segunda-feira, 16 de julho de 2012

Festival d'été 2012 - Bon Jovi



Acho que ainda não falei aqui, mas eu tenho uma banda. Na verdade, eu tento ser guitarrista e até tenho uma guitarra em casa, mas como o baixista tem uma bateria e faltava alguém para tocar nela, fui preencher a vaga. Não sou lá o melhor baterista do mundo, mas dou minhas cacetadas.

Comecei a postagem falando isso para dizer que por tocar em uma banda de rock, o Festival d'été para mim é mais interessante ainda. Também citei porque uma música do repertório da banda, que inclusive tocamos em uma festa brasileira, é do Bon Jovi. Se chama "You give love a bad name".

Nada mais lógico que eu ir conferir ao vivo a banda que fez sucesso durante minha adolescência nos anos 80. O local do show estava lotado, mas não tinha a seção F que fica atrás do palco como nos shows dos anos passados que chegaram a ter 130.000 pessoas. Inclusive, aconteceu de fecharem as entradas e alguns terem ficado de fora, o que eu não sabia que poderia acontecer. De qualquer forma, cheguei cerca de meia hora antes do show e entrei.

Esse foi o set list:
  1. Raise Your Hands
  2. You Give Love a Bad Name
  3. Born to Be My Baby
  4. We Weren't Born to Follow
  5. Lost Highway
  6. It's My Life
  7. Captain Crash & the Beauty Queen From Mars
  8. Runaway
  9. I'll Be There For You
  10. Wanted Dead or Alive
    (with Happy Birthday (sung to Richie))
  11. Keep the Faith
  12. We Got It Goin' On
  13. Have a Nice Day
  14. Someday I'll Be Saturday Night
  15. Who Says You Can't Go Home
  16. Bad Medicine / Old Time Rock & Roll / Shout
  17. Encore:
  18. In These Arms
  19. I'll Sleep When I'm Dead
  20. Livin' on a Prayer
  21. Encore 2:
  22. I Love This Town
Tem músicas nessa lista que eu gosto muito, mas tem uma boa parte que eu particularmente achei meio sem graça, como que para preencher álbum. Com três décadas de carreira, acho que eles poderiam preencher duas horas e meia com mais músicas empolgantes. E não é porque eu não conhecia muitas delas porque "Raise Your Hands", por exemplo, eu nunca tinha ouvido e gostei.

Como banda, eles ainda tocam muito bem. O Jon Bon Jovi perdeu um pouco dos agudos de forma que ele deixa de cantar algumas partes e faz careta em outras. Eu conseguia cantar o que ele cantava sem fazer caretas. Vale ressaltar que a mulherada deve achá-lo fazendo careta muito mais bonito que eu fazendo pose! Uma delas laçou-o com uma espécie de cachecol e papocou um beijo na boca dele. Não foi tão forçado assim. Acho que ele deixou.

O Richie Sambora, guitarrista, continua tocando muito bem. Ele foi mais um dos vários que me fizeram continuar brigando com a guitarra durante todos esses anos. De quebra, ao contrário do "João Bom Jovem", continua com os agudos que tinha e que segura a peteca dos vocais.

Enfim, foi bom e coloquei mais uma banda que gosto na minha lista das eu-vi-antes-de-acabarem. Mas se eu conhecesse o set list e condensassem as que eu gosto durante primeira hora, eu voltaria para casa mais cedo para dormir.

4 comentários:

  1. Alexei,

    Meu nome é Roberto Guimarães Jr. e estou em Québec com a minha esposa (Luciana Guimarães) fazendo um curso de francês. Ficaremos em Québec até o dia 27/07. Nós também somos cearenses, mas moramos em Recife-PE. Já olhamos várias vezes o seu blog e já rimos muito de suas histórias e estórias.

    Atualmente somos Professores no Brasil, eu na UFPB e a Luciana na Faculdade Metropolitana, em Recife e cursamos doutorado em Administração na UFPE. A nossa intenção é, a princípio, fazer um pós-doutorado na Université Laval, motivo pelo qual estamos estudando francês.

    Gostaria de saber se é possível a gente se encontrar neste fim de semana, para nos conhecermos e conversarmos. Pode ser em qualquer lugar.

    Para você saber um pouco mais de mim, meu Facebook é: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002152092954

    E meu Lattes é: http://lattes.cnpq.br/3400534891451407

    Meu email é: rguimaraesjr@gmail.com

    Abraços,

    Roberto Guimarães Jr.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Alexei!

    Meu nome é Felipe, também sou cearense e estou, juntamente com minha namorada, fazendo planos pra morar no Canadá (ainda não sei onde especificamente). Você tem como me ajudar, dizendo por onde começar, onde pesquisar? Temos lido muitos blogs de brasileiros que estão aí, mas os meios e opiniões são tão diversas que estamos meio perdidos. Qualquer informação será bem vinda! Obrigado!

    Felipe Lavor (lavorfelipe@gmail.com)

    ResponderExcluir