segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Perguntas mais frequentes (F.A.Q.) sobre imigração para o Canadá

Percebi que nas listas de discussão das quais participo, muitas perguntas se repetem de tempos em tempos. Provoquei a criação de uma lista de perguntas mais frequentes mas ninguém se prontificou. Entendo, afinal, todos temos muitas coisas para tratar, seja na preparação da imigração, seja na adaptação de quem está lá. Assim, resolvi assumir essa tarefa, contando com a ajuda de vocês. Esta lista vai crescer e ser atualizada aos poucos.
Vale ressaltar que as informações presentes aqui não são oficiais, nem garantidamente corretas sempre. As informações mais confiáveis podem ser encontradas nos sítios http://www.cic.gc.ca/, http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/en/index.html ou contactando o consulado. Muitas das informações valem somente para a modalidade Skilled Workers. A data entre a pergunta e a resposta serve para referência, para ajudar na verificação da atualização da informação.

- Qual é o ramal/email do fulano no consulado ? Qual é o endereço/fax do consulado ?
[20/07/2011]
http://www.canadainternational.gc.ca/brazil-bresil/offices-bureaux/services_sao.aspx?lang=por#endereco
Maura: (11) 5509-4343 r.3420
Maria João: (11) 5509-4343 r. 3422 (maria.guimaraes@international.gc.ca) Deixou o consulado.
Valter: (11) 5509-4343 r.3406

- Onde posso encontrar informações oficiais e detalhadas do processo federal/do Québec ?
[05/11/2009]
Para o processo federal, este é o guia. Para o processo do Québec, é esse.

- Qual processo é melhor: Federal ou do Québec ?
[03/11/2009]
Depende de cada um. Oficialmente, o processo do Québec é para quem vai morar somente no Québec, enquanto o federal é para quem vai morar nas outras províncias e não no Québec. Isso muitas vezes já determina qual processo seguir. Outro fator de impacto é que o processo do Québec exige alguma proeficiência em francês, já que é o idioma oficial da província.

- Posso fazer o processo do Québec e ir para outra província ?
[03/11/2009]
Apesar do processo exigir uma declaração de intenção de morar do Québec, não existe nenhum impedimento legal para isso. Quanto à questão ética e moral, isso é alvo de longas e polêmicas discussões. Cada um faça seu próprio julgamento.

- Posso fazer o processo federal e ir para o Québec ?
[03/11/2009]
Também não existe impedimento legal para isso. Questiona-se a exigência do CSQ (Certificat de Sélection du Québec) para receber alguns benefícios do governo provincial mas, segundo pessoas que já fizeram isso, o governo dá uma carta de aceitação do Québec que equivale ao CSQ em tudo. Mais detalhes nesse post.

- Sou piloto de autorama/dentista de aves/qualquer outra profissão. Posso entrar no processo federal/do Québec ?
[21/07/2010]
O processo federal é restrito a somente 29 profissões listadas aqui.
A descrição exata do NOC (National Occupational Classification) pode ser consultada aqui. A seção "Classified elsewhere" no final da descrição do NOC fala de outros NOC's correlatos, mas não são aceitas.
O processo do Québec pontua mais as profissões de alta demanda, bem como prioriza de forma diferente, mas não faz restrições às outras.

- Como posso saber se sou elegível ?
[03/11/2009]
Faça o teste online para o processo federal ou para o processo do Québec.

- Tenho que fazer o exame do IELTS antes de dar entrada no processo ?
[21/07/2010]
Sim. O certificado tem que ser enviano na abertura do processo.

- Quais notas mínimas tenho que tirar no IELTS para ser elegível ?
[03/11/2009]
Aquelas que depois de convertidas em pontos, completem o limite mínimo de 67 pontos, ou seja, depende da pontuação dos outros quesitos avaliados. No guia de processo federal para residente permanente, página 10, tem uma tabela que diz a pontuação de cada faixa de nota de cada prova do IELTS (speaking, listening, reading e writing).
Vamos a um exemplo real: Somando a pontuação todos os quesitos descritos nesse guia sem levar em consideração o IELTS, eu obtinha 60 pontos. Então precisava de mais 7 pontos distribuidos entre as quatro provas do IELTS. Uma combinação que resulta nesses 7 pontos é obter 3 moderates (2 pontos) com mais 1 basic (1 ponto) (2+2+2+1). Quando fiz o exame do IELTS, antes de submeter o nosso pedido de residente permanente, obtive as seguintes notas: speaking 6.5 (high, 4 pontos), listening 6.0 (moderate, 2 pontos), reading 7.0 (high, 4 pontos), writing 6.0 (moderate, 2 pontos). Com isso, obtive um total de 12 pontos (5 a mais que o necessário) no IELTS que somavam 72 pontos no geral. Graças a esse excedente, pudemos submeter o processo antes de terminar meu mestrado que valia 5 pontos.

- Quanto tempo demora o processo ?
[05/11/2009]
Os antigos processos demoravam um pouco mais de dois anos, mas agora existem processos que terminam em até menos de 5 meses. Faça sua própria análise baseado no tempo dos processos registrados no sistema Timelines.

- Quanto tempo tenho para entrar no Canadá ?
[03/11/2009]
Esse tempo é determinado pela validade dos exames médicos, que é de um ano após os resultados dos mesmos. Há relatos de pessoas que refizeram os exames médicos e extenderam esse prazo por mais um ano. Após esse prazo, o visto é perde a validade.
Apêndice C, do Application for Permanent Residence - Skilled Worker - Visa Office Specific Instructions 
"The permanent resident visa has the same validity period as the medical results, that is, 12 months from the date of the first examination or test."

- Quanto tempo tenho que ficar no Canadá ?
[03/11/2009]
Com o PR Card, podemos entrar e sair do Canadá à vontande. Para poder renovar o visto de residente permanente, temos que morar a quantidade de dias que somam dois anos durante um peŕiodo de cinco anos.  Para requerer a cidadania canadense, este tempo é de três anos em um período de quatro anos.

- Ainda não sou casado. Como eu posso provar a união estável para incluir um conjuge ?
[11/11/2009]
Enviando documentos que provem que vocês morem juntos há pelo menos um ano. São exemplos desses documentos:
Contas de telefone no mesmo endereço, extratos bancários no mesmo endereço ou extrato da conta conjunta, declaração do síndico do prédio dizendo que moram juntos, imposto de renda declarado como parceiros e no mesmo endereço, extratos de cartão de crédito, contratos de compra ou aluguel de imóvel, etc.

- Que documentos são necessários para a fase de envio de documentação ? Onde consigo o guia de documentos específico para o Brasil ?
[11/11/2009]
Ver o seguinte post.

- Quanto se gasta para morar no Canadá ?
[03/11/2009]
Isso varia com muitos fatores, como por exemplo: a cidade, tamanho da família, padrão de vida, ter carro, etc. Recomendo montar uma planilha de custos baseado em pesquisas. Quando estimar o preço do aluguel do imóvel, veja alguns aspectos importantes como tamanho, localização e se possível com fotos para ter uma melhor noção do quanto ele vale.

- Que idioma eu tenho que saber para morar no Canadá ?
[03/11/2009]
Vamos começar pelo mais complicado. Montréal é bilingue. Um lado da cidade é mais francófono e o outro mais anglófono. Tem gente que fala misturando os dois como visto no relato deste blog. O idioma oficial do Québec é francês, assim, sobrevive-se só com ele. Conheço pessoas que dizem que o francês delas é quase nada e também moram lá falando quase sempre somente inglês. Porém, se quiserem ter mais oportunidade, sobretudo de trabalho, é recomendado que saibam falar as duas línguas.
Ottawa também é bem bilingue porque está na fronteira entre Ontario e o Québec. Do outro lado do rio tem Gatineau que pertence ao Québec. Também é por natureza bilingue por ser a capital federal.
 New Brunswick é a única provincia onde o inglês e o francês são idiomas oficiais, mas a parte francófona é minoria. Vancouver tem muita presença do chinês, mas este não é lingua oficial, assim, não se torna um requesito.
No resto do Québec, o francês prevalece. Nas demais províncias, o inglês reina praticamente absoluto.

- Quanto é o salário líquido para determinado salário bruto ?
[03/11/2009]
Existem outras deduções, mas os impostos federais e provinciais podem ser calculados por esta calculadora de impostos online. Essa vai ser a maior parte das deduções.

- Quanto ganha um desentortador de banadas/pedreiro de iglu/qualquer outra profissão no Canadá ?
[03/11/2009]
Podes consultar em sítios especializados. Basta uma procurada no Google. Uso o Salary.com.

- Posso tirar a carteira internacional aqui no Brasil para não precisar tirar carteira no Canadá ?
[03/11/2009]
Não. A carteira internacional não é válida no Canadá. A carteira comum é válida por 3 meses para residentes permanentes ou 6 meses para outros tipos de vistos. Essa carteira tem que ser acompanhada de um documento emitido pelo consulado brasileiro atestando a sua validade. É recomendável tirar a carteira logo para poder usá-la como identidade e para não precisar de outro motorista para ir ao local do exame.
http://www.saaq.qc.ca/permis/echange/residents_autre.php

- Quando chegar no Canadá, já tenho direito ao sistema de saúde gratuito ?
[03/11/2009]
As províncias de Ontário, Québec, British Columbia e New Brunswick estipulam um período de carência. Nas demais, o seguro já passa a valer imediatamente. Este período é, normalmente, o mês de chegada e os dois meses seguintes. Assim, o período total varia em torno de 60 a 90 dias. Geralmente os imigrantes contratam alguma empresa de seguro para cobrir este período.
http://www.health.gov.bc.ca/msp/infoben/eligible.html#when

- Tenho a doença X. Serei reprovado nos exames médicos ?
[21/11/2009]
Ver o seguinte post.

- Como o PR Card, posso entrar nos EUA ?
[03/11/2009]
Não. O PR Card só serve para livre trânsito de residentes permanentes no Canadá. Os EUA exigem visto americano. Este visto pode ser tirado no Brasil ou no Canadá, mas em geral, é mais difícil de consegui-lo sem emprego e outras provas de vínculos com o país de residência.

- O que são imóveis 1½, 2½, etc. que vejo em anúncios no Québec ?
[03/11/2009]
Os apartamentos no Québec são classificados pelo número de compartimentos (pieces) mais o banheiro, que é chamado de ½ (demie).
- 1 et ½ ou studio: um espaço único para quarto, sala e cozinha + banheiro;
- 2 et ½: um quarto separado, sala e cozinha juntas + banheiro;
- 3 et ½: um quarto, sala e cozinha, + banheiro;
- 4 et ½: dois quartos, sala e cozinha + banheiro.

12 comentários:

  1. Oi Alexei
    Muito legal esta tua ideia; valeu para relembrar sobre os imoveis em Quebec pois aqui no Ontario os nomes são diferentes. Um abraço, Rosa

    ResponderExcluir
  2. Ola Alexei...excelente ideia ...de fazer este FAQ!!!...posso "linkar" teu post no meu blog???????????? rsrs..
    Grande abraço
    silney

    ResponderExcluir
  3. Rosa, ressaltei esse detalhe na pergunta. Quem quiser pode linkar, citar, copiar, etc. esse FAQ pois a intenção é disseminar a informação mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Seria bom adicionar também aquela (longa) thread sobre autenticar ou não, traduzir ou não (juramentada ou não), ...
    E também linkar a FAQ dos sites oficiais.
    Nos vemos por lá!
    V.A.

    ResponderExcluir
  5. Vou ver se consigo abreviá-la. A princípio, gostei da sua sugestão dos FAQs oficiais, mas quando vi o do CIC, fiquei desanimado: http://www.cic.gc.ca/english/information/faq/immigrate/skilled/index.asp
    Vocês vão na primavera ? Pretendemos ir em Abril.

    ResponderExcluir
  6. Rapaz, antes do final de setembro/2010 não poderei ir, pois precisarei fechar com sucesso alguns projetos que ainda estão sob minha responsabilidade na empresa. Não quero fechar esta porta, sei lá o que irei encontrar...
    Então minha dúvida é encarar o frio logo em outubro ou novembro/2010 ou esperar a virada do ano ainda aqui no Brasil, melhorando o Frances e ir apenas em Março/2011.
    Isto tudo, claro, se o visto sair conforme expectativas...
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Oi Alexei, esse post foi uma excelente ideia, vou linkar no meu blog, ok?

    Só faço uma ressalva: no processo de Québec assinamos um termo de "intenção" de residir no Québec. Ninguém é impedido de mudar de lá caso surja outra oportunidade ou diante de alguma situação imprevista. O que acho que eles deixam claro é que o seu projeto de imigração baseia-se no planejamento de residir lá. Conheço pessoas que emigraram, moraram no Québec, mas por razões diversas depois de alguns anos acabaram recebendo propostas de emprego em outra província e acabaram se mudando... Acho que aí é outro caso né? Não vejo problema nisso...

    ResponderExcluir
  8. Tem gente que não vê problemas e tem outras que vêm. Estou tentando deixar essa questão a mais neutra possível. Não me lembrava do nome correto da declaração. Realmente, intenção é um termo mais brando que a forma que escrevi. Fiz uma ressalva para tentar ser ainda mais neutro. Valeu pela dica e pelo apoio. Pode linkar.

    ResponderExcluir
  9. Nossa, meus parabéns pelo Blog e pelo post! Já encaminhei para um casal de amigos que estão nesse momento em vias de iniciar o processo!
    Tenho certeza que depois de ler esse post esclarecedor não restará nenhuma dúvida para dara início!
    Obrigada,
    Vou tb colocar um link de vcs no meu blog, pode ser?
    Bjsssssss
    Ana Luna

    ResponderExcluir
  10. Obrigado. Todo mundo está autorizado a colocar links, citar, copiar, etc. à vontade.

    ResponderExcluir
  11. Alexei adorei seu post, mas será que você poderia detalhar mais as informaçoes sobre custo de vida? onde poderia conseguir informações sobre preços de aluguel e taxas de água, energia, gás, internet, transporte, dentre outros? por fim, qual o valor mínimo que cada imigrante deve levar para começar a vida em Quebec?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. À direita do blog, tem umas palavras-chave que listam postagens relacionadas. Na de orçamento, tem essa postagem que falo sobre custos e orçamento. Dá uma visão geral do assunto:

      http://rapaduraplease.blogspot.ca/search/label/or%C3%A7amento

      Excluir