segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Frrrrette!!




Certa vez, vi um vídeo no qual uma pessoa entrevistava alguns québécois perguntando sobre palavras e expressões que só existem aqui. Em uma delas, a pessoa perguntou o que é frette/frio e a pessoa respondeu brincando que frette est plus froid que froid/frette é mais frio que frio. A galera da França não sabe o que é isso, nem a palavra, nem o frio daqui.
Estou atrasado na postagem, mas o assunto continua sendo válido. Segundo as estatísticas da Météo Media, no mês de janeiro, que é o mais frio, a média de temperatura máxima é de -7,5°C; a temperatura média é de -12°C e a média de temperatura mínima é de -16,5°C. Pas pire/nada mal, mas tranquilamente suportável se estivermos bem vestidos e preparados psicologicamente.
A pancada mesmo é quando tem uma queda de temperatura mais forte, que foi o que aconteceu pela primeira vez nesse inverno. Não deve ter durado uma semana, que é o típico, e nem foi tão abrupta quanto pode ser. Aqui em Québec, a temperatura chegou a -26°C com sensação térmica de -44°C, mas não foi tão diferente nas outras cidades canadenses do lado leste.
Colegas de trabalho me disseram que os carros mais modernos não precisam de nada em especial para esses dias de frio mais severo. Digo isso porque vemos carros que têm uma tomada pendurada para aquecer o motor mas o meu, por exemplo, nem tem. Quanto à descarga da bateria, me disseram que só acontece se a mesma já estiver no final de vida. Mesmo assim, não deu outra: o assunto de começo de expediente foi se o carro pegou logo ou deu trabalho. O nosso, que tem o pequeno motor 1.6, pegou de primeira mas rodou pesado como quando a bateria está descarregada. Mas foi por causa do óleo mais viscoso por causa do frio e não por causa da bateria. Dizem que quem tem problema mesmo são os donos de motores grandes como um V8 de seis litros (6.0). Estes não são tão raros assim em um lugar que tem uma gasolina de 1,20$/litro, que pesa no nosso bolso como se fosse R$1,20/litro. A propósito, está caro pra burro! Quando cheguei aqui custava só 1,00$/litro! As empresas de socorro automotivo como a CAA têm bastante trabalho nesses dias.
Outra coisa que percebi que muda é a aderência dos pneus. Eu vi uma caminhonete fazer uma curva derrapando igual a carro de rallye e por pouco não bateu em um poste. O asfalto fica mais escorregadio, mesmo sem neve ou gelo aparente. Um colega explicou que isso se deve mais ao endurecimento da borracha dos pneus, mesmo esses de inverno sendo bem mais moles que os convencionais.
Para quem não tem carro, é só colocar uma bermuda, sandálias, uma camiseta e pronto... para ir para o hospital! Temperaturas muito baixas podem causar queimadura de pele, dependendo do frio, do tempo e da presença de humidade como a que sai do próprio nariz. Para um frio extremo, o ideal seria usar todo o arsenal de frio e procurar passar o mínimo tempo possível exposto. Mas, como mon pays ce n'est pas un pays, c'est l'hiver/meu país não é um país, é o inverno, a vida continua! Algumas comissões escolares fecharam suas escolas, mas não a nossa. Acho que ela só fecha quando o vento fica tão forte que leva as crianças, que 75Km/h ainda não é suficiente ou quando cai muita neve em pouco tempo que o trânsito fica difícil. E até mesmo as pessoas que trabalham em ambientes externos continuaram trabalhando! C'est la vie/é a vida (essa mesmo quem não fala francês conhece!).
Para completar, durante o final de semana deu um problema no sistema de aquecimento que é coletivo e não pode ser ajustado por nós. A temperatura caiu dos agradabilíssimos 24°C para apenas 17°C. É a segunda vez que acontece em um ano. Por isso, comprei o contrário de ventilador, que não é rodalitnev. Se chama radiador parabólico. Ele tem o formato e gira como um ventilador, mas gera calor e o direciona através de uma parábola. Futuramente ele vai servir para termos um aquecimento mais eficiente quando precisamos de calor em somente uma parte de um aposento. Por exemplo, eu fico até uma hora da madrugada no computador e se tivéssemos o aquecimento elétrico controlável, poderia baixar a temperatura da enorme sala e deixar o aquecedor direcionado para onde fico. Olhe só a foto do garoto trabalhando!


Concluo resumidamente com apenas uma frase polêmica: Ainda assim, prefiro uma semana de -30°C a um ano todo de +30°C!

7 comentários:

  1. Seus videos são bem legais pena que são curtos, seria legal um mostrando como ficam as ruas do bairro e o ambiente em geral nesse clima rigoroso.

    ResponderExcluir
  2. Ainda assim, prefiro uma semana de -30°C a um ano todo de +30°C! ²

    ResponderExcluir
  3. E voce acha que temos saudade do forno de Goiania?

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  4. Oie, Alexei

    Que barato o radiador de calor!!! Meu, a gente tá congelando aqui em Montréal também... Tem dado -15 e mais baixo quase todo dia... Mas acho que agora as coisas começaram a esquentar. Hoje está -1 e estou indo atravessar o Fleuve St Laurent a nado até Brossard... Vai dar praia...

    Abração e a Paz
    Igor e Cris Schultz

    ResponderExcluir
  5. Anônimo: Eu estou investindo na profissionalização dos vídeos. Aguartem!
    Lipee: Isso quer dizer ao quadrado, você também ou outra coisa?
    César: Goiania deve ser ainda mais tostante que Fortaleza.
    Cris: Não esqueça o protetor solar! :)

    ResponderExcluir
  6. Eu até hoje ainda me divirto brincando de dragão. de vez em quando pego pessoas olhando para mim e provavelmente estão dizendo: - Que besta :)
    Aqui em Edmonton eu já peguei - 33

    ResponderExcluir
  7. muito show esse ventilador ao contrario...

    ResponderExcluir