domingo, 5 de setembro de 2010

Robôs dos Jetsons, parte I


Como prometido, vou contar aqui como nós nos livramos de duas tarefas do lar que são um saco: lavar a louça e varrer e/ou passar o pano no chão. Eu passo o dia trabalhando para máquinas, fazendo programa...opa! Não é o que vocês estão pensando! Eu não conseguiria ganhar dinheiro nessa profissão com o meu biótipo! Digo, fazer software de computador! Melhorou? Pois continuemos. Nada mais justo que chegar em casa e descontar!!! Isso! Vamos botar as máquinas para trabalhar para nós também, para descontar!
Para alguns não é novidade, mas para quem lavava e passava roupa no Brasil, a  laveuse/lavadora de roupas e a sécheuse/secadora roupas, aliados a tecidos apropriados e macetes fazem com que economizemos esse tempo e cansaço como contei nessa postagem. Já vale um bocado. Não vou nem falar do microondas. Ahh!! Ia esquecendo o Pablo! É o nosso espremedor de laranjas que parece um pinguim e que me lembra o Pablo dos Backyardigans. O suco de laranja industrializado é tão ruim que eu perguntava se a Mônica tinha comprado no supermercado ou na farmácia!

A parte de lavar louças é fácil, né? Basta comprar uma máquina de lavar louças! Dããããã.... Mas se eu disser que essa solução foi a que me deu mais dor de cabeça. Na verdade, a novela começou antes de eu comprar, estamos usando-a e ainda nem terminou!
O problema inicialmente era o espaço. Os armários de cima são baixos para colocá-la no balcão da cozinha. Então, resolvi colocar em uma prateleira na área onde ficam a lavadora e secadora de roupas. Só que tinha que tirar uma prateleira para que coubesse. Os dois primeiros parafusos foram uma maravilha, porque são vis carrés/parafusos quadrados (o buraco é que é quadrado). Já os dois de trás, são Philips/estrela, entupidos de tinta, enferrujados e estrompados, quase redondos. Depois de alguns dias tentando, a solução foi usar o jeitinho...jeitinho BRUTO!!! PÁ!! POU!! IÁÁÁ!!! CRASH!!!  GRRR!!!! Pronto! Prateleira delicadamente esbagaçada! Ai vem o lado ruim de morar de aluguel. Eu não poderia nem colocar um prego na parede, mas tenho ainda um ano para me preocupar com isso (renovei o bail por mais 6 meses).
Pronto! Problema resolvido! Que nada! Vi mais de duzentos modelos (literalmente) de lava-louças paquidermicamente grandes! A esmagadora maioria segue o tamanho de embutir em uma seção de armário de baixo do balcão da cozinha: 80cm de altura, por 30cm de largura por 30 cm de profundidade. Eu até pensei em desmontar uma parte do armário, mas ainda tinha o problema de por onde passar as mangueiras de água e a energia.
Caline!/Porcaria! Eu tinha medido tudo e cabia nas prateleiras! Como é que só tem lava-louças imensas que não cabem?! Depois de me lamentar e chorar a noite inteira (Buaaaaa!! Buaaaa!!!), eis que no dia seguinte a Santa Mônica vem com a solução! -Tem um lava-louças portátil no Canadian Tire! -Onde, que eu fucei o site todo e não achei nenhuma?! -No jornalzinho! E não é que era justamente a marca e modelo que eu tinha usado como referência de tamanho! Danby DDW497W. E melhor que custou menos que os outros. Só 250$.
Hoje vi que é a mesma marca do nosso condicionadorzinho de ar de 100$, que desinstalei e guardei hoje. Corremos para o Canadian Tire para comprá-lo imediatamente antes que o estoque acabasse. Se você marcar a sua loja de preferência, o site diz se tem ou não em estoque.
Comprado e problema resolvido! Pantoute!/De jeito nenhum! (Nota do tradutor: Pantoute é um regionalismo québécois da expressão "pas du tout"). Quem disse que ela cabe no porta malas?! Mas ao menos cabia no banco de passageiros, só que tomava o lugar de alguém. A Mônica preferiu voltar de metrobus 802 e a Lara quis ir com ela, ao invés de esperar eu ir e voltar para pegá-los. Chegaram somente uns 5 minutos depois de nós! Tempo de espera na parada: 0 minutos!
Bom, desembalado o produto, quem disse que eu entendia o que diachos era uma peça que juntava a entrada com a saída de água?! Como é que eu vou juntar a entrada com a saída em apenas uma conexão? Depois de ler o manual mal explicado tanto em inglês, em francês quanto em espanhol, eu entendi que era para atarrachar na torneira da pia e a água saia por baixo da peça e caia na pia. Ahh! Mas eu não tenho pia e sim as conexões da máquina de lavar roupas, que inclusive já estavam ocupadas com essa. Para completar, as mangueiras são bem curtas porque foram feitas para ligar na torneira da pia. Ai, ai, ai!
Solução?! Home Depot! O shopping do lar. O "Tem de Tudo" de Fortaleza virou um tem de nada na frente dele! É imenso! Tem muita coisa de macenaria, como era de se esperar. Quando nós tivermos a nossa casinha... Depois de gastar meu francês entre tuyau/mangueira ou tubo, /a letra T, i grec/a letra Y, coude/cotovelo, trois quart de pouce/três quartos de polegada e outros termos específicos de plomberie/hidráulica (eu já tinha estudado-os antes de ir para lá), o cara me deu exatamente tudo que eu precisava, bem bizurado.

Agora sim, né? NÃO! A merde (nota do tradutor: Essa está fácil!) do cano de saída de água da lavadora de roupas é mais fino que o tamanho padrão de 1½" ou un pouce e demi/uma polegada e meia. Voltei lá e o cara quase que me disse: -Xi!!! Se f...undiu! Mas a educação canadense o fez dizer simplesmente que não tinha solução para o meu problema. Entrei no modo gambiarra bem ao estilo brasileiro. Achei um redutor de borracha com presilhas vissé/parafusadas que ficam por fora dos canos. O cara disse: Pode tentar, mas acho que vai vazar.
A solução quase deu certo, porque a mangueira da lavadora de roupas entra muito no Y e obstrui a saída de água da lava-louças. Agora vou procurar algo para encompridar o cano da lavadora de roupas, mas já estamos usando ambas mediante comutação manual. Se errarmos a mudança, o vizinho de baixo não vai ficar nada contente!

Essa lava-louças é menor do que a que temos no apartamento do Brasil, mas como a energia aqui é absurdamente barata, podemos acumular a sobra de uma lavagem para juntar com a próxima ou outras formas de contornar a lavagem manual.
Isso não evita termos que lavar algumas coisas como panelas grandes, mas já ajuda muito. Eu particularmente não acho nada legal lavar a louça, até porque me dá dor nas costas e também água bem quente da máquina esteriliza a louça e reforça a limpeza.
Eu começei por essa postagem para dar mais suspense para a parte mais interessante, que é o robô que varre e lava o chão, na segunda parte desse assunto.

2 comentários:

  1. legal o post. mas vc ta querendo fazer muita gambiarra ... por que vc simplesmente nao troca o produto? ja ouvi dizer que e muito facil fazer isso ai por estas bandas. e ai vc compra um que sirva nas instalacoes ...
    de qq forma, boa sorte! a nossa lava loucas aqui e uma grande amiga - sempre de portas abertas a nos ajudar! :-)
    beijos, paola

    ResponderExcluir
  2. Paola: Não encontrei outro produto que caiba! É esse ou nenhum!

    ResponderExcluir