segunda-feira, 11 de abril de 2011

Comprando um imóvel - Introdução


Baixar ancora! Passada a fase inicial de insegurança, chega uma hora na qual alguns imigrantes resolvem adquirir uma casa ou apartamento em vez de continuarem em imóveis alugados. Vou relatar como está acontecendo no nosso caso, bem como explicar as nossas escolhas e repassar alguma experiência e informações que obtivemos durante esse processo. Pretendo quebrar o assunto em algumas postagens para poder descrever melhor, já que o assunto é vasto.
Ministério da Saúde adverte: Não tomem as informações daqui como sendo o recomendado para o seu caso em particular. Cada um tem uma história de imigração diferente e algumas das nossas decisões podem não ser as melhores para a sua situação. Também, as informações daqui não são 100% garantidas porque dependem de banco, cidade, província, mudam com o tempo e posso ter entendido errado. Enfim: Pode ajudar, mas faça o seu próprio caminho e busque as informações mais detalhadas.
Para começar, já tive notícias de imigrantes brasileiros que compraram casa com apenas 6 meses aqui, como tem muitos que nunca vão comprar uma. Muitos porque não conseguem e outros porque acham que não vale a pena. Tem gente que prefere aplicar o dinheiro no Brasil e pagar aluguel. Outros não se sentem seguros o suficiente para se comprometerem a este ponto de se enraizarem nas terras nórdicas. Por isso, nem mesmo a questão de comprar um imóvel pode ser visto como algo que tenha que acontecer.
No nosso caso e opinião, os 945$ por mês somam mais de 11.000$ por ano. O que vamos ter pago no final dos 17 meses de alugel vai superar o valor do carro que custou 14.000$. Porém, ao contrário do carro e da casa, esse dinheiro não vai fazer parte do nosso patrimônio e vai simplesmente evaporar. Outro fator é que para comprar a casa, temos o dinheiro da venda do apartamento do Brasil que só está sendo concretizada nesse ano. Viemos para cá com o dinheiro dos dois carros que tínhamos. Logo, a ideia é pagar uma parte da casa e trocar o pagamento de aluguel por uma prestação de financiamento que vai acumular patrimônio.
Outro fator que pesa é que é bem difícil de encontrar casas para alugar, principalmente com a mesma relação custo benefício dos condo/condomínios de apartamentos. E, como aqui é bem seguro, pensamos que uma casa é bem mais interessante para uma família que tem dois filhos que um apartamento. Mas, há também quem não queira ter os trabalhos e/ou custos e preocupações que uma casa requer: cortar a grama, déneigement/remoção de neve, manutenção, etc. Isso vai muito do perfil de cada um e depende também da casa. Tem casa que tem toldo para o carro e para a entrada, não tem calçada e por isso, dispensa o déneigement. Eu gosto de serviços de casa. Desde quando tivemos o nosso primeiro apartamento que eu mesmo instalava todas as luminárias, os porta-toalhas dos banheiros, os varais de teto, etc. Também procuro consertar o que conseguir, incluindo a parte hidráulica e elétrica. Acho que vou gostar da parte de carpintaria que é um hobby comum entre meus colegas de trabalho, bem como me faz lembrar quando acompanhava curiosamente o trabalho do meu avô.
Além desses aspectos, teríamos que nos restringir a apartamentos de concreto por causa do barulho que o Davi faz no piso (o vizinho de baixo no começo dava umas vassoradas no teto!), ou um apartamento que não tenha subsolo, que são poucos. Não moraríamos em subsolos. Muitos apartamentos de concreto têm carpete no piso, que não é bom para quem tem facilidade de ter rinite como a Mônica e o Davi.
Em seguida a esta postagem, vou dedicar a próxima ao planejamento de orçamento para saber quanto que se pode adquirir de dívida de financiamento, seguido de outra para falar do financiamento propriamente dito. Na sequência, um pouco do que está envolvido na escolha do imóvel e finalmente, o passo a passo de como funciona todo esse processo com seus detalhes formais.

4 comentários:

  1. Ja estou aguardando o proximo post. Esse e um assunto onde informacao nunca e demais e sempre e bem-vinda.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  2. Opa, essa série de posts também será muito interessante.

    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  3. Seus posts, como sempre, estão sendo de grande valia! Obrigada por compartilhar conosco!
    Abs.
    Zuzu.
    zuzusauquebec.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Esse é um assunto que nos faz perder muito tempo de pesquisa. Acho que vai ser um bom ponto de partida.

    ResponderExcluir