sábado, 20 de fevereiro de 2010

É carnaval.


Carnaval

Caros leitores, desculpem a demora das postagens. É que pela terceira vez, estou tentando criar uma rotina e conseguir algum tempo para as futilidades como respirar, dormir, etc.
Mas vamos ao que interessa, que é o carnaval de Québec. Como já devem imaginar, não tem mulatas seminuas, tem chiclete e banana aqui, mas não misturados, e tem asa de corvo no inverno e não de águia.
Não vou criar polêmica sobre qual tipo de carnaval é melhor, porque depende do gosto de cada um, mas aqui ao menos, aqui não tem bêbados importunando e vomitando, assaltos e dezenas ou centenas de mortos. Aqui o carnaval é uma festa familiar e bem diferente. Para começo, o período é bem maior mas não é feriado.
Este é o site oficial http://www.carnaval.qc.ca/fr.
Se não me engano, o nome do lugar se chama Place Desjardins. Lá tem um castelo de gelo, as esculturas de gelo, descida de rafting na neve (em um bote), banho de piscina quente, banho de neve (isso mesmo! De roupas de praia!), Bebidas servidas em copos de gelo, corrida de trenó e outras coisas mais que perdi porque estava trabalhando e preparando o apartamento.
Interessante é a corrida de remo que, ao invés de desviar das placas de gelo do rio São Lourenço, eles empurram o barco por cima delas. Deve ser mais rápido do que remando.
Quando voltei para casa, já escutei o barulho da parada (ou desfile, se preferirem). Porém, ainda esperei 20 minutos até eles chegarem. Quando já estava perto de chegar, percebi que tinha uma placa que dizia que a parada iria passar lá aproximadamente 19h08! Vejam bem, não é 19h10. Não conferi a pontualidade, mas como tem um carro da coordenação na frente, deve ter sido próximo disso mesmo.
Assim, as pessoas podem chegar quase na hora. Não estava fazendo frio para tanto. Uns -4 graus, mas eu até que iria me valer disso. Isso porque eu estava com as meias ensopadas de suor. Quando as tirei em casa, percebi a diferença de cor da parte seca para a molhada. Assim, faz frio mesmo! Mas fiquem calmos. Tem meias de lã (melhores que as sintéticas), o saquinho de areia mágica que gera calor por umas 9 a 12 horas e tem talco! Só que nem lembrava desse problema. Fiquei com os dedos dos pés dormentes que estava andando torto, mas fiquei até o fim para fazer essa cobertura do carnaval para vocês. Globo e você! Nada a ver!
Um dos blocos tinha uns 7 percussionistas e percebi logo que era uma timbalada brasileira. Eles usavam uma bandeira parecida com a do Brasil, que reforça minha suspeita. Mas a percussão canadense, para o meu espanto, é rica também e bem variada.
No final, o mascote do carnaval vem no seu carro. É uma fantasia de boneco chamado bonhomme. Para quem fala o dialeto do Ceará, esse é o único boneco que tem no carnaval daqui.

4 comentários:

  1. Carnaval sem bêbado e assalto é muito melhor. Já gostei.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  2. Quando vi esse comercial lembrei da sua história, não sei se vc já viu, foi postado nesse blog.
    http://canadaexpress.blogspot.com/2010/02/comercial-tim-hortons.html

    ResponderExcluir
  3. Muito boa cobertura do carnaval gelado dai. Segue dica de orientação "o esporte" para vocês curtirem http://www.orienteringquebec.ca/en/index.htm será uma boa maneira de conhecer gente bacana e se integrar com a natureza canadense. Quando chegar a primavera apareçam nos eventos que normalmente novatos são bem vindos.

    ResponderExcluir
  4. César: Esse eu tenho coragem de ir com as crianças.
    Harley: Eu o vi também. Nosso caso foi muito parecido. Na verdade, acho que eles colocaram no comercial a situação pela qual muitos imigrantes passam.
    Joilson: Valeu a dica.

    ResponderExcluir