) diz que você não tem o CSQ mas foi aceito pelo Québec. Comigo foi assim que aconteceu.
Outra coisa: também quem te dá o visto de residente permanente é o Canadá, portanto o Federal, Québec não pode te recusar e não deixar você morar aqui. Ele não pode ir contra ao federal.
O que eu escutei dizer é que o Québec ia pedir também para os imigrantes recém chegados pelo processo federal, ia ser obrigado a assinar um documento se comprometendo a estudar o francês e outras coisas ligadas a tradição do francês, não sei se já está valendo.
Esta carta pra mim foi como o CSQ, em tudo que faço quando preciso do governo do Québec, como: cursos, benefícios da província, etc. eles me pedem. Mas substitui realmente o CSQ nunca tive problema algum."

Esse trecho agora foi uma resposta oficial que foi dada em uma palestra, retirado do seguinte post do blog da família Shultz

"Bem, a boa notícia é que, conforme informado pelo próprio palestrante-funcionário ontem, de todos os benefícios oferecidos por Québec, somente o reembolso do Francês não é estendido aos que entram pelo processo Federal."

Logo, pelo que tudo indica, o Québec está de portas abertas para nós todos.

p.s. Tivemos a informação oficial da Soraya na palestra de que teremos direito a todos os benefícios que os imigrantes que seguem o processo do Québec tem, mesmo sem termos o CSQ. Detalhes nesse post.

3 comentários:

  1. Parabéns pela chegada da solicitação dos docs.!
    Que Jesus os abençoe!

    :-)

    http://ursosnocanada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Caramba ! Vocês estão ligadões, heim ? Mal coloquei no timelines e vocês já viram !
    Este post mais recente conta a agonia, já que a nossa resposta demorou mais que a de vocês, e tinha problemas de correios.
    Jesus realmente está nos acompanhando. Obrigado.

    ResponderExcluir