sexta-feira, 17 de junho de 2011

Derrota do Vancouver Canucks: Cachorro morde

 
Ontem foi o sétimo, último e decisivo jogo da série final da copa Stanley, como comentei nessa postagem. Eu fiquei muito decepcionado com o Vancouver Canucks, que começou a série ganhando os dois primeiros jogos do Boston Bruins. Mas ontem, eles não estavam se esforçando muito. Começaram não prestando atenção e três jogadores na defesa permitiram que o único do Bruins ficasse livre para fazer o gol. E para piorar, eles permitiram o absurdo de levar um gol enquanto estavam em superioridade numérica, que significa passar dois minutos com 5 jogadores deles contra apenas 4 do Bruins por causa de uma penalidade. Levar gol nessa situação acontece, mas não é normal.

No final das contas, o Bruins acabou merecendo levar a taça com uma vitória de 4 a 0. O goleiro, Tim Thomas foi a atração principal, fechando muito bem a trave. Não era o que eu queria, mas reconheço que foi justo.

Eis onde entra o cachorro na história. Após o jogo, os 100.000 torcedores do Canucks que estavam nas ruas, mais os que estavam no anfiteatro começaram a ir embora. Porém, um grupo de vândalos começou a fazer besteira. Viraram, amassaram e atearam fogo em alguns carros, quebraram vidraças, dentre outras irresponsabilidades.

Pior que isso, alguns chegaram a espancar torcedores do Bruins. Isso no Brasil é comum, mas aqui é um absurdo sem tamanho. Só para terem ideia, me contaram que um comediante entrou em um bar de torcedores do Canadiens com a camisa do time adversário, ficou torcendo contra eles aos gritos e chegou a desligar a televisão. O que aconteceu com ele? Somente ouviu umas poucas vaias. As torcidas se misturam sem atrito, antes durante e depois dos jogos.

O que mais me revolta é que era uma manifestação sem propósito, nem ideologia, nem mesmo raiva ou frustração. Muitos estavam somente se exibindo, rindo e aparecendo para fotos. São tão infantis se vangloriando da sua transgressão que publicaram as próprias fotos e comentários do que fizeram em sites de redes sociais. Por outro lado, a polícia que diga-se de passagem, respeitou demais e agiu de menos, criou uma página na Internet para receber fotos e denúncias desses infratores. Veja os vídeos e fotos do Canoe da baderna. Senti vergonha por esse evento.

 Isso mostra que gente é gente no mundo todo, com suas qualidades e seus defeitos. Eu uso demais essa frase, por isso introduzo aqui outra que é "cachorro morde". Tem cachorros mais mansos, adestrados e outros mais bravos, mas todos têm sua natureza animal que uma hora pode aflorar e deixá-los violentos.

Em compensação, o que me comoveu profundamente que não esperava e que não imagino ver no Brasil foi o que aconteceu no dia seguinte. Os moradores da cidade organizaram-se via Internet e mobilizaram-se para arrumar e limpar a bagunça. Olhe, não deve ter sido nada fácil limpar a maré de estilhaços de vidros. E ainda fecharam provisoriamente as vitrines quebradas com táboas de madeira.

Ainda não tinha visto as fotos desse grupo e somente as vi agora nesse site. Sinceramente e sem exageros, me encheu os olhos de lágrimas quando li as mensagens que escreveram nessas táboas pela pura expressão humana de amor à sua cidade e de respeito ao próximo:
"Em nome do meu time e da minha cidade, sinto muito!"
"Eu amo Vancouver, eu amo Boston, eu amo a equipe de limpeza do tumulto de Vancouver. A noite passada não é o reflexo de Vancouver. Hoje é! Parabéns vencedores da copa Stanley"

Isso sim é uma manifestação espontanea de sentimentos nobres e que valem muito para mim. Não apaga nem recupera o estrago de ontem, mas dá um exemplo sadio de atitude contrutiva e altruísta. Parabéns ao Bruins e aos voluntários amantes de Vancouver.

6 comentários:

  1. Cachorro não age pra se mostrar, nem por infantilidade, pq não há infantilidade num animal irracional. Quem age assim é o único animal racional sobre a terra, e que é o pior entre todos os outros animais, pois com sua racionalidade sabe discernir, sabe pensar, pode escolher agir contra os pps instintos e conter-se. Cachorro não estupra, não comete latrocínio, não engana os amigos, não pratica corrupção, não se vale de todo e qquer meio pra obter dinheiro e poder. Qdo se alimento da mesma espécie é por puro instinto de sobrevivência, ele não tem a razão! Uma anarquia dessas não poderia ser efetuada nem por uma matilha inteira.
    É muito triste viver no Brasil, onde "matilhas" humanas permeiam nossa política, nosso bairro, nossa sociedade, em demasia. Cenas como a de Vancouver nem são mais manchete por aqui, se fosse demonstraria que ainda incomoda o suficiente para sê-lo, ainda seria tratado com importância, mas tudo por aqui vira rotina e fazer o quê? Desolée!!!Vergonhoso demais!
    Pelo menos no Ca é manchete!
    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Só uma pequena correção, o segundo jogo tbm foi em Vancouver. Os 3 jogos que os Canucks venceram foram em casa (sempre por um golzinho).

    O que me impressionou na confusão foi um cara depredando um carro da polícia. Haja ousadia...

    ResponderExcluir
  3. Realmente foi muito feio o que aconteceu depois do jogo...
    Aqui no Brasil é normal isso.. a gente nem se espanta mais quando vê noticias de brigas e vandalismo após os jogos...
    Mas a verdade é que o que aconteceu após a partida não reflete o dia a dia de Vancouver..
    Espero que não volte a acontecer coisas desse tipo por lá..

    Agora é esperar o próximo campeonato e torcer pro Canadiens levarem a taça pra Quebec...hehehe

    Abraços,
    Monique Caetano
    http://vamosprocanada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da perspectiva de seu post, pois ela salienta a linda atitude dos moradores praticantes de cidadania e amor ao próximo. Na maioria das vezes tendemos a destacar a atitude negativa, o que de fato ocorreu nos posts de muitos blogs. Porém, aqui, encontrei destaque para atitudes que nos alimenta a esperança e a fé. Foi com lágrimas nos olhos que concluí a leitura do post. Nobre demais a atitude daquelas pessoas!!! E parabéns a você pela sua atitude.

    Abraço,

    Alcira

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente meu amigo, bárbaros e marginais se encontra em qualquer lugar. Que eles sejam punidos e a imagem de Vancouver não fique arranhada.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  6. Muito lúcido seu comentário. É importante para quem pensa que emigrar para o Canadá é ir para uma espécie de Canaã (Terra Prometida). Em ambos os lugares (Brasil x Canadá) poderemos ver surtos de brutalidade em contraponto a expressões de civilidade e solidariedade. Todos esperamos que esse seja um episódio isolado e que os canadenses encontrem uma maneira mais ordeira de extravasar as energias. Wladmir

    ResponderExcluir