...e o senhor passou do limite de velocidade! Caramba! Pensei. Isso é grave e devo ter sido reprovado!
Agora vamos fazer igual àqueles filmes que começam pelo meio e saltam para o começo.
Não poderia mais usar a minha carteira de motorista brasileira porque o prazo de 90 dias tinha acabado de acabar (a repetição foi propósital, mas não sei para que). Ainda poderia dirigir com a carteira de aprendiz, mas somente com alguém devidamente habilitado ao lado, no caso, a Mônica. Mas o dia mais próximo que estava disponível para agendamento do exame prático era bem no limite dos 90 dias de carteira brasileira da Mônica e iria demorar aproximadamente um mês. Eu não estava gostando nada da situação. No exame teórico, eu já havia percebido que ao mesmo tempo que as disponibilidades de agendamento são tão distantes quanto um mês, também aparecem ocasionalmente oportunidades dos próximos dois dias por causa das desistencias dos que "amarelam". Temos um prazo de 48 horas (acho) para remarcar ou cancelar senão pagamos uma taxa. Nesta segunda fase, também consegui remarcar para o segundo dia seguinte por telefone, por segurança, mas agora poderia ter feito via Internet. O primeiro agendamento tem que ser feito por telefone mesmo.
Dessa vez, li umas partes do livro "Conduire un véhicule de promenade" porque ele diz como realizar os procedimentos e manobras, inclusive com câmbio manual que é o meu caso e é mais uma exceção.
Na SAAQ, a minha "senha" de atendimento era a próxima. Paguei 25$ do exame, pediram une piece d'identité (essa tradução fácil eu deixo para vocês) e ficaram com o certificat d'immatriculation/licenciamento e o certificat d'assurance/certificado de seguro do carro. Na hora marcada, com a pontualidade canadense, me chama pelo nome no sistema de som uma mulher cujo nome era Xavière ou algo parecido. Ela se apresentou, e pediu para eu levar um painel de aviso de exame para ser colocado em cima do carro. Chegando no carro, fizemos a verificação do veículo. Deixar o vidro baixo, ligar o carro, clignotant/seta/pisca-pisca para um lado, para o outro, ela vai para trás, pisada no frein/freio, clignotant para o outro lado. Depois, ela me deu todas as explicações dizendo entre outros detalhes, que o exame iria ter cerca de 30 minutos, que eu teria que fazer um mínimo de 74 pontos em um total de 100 e outra coisa mais que não entendi.
-Saia do estacionamento pela gauche/esquerda. Na lumière/semáforo (engraçado, nos livros só se usa o termo feu), siga tout droit/direto, au coin, tourne à droite/na esquina, dobre à direita, au bout de la rue, tourne a gauche/no fim da rua, dobre à esquerda.
E assim ia ela dando as instruções e eu achando que estava fazendo todos os procedimentos do livro bonitinho. Eis que uma hora, mesmo achando que estava sendo ultrapassado por uma lesma alejada, dei uma espiada no velocímetro. Marcava 57 Km/h. Estava em um retão e por isso, pude perceber pela visão periférica que ela não virou os olhos para o painel do carro. Ainda deu tempo de pensar que não estava acima dos 60, então estava tudo bem mas lá vem o puxão de orelhas. Ela também tem visão periférica e viu a velocidade do carro sem olhar diretamente.
- Senhor, qual a velocidade da via?
- 60?
-Não. 50Km/h e o senhor ultrapassou o limite de velocidade. Queira por favor regularizar a velocidade.
-Pois não! Desculpe.
Passei até o fim do exame pensando que seria um erro grave e que estaria reprovado, mas continuei na minha ao menos para ganhar a experiênca.
Logo depois, tinha uma rua e eu vi a placa de 70Km/h. Gato escaldado tem medo de conta gotas! Vou ficar nos cinquentinha para não dar outra mancada.
-Senhor, qual é a velocidade da via?
Eu acho que já vi este filme, mas com outros atores!
-70!
-Correto, e não estás infringindo as leis porque é a velocidade máxima. Mesmo assim, peço por gentileza que se aproxime da velocidade da via para dar mais fluidez ao tráfego.
je m'en câlice!!! (palavrão québécois que aprendi recentemente, mas o editor não me deixa traduzir), pensei mas fui diplomático:
-Tudo bem. Pois não.
Dobra cá, dobra lá e achei que estávamos voltando, mas só haviamos rodado por 20 minutos. Eis que ela anuncia que é a saint Jean-Baptiste, a rua da SAAQ. Aí é que pensei mesmo que tivesse reprovado.
-Estacione aqui de marche arrière/marcha ré.
-Pronto?
-Você acha que e está pronto?
Com uma pergunta dessas, sabia que tinha algo errado mas não conseguia perceber o que era, afinal, já estava com o carro estacionado bem certinho dentro dos limites.
-uhhh....sim.
-Então desligue o carro. Félicitations, vous avez réussi/parabéns, você conseguiu/foi aprovado.
Eu fiquei meio sem acreditar.
-O senhor teve aquele excesso de velocidade, quando for parar; tem que parar antes da faixa e não imediatamente nela; nas placas pare, tem que imobilizar o carro completamente e esperar antes de sair; você fazia a verificação dos três retrovisores e do angulo morto, ligava a seta/pisca-pisca e já começava a mudar de faixa antes de fazer a segunda rodada de verificação dos retrovisores e do angulo morto; quando foi estacionar, não passou pelo canto do carro a 45 graus e haviam pedestres chegando no carro vizinho e você continuou a manobra. Mesmo assim, tem bom domínio do veículo e fez 80 pontos. Porém, recomendo que preste mais atenção aos procedimentos para que dirija de forma mais segura.
Deu os parabéns novamente, pediu para eu levar o painel de volta e completar o processo no balcão.
Eu não sabia se ficava triste ou alegre, satisfeito ou com raiva. Fora o excesso de velocidade, tudo mais eu estava fazendo consciente e achando que era suficiente. Já havia lido sobre a cobrança da parada contando até três, e achava que estava até exagerando. Talvez não tivesse fazendo isso na segunda vez, quando tinha que parar depois da faixa e mais perto da esquina para ter mais visão. Quanto a questão de passar a 45 graus, chequei no livro e não diz nada disso. Na verdade, só tem uma figura para descrever a manobra. E queria dar uma porrada no cara que se enfiou entre os carros porque mesmo tento um bom espaço, ele poderia esperar eu terminar de estacionar. Mas tudo bem, o pedestre tem prioridade.
Bom, nessa hora, a ficha caiu e só indo de volta à SAAQ é que fiquei alegre pela conquista. Essa alegria me custou mais 37$ para fazerem meu cartãozinho de PVC com foto digital que é o documento mais usado como identidade aqui. Da mesma forma que a carteira de aprendiz, demora de 5 a 10 dias ouvrables/úteis para chegar pelos correios, mas saimos com uma carteira provisória em papel. Porém, essa agora só é válida junta da carteira de aprendiz.
Nem preciso dizer o quanto estou feliz, não é? Passei de primeira e completei os documentos que precisava. Não preciso mais passar por nenhum teste, exame ou avaliação. Finalmente não preciso mais provar nada a ninguém. E com isso fecho a primeira fase de adaptação justamente quando completo 3 meses aqui.
E como sempre diz o assíduo leitor César: e a vida segue...
Parabéns! Uma coisa é conseguir tirar a habilitção no nosso País; outra bem diferente é conseguir isso em outra nação. Obviamente que o grau de dificuldades é bem maior.
ResponderExcluirAgora, bem tranquilinho, hein?
Bjo para vcs.
Iúna
Parabéns Alexei, você é um arrombado mesmo!
ResponderExcluirParabéns pela carteira de motorista. Procure essa avaliadora e chegue bem pertinho dela pra buzinar e dar aquele susto só pra descontar o suspense que ela fez deixando você pensar que tinha reprovado.
ResponderExcluirE a vida segue...
Adorei o blog de vcs, li alguns trechos com lágrimas nos olhos. Cheguei com minha familia em Montreal dia 17 de março de 2010, e estou passando por muitas das coisas que vcs descrevem. Vcs estão em Quebec? Pretendo conhecer a cidade, pois tenho dúvidas sobre continuar em Montreal. Meu email é karin@bburgel.ca , e gostaria muito de poder conhecer vcs.
ResponderExcluirKarin Burgel
Como vc mesmo disse... já vi esse filme... só que em outra cidade, em outra língua e com outros atores!
ResponderExcluirParabéns... gostei do palavrão!
Iúna: Agora estou tranquilíssimo. Quem não está agora é a Mônica que vai ter que fazer também.
ResponderExcluirJoilson: Que é isso, rapaz! Nem todo mundo aqui é cearense para saber que é só uma brincadeira! :)
César: Hahahaha!!! Parece que eu estou é vendo a cena. Boa ideia!
Karin: Mandei um email para você. Podemos conversar via Skype ou email. Se puder ajudar, fa-lo-ei!
KK: É. Algumas pancadas mudam de nome em inglês e francês, mas o hematoma é o mesmo! :) Estou colecionando um repertório bom de palavrões em francês e inglês, graças aos meus colegas de trabalho.
Parabéns, Olha vou te contar uma coisa, gente mais paciente que você não conheci ainda, preciso aprender a lidar com a pressao de alguém falando ou reclamando quando estou dirigindo, se fosse comigo ou eu batia o carro, ou eu socava o cara do meu lado, geralmente diro bem quando fico sozinha ou quando que esta comigo nao reclama da vida ou fica querendo ensinar dirigir, isso me mata, olha tenho que aprender com você.. rsrsrs... bjks
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