sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Pegue o 801 às 08h07


Com o referêncial que eu tinha, o sistema de transporte daqui de Québec é muito bom. Uma das coisas que eu acho fantástico é a pontualidade. Um benefício dela é nos programarmos para esperarmos menos na parada. Outra é poder fazer o planejamento do trajeto todo, levando em consideração a hora na qual vamos pegar e descer de cada ônibus. Melhor que isso, quem faz a programação para nós são os sistemas informatizados.
Até um tempo atrás, a única ferramenta que tínhamos era o Trajecto, da própria companhia de transportes daqui, a RTC. Ela não é ruim, mas tem limitações. Uma delas é que não funciona ao menos em alguns celulares, incluindo o meu. Outra é que ela é pouco interativa. Temos que fornecer os dados, apertar o botão e só então ver os resultados.
Mas recentemente, a RTC passou a trabalhar em parceiria com a Google para permitir que esta pudesse utilizar suas informações no Google Maps. Ganhamos em alguns pontos como ter acesso através de celulares (com direito a um aplicativo próprio para celulares, inclusive Symbian), em mais de um idioma e com uma visualização mais rica e interativa. Podemos arrastar e soltar os pontos de origem e destino que ele mostra o desenho do itinerário em tempo real. Isso nos permite de seguir a rota dos ônibus, entre outras vantagens. Entretanto, ele tem menos opções de pesquisa e não é tão atualizado em relação a desvios de rota. Aqui tem um comparativo de recursos entre os dois serviços complementares.
Segue aqui um exemplo de programação de ônibus de casa para o trabalho usando o Google Maps.

2 comentários:

  1. Que injustiça com o transporte no Brasil Alexei. Lá também existe regularidade. Você sempre pode contar com os atrasos e o desconforto.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir