terça-feira, 24 de julho de 2012

Os 12 mandamentos do turista/imigrante brasileiro no Canadá


 Os doze mandamentos do turista (ou imigrante) brasileiro no Canadá:

1. Seja pontual

Não é mito: No Canadá as pessoas são pontuais e esperam que você também seja. Pequenos atrasos são toleráveis, mas lembre-se de sempre avisar com antecedência. Os horários encontrados nos pontos de ônibus sao realmente cumpridos

2. Usarás “excuse me”, “sorry”, “please” e “thank you” à exaustão

E ouvirás bastante também. Os Canadenses podem não ser o povo mais caloroso do mundo, mas são extremamente educados e prestativos. Não custa nada retribuir com um pouco de gentileza.

3. Evitarás abraçar estranhos

Achou estranho esse mandamento? Por aqui as pessoas não estão acostumadas a ter contato físico com quem não se tem intimidade. Ao ser apresentado a alguém, um aperto de mão é uma opção segura para evitar constrangimentos.

4. Tomarás cuidado com teus pertences

Não se iluda: pequenos furtos também acontecem no Canada, principalmente nas academias.

5. No verão saia sempre com uma garrafa de água, principalmente se estiver em Toronto, Montreal e região. Em alguns períodos a sensação térmica pode chegar a 48 graus

6. Usarás o transporte público

No Canadá, faça como os canadenses. Use e abuse do eficiente sistema de transporte público. O metrô é parte importante das cidades.

7.Estando em Toronto evite insistir com o garçon para que sirva bebida alcoolica apos as 2 da manhã. Isso é a lei. Das 2 da manhã em diante o alcool é proibido na cidade. Se você fizer confusão vão chamar a polícia.

8. Não tentarás usar o jeitinho brasileiro

E se tentar, mas não se surpreenda com a resposta negativa. Com raras exceções, aqui não há espaço para improviso ou quebra de regras. Em hipótese alguma tente subornar um policial no Canadá. Aliás, por favor, não faça isso também no Brasil.

9. Aproveite a viagem para se despir da homofobia e preconceitos. O Canadá foi um dos primeiros países do mundo a instituir o casamento gay e você vai ver que as ruas estão cheias de casais do mesmo sexo. Também vai conviver com milhares de culturas diferentes. Vai ver desde pessoas semi nuas a mulheres usando burca. Nao se surpreenda se o caixa do banco tiver uma tatuagem no rosto. Também entenda que se um gay te paquerar você nao pode bater nele. Paquerar alguém é direito de todos. Aceitar ficar com ele ou não é com você mas ser violento ou agressivo é contra a lei, e no Canadá a lei é aplicada. Acredite.

10.Nas baladas nao pense que aquela menina dançando de forma sexy vão ficar e transar com você. As canadense dançam de forma ate erotica mas isso nao te da o direito a toca-las. Se você imaginar que estar no Brasil e que pode sair pegando na bunda das meninas nao se surpreenda se acabar jogado na rua pelos seguranças da casa, ou até mesmo ser levado pela polícia. Aliás, por favor, não faça isso também no Brasil. Nada pior do que um babaca se achando o gostoso do lugar. Respeite as meninas.

11. Dê gorjetas. Receber ao menos 10% do valor da conta é esperado pela maioria dos profissionais de bares e restaurantes do país. Evite confirmar a má fama dos brasileiros. E na balada, sempre que voce for pegar uma bebida, deixe 1 dolar no balcão. Estando no Canadá faça como os canadense. Se adapte.

12. Não falarás barbaridades em português pelas ruas

Não se engane, há brasileiros e lusófonos por todas as partes, sejam turistas ou residentes. Portanto, não diga nada em público que você não diria no Brasil.

(Materia da Revista Veja sobre Londres. Adaptada e perfeitamente aplicável ao Canadá)

6 comentários:

  1. pois é, ainda tenho vergolha alheia pelos grupos de brasileiros que saem xingando a tudo e a todos indiscriminadamente, mal sabendo que eu (com essa cara de polaca) vendo da terrinha ......
    educaçao nunca é demais

    ResponderExcluir
  2. O que eu acho pior é o imigrante que mora aqui há anos e ainda não entendeu que não está no Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Olá Alexei parabéns pelo blog. Acesso desde o ano passado e acho excelente, mas ainda sinto falta de uma conexão com o facebook. Seria interessante criar uma fan page para as pessoas interagirem e até para divulgar seu blog que é tão importante para quem tem interesse em viajar para o Canadá, seja para morar ou a passeio. Atualmente moro em Fortaleza, Ceará, penso em um dia ir morar no Canadá, mas primeiro quero fazer umas viagens como turista para conhecer as regiões e suas vantagens e desvantagens. Este blog me ajuda bastante e tira minhas dúvidas sem ter que perguntar a alguém. Parabéns e não deixa o blog acabar, pois assim como eu, várias pessoas precisam dele :D Att, Bárbara.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelos elogios e sugestões. Eu vou analisar essa ideia da página do Facebook. Manter um blog dá trabalho mesmo e eu não tenho muito tempo. Mas já estive do outro lado e me sinto com uma responsabilidade de não deixar o blog morrer como muitos outros.

    ResponderExcluir
  5. Oi Alexei, gostei do post, mas acho que 10% de gorjeta é o mínimo para um atendimento bem porcaria. Se o atendimento é satisfatório o mínimo é 15%, um excelente atendimento merece 18% ou até 20%.

    ResponderExcluir