domingo, 3 de outubro de 2010

Outono






Tudo na vida tem o lado bom e o lado ruim, fora os discos (em vinil) da Roberta Miranda, dos quais os dois lados são péssimos.  O verão se foi, mas as canicules/ondas de calor felizmente também. Em compensação, começou a esfriar mais rápido. A brasileirada começa a reclamar do frio. Aí São Pedro resolve dar uma colher de chá: -Tudo bem! Vou mandar uma massa que ar quente para vocês! Só que a massa de ar quente muitas vezes vem com humidade. Resultado? Umas três semanas onde quase não se vê o sol! Choveu até dar alerta! O nível dos rios subiu mas não teve nada grave. Só que os canadenses são muito preocupados com isso e a infraestrutura para chuvas é muito boa, ao menos comparada com a Terra do Sol (Fortaleza), que alaga facilmente. Isso não é típico. O normal é a quantidade de chuvas acompanhar a senóide (o mestrado já acabou! Esqueça isso!) da variação de temperatura.
-Está chovendo demais? Pois pronto! Vou mandar uma massa de ar seco! Só que normalmente a massa de ar é seca por causa do frio, que reduz a evaporação. Lá vai o mercúrio do termômetro cair! (metaforicamente, porque nosso termômetro é digital). Agora está fazendo 5 graus e a previsão é para cair até 3 graus entre hoje e amanhã. Abaixo de 5 graus, se chover, não chove, neva. E olhe que estamos apenas nos primeiros 10 dias do outono! Esse inverno promete compensar a moleza do outro!
Mas, voltando à filosofia do tudo-tem-um-lado-positivo, dou alguns exemplos de vantagens do frio para servir de consolo aos que o detestam:
-Podemos beber água gelada da torneira, sem precisar usar a geladeira;
-A temperatura dentro de casa fica estável o tempo todo, o que é excelente para dormir;
-Por causa do aquecimento, as janelas de vidro duplo ficam sempre fechadas e o silêncio é ensurdecedor;
-E a que eu mais gosto: Não suar na subida das terríveis ladeiras, de bicicleta, mesmo que seja debaixo de chuva como aconteceu em vários desses dias.
Outro ponto positivo, que é o grande atrativo do outono (nossa! Só vim falar dele agora!), que é o espetáculo de cores! Agora ficou difícil dizer qual estação é a mais bonita. As folhas fazem uma gradação de cores e tons do verde, passando pelo amarelo, laranja, rosa, vermelho, marrom até o roxo. Vocês podem ver a primeira sequência de fotos para ter uma ideia. Provavelmente vou fazer outra sequência daqui há algum tempo. Digo ter uma ideia porque só ao vivo para ter a real noção. Isso porque tem também o charme das ruas cheias de folhas secas, o barulho que as crianças adoram fazer ao andar por elas, quando o vento passa, derruba as que estão nas árvores e faz um balé com as que estão no chão.
A título de curiosidade, por esses dias o sol está nascendo às 06h45 e se pondo às 18h25, que é mais próximo do que estávamos acostumados no Brasil.
Em relação ao lado bom e o lado ruim, percebo dos canadenses que realmente amam a vida daqui, que o segredo é não se incomodar com os aspectos ruins e saber apreciar os bons e belos momentos que cada estação nos proporciona. Até mesmo o fato das estações se alternarem e tudo ter essa dinâmica de mudança. Se não for assim, fica igual a ter que ouvir à força o disco da Roberta Miranda que só tem lados ruins! Eca!

5 comentários:

  1. Olá... Adorei o post s/ o outono.Fica muito legal vc. pegar o mesmo local e registra-lo durante as mudanças das estações.
    Aqui no Rio, as estações se misturam.Só temos dia de sol ou de chuva, não importa se é inverno ou verão....
    Abçssss
    OBS:Hj. é dia de votar, lá vamos nós, mas uma vez....

    ResponderExcluir
  2. Olá Alexei, Monica e crianças.
    Gosto muito de vir por aqui. Os posts sempre tem um tom engraçado, alegre e informativo...
    Amei as fotos do outono. Lidas demais! Quebec deve ser maravilhosa mesmo.
    Estamos morando em Burnaby e estamos gostando muito.
    Tudo de bom para vocês,
    Abraços,
    Lila

    ResponderExcluir
  3. Olá! Gostei muito do post e meu "medo" do inverno está só aumentando, pois tudo que é blog que eu leio diz que esse ano vai ser mais rigoroso que o passado... Em dezembro farei uma visita ao Canadá justamente para conhecer o frio e decidir de vez se migrar é o que quero de verdade! Continue postando suas fotos aqui, é muito bom poder acompanhar as mudanças mesmo que seja só para ter uma ideia, como você falou...
    Abraços,
    Lídia.

    ResponderExcluir
  4. Oi Alexei,

    A ponte fica bem na entrada do parque, do lado do estacionamento. :o)

    ResponderExcluir
  5. Tania: Uma das coisas marcante é mesmo descobrir como são as estações. No nordeste só tem verão o ano todo.
    Lila: Acho que muitas cidades do Canadá tem seus encantos. Que bom que estás gostando.
    Quebecquando: Muito prudente a sua visita no inverno. Todo mundo que pudesse deveria fazer isso.
    Manuela: Agora eu achei a ponte! Valeu.

    ResponderExcluir