sábado, 27 de fevereiro de 2010

Família reunida




Este comercial da Tim Hortons é muito parecido com o que aconteceu com a chegada na nossa família aqui, só que ainda não provei desse bendito café, típico daqui. Na verdade, eles fizeram este comercial porque essa é a mesma história de muitos imigrantes que chegam no Canadá.
Após muitas horas cansativas de viagem, chegaram todos bem. Ao contrário do meu landing/procedimento de imigração, o deles foi super tranquilo. Disseram que não seria necessária a presença da Alessandra no setor de imigração porque a super intérprete também fala português. A mulher é ninja! Mas mesmo assim, a Alessandra pode entrar lá e desenrolou tudo.
O Davi aprontou só o previsto mesmo, como ficar correndo no corredor (o nome já diz tudo!) no voo até São Paulo e deu umas escapadas rápidas nos aeroportos. No voo até Toronto, foram dormindo, o que é uma benção divina, já que é muito cansativo e monótono.
Já que voltei a fita, agora vou saltar para o primeiro contato com o frio. Considero assim porque para entrar e sair no super Corolla vermelho zerinho (alugado, gente!), não tem graça. Colocamos o kit de inverno made in Ceará do Davi e da Lara e fomos para as montanhas de neve da entrada do nosso apartamento. Dá neve na altura da coxa, sem exageros. Com menos de um minuto, o Davi já soltou um "frio papai!". Fiquei meio preocupado. A Lara disse que estava tudo bem. Fiquei espantado porque ela fechava janelas e portas em Fortaleza dizendo que estava com frio! E estava fazendo uns -4 graus aqui. Eis que o Davi teve a curiosidade de afundar até o joelho na neve e começar a cavar. Paixão à primeira vista. A Lara começou a fazer bolinhas de neve e também adorou.
Derrepente, a situação ficou ao contrário do que eu esperava. A friorenta da Lara não estava nem aí para o frio e brincava de escalar o Everest. E o Davi estava com as mãos, as pernas e os pés encharcados de água, porque só o que era impermeável era o casaco. Quando eu dizia para entrarmos porque estava frio, ele dizia: Fio não, papai! Fio não! Ele só saiu à força e chorando.
De fato, mais recentemente, com zero graus, eles sairam para a varanda e passaram alguns minutos só de roupa de casa e pantufas tirando a neve. Saí para ver como estava e vi que estava bem frio mesmo para ficar só de roupas comuns. Pra dentro todo mundo! E as pantufas estavam encharcadas de neve. Ou seja, a preocupação ficou ao contrário. A Mônica também não achou ruim, até porque está fazendo um climazinho bom nesse fim de inverno, e este está sendo mais quente que o normal. No próximo inverno estaremos melhor preparados e com carro. Além do mais, o frio vai chegar gradualmente e não com o choque que tive de vir no meio do inverno.
No dia seguinte, fomos aos shoppings vizinhos (Place Sainte-Foy, Place de la Cité e Place Laurier) comprar as roupas e botas para todos ficarem devidamente equipados. Com o kit, eles podem se divertir no parquinho cheio de brinquedos interessantes que tem aqui pertinho de casa.
No final de semana seguinte, fui mostrar Vieux-Québec à família e à prima turista. Não preciso dizer que acharam super interessante.
De comida, o Davi e eu estamos comendo desesperadamente. Nunca comi tanto na minha vida. Parece que o corpo pede calorias por causa do frio. Tem muito do que estávamos acostumados no Brasil, mas tem também novidades muito gostosas. Só a Lara que está vendo problemas nas comidas, mas já era assim no Brasil. Nada de novo, nada fora do esperado.
Enfim, a adaptação mesmo fica só por conta da comunicação. Eu já estou me sentindo mais à vontade para resolver problemas via telefone e já me expresso melhor no trabalho, mesmo que seja em inglês muitas vezes. Também não está como eu quero, mas tenho que ter paciência. Agora é a vez da Mônica passar pelo ritual enquanto não chega o curso de francisação.

La famille est arrivé

5 comentários:

  1. Olá Alexei, eu fiquei bem emocionada com o comercial... Não existe lar com a família (leia-se mulher/marido/filhos) longe!
    Que bom que deu tudo certo com a chegada deles. Acho que as crianças sempre nos surpreendem não?
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Esse comercial é emocionante. Quase chorei. E olha que não sou de chorar.

    Que felicidade a família reunida!

    ResponderExcluir
  3. Emocionante mesmo esse comercial. Eu fico contente pela boa adaptação da família.

    ResponderExcluir
  4. que bom que estão todos juntos! agora sim tudo começa!
    :)

    ResponderExcluir
  5. Todos: Realmente o comercial emociona porque a nossa família é o nosso maior patrimônio.

    ResponderExcluir