domingo, 28 de fevereiro de 2010

A despedida do inverno

De la neige et du vent

Eu já estava ficando triste ao ver a neve toda derretendo, sinal do fim do inverno. Já faz alguns dias que a temperatura já está entre zero e quatro graus positivos. Já dava para ver a grama aparecendo em alguns lugares, as folhas do outono e as ruas estavam ficando mais limpas.
Eis que aparece o alerta no site da Météo Média. Dois sistemas de baixa pressão se encontraram pelo Québec. E o que isso quer dizer? Precipitação de até 20cm de neve por dia e rajadas de ventos de até 100Km/h. Agora falaram a minha língua, mas como é isso? Pensou o pobre retirante da caatinga nordestina. Bom, é neve pra caramba caindo o tempo todo e um vento de empurrar. A neve não incomoda muito. Só os flocos que batem no rosto e dão uma geladazinha mas nada demais. O acúmulo de neve atrapalha o trânsito. O meu primo Arley iria adorar fazer off road dentro da cidade. Até os ônibus que são pesados e têm quatro pneus no eixo traseiro saem patinando. Para andar, acho legal a sensação da nevezinha macia sendo amassada.
Já o vento, este sim, incomoda. Estava com 54Km/h de vento com rafales/rajadas de 74Km/h quando sai de casa. Sim! A vida continua, faça neve, faça sol! Ia matricular a Lara na escola, mas com essa "brisa", achei melhor não andar esse 1Km e somente ir ao trabalho. Boa decisão. Tinha esquecido os documentos em casa e as aulas foram canceladas.
O vento joga neve no rosto e atrapalha a visão. Menos mal! Podia ser areia! Fora isso, dá para desequilibrar por causa do chão escorregadio. Estava ajustando a câmera em cima do gelo, quando uma rajada me empurrou para trás de forma que meus dois pés deslisaram. Procurei pedras de calçamento para fazer peso na mochila, mas tudo aqui é asfaltado. Eu outra ocasião, o capuz que ajusto bem fechado para não entrar vento foi tirado junto com o gorro com um tapa do vento que levei. Se o gorro não tivesse ficado dentro do capuz, teria voado longe.
Ainda não foi uma tempestade de neve propriamente dita, mas com isso, fechei meu currículo de inverno: nevasca, vento, chuva congelante e -34 graus de sensação térmica. Isso em somente um mês e meio.
O bom da estória é que o charme da Branca de Neve voltou de uma forma ainda mais bonita. As paisagens estavam dígnas de cartões postais.
Dessa vez vou inaugurar a era do vídeo no blog. Isso porque não dá para registrar bem o vento em fotos.





5 comentários:

  1. Oiii Família, estamos acompanhando o blog já há algum tempo. E realmente...com o vídeo deu para ter um noção de como é vento por aí. Brrrrrrr!!
    Um grande abraço!!!!

    ResponderExcluir
  2. Rapaz, dá até medo dum vento desses que além de forte, muda de direção a toda hora. Mas eu quero. Hehehe.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  3. Luiza:Tem horas que agente fica derrentendo de calor por estar com roupas de frio em ambientes aquecidos e essa "brisa" fica bem agradável quando saímos.
    César: Não tenha medo do vento. Eu sou bem magrinho e ele ainda não me levou! Tomara que sejas dos que curtem o inverno como eu.

    ResponderExcluir
  4. Nossa senhora, a neve cai quase na horizontal!! Essa eu queria ter sentido na pele! Por falar em vídeo, me deu uma saudade dessa tua internet mega-rápida!

    ResponderExcluir
  5. Ale: Principalmente com o calor que estão dizendo que está fazendo em Fortaleza. 7,5Mbps a 50$/mês é uma maravilha mesmo. Dá para ver vídeos do Youtube em High Definition sem espera para carregar ou pausas na visualização.

    ResponderExcluir