domingo, 28 de março de 2010

Chegou a primavera!




Desde o 20 de março entramos na primavera aqui do lado de cima da linha do Equador. Tivemos uma mudança abrupta no clima, que pode ser percebida nas fotos e no vídeo deste post. A paisagem ficou do jeito que eu gosto, bonitinha.
Vocês estão pensando que eu errei as fotos e o vídeo, não é? Pois não errei não! A neve tinha praticamente desaparecido e a grama reinava. Passou uns dois dias nevando e juntou acho que mais de 20cm de neve, embora a temperatura média estivesse nos agradáveis zero graus. Ficou tudo branquinho novamente. Depois da passagem desse "sistema" (jargão meteorológico), veio o sol! Aí sim, ficamos na primavera, não é? Nada! A temperatura caiu de +10 para -14 graus em apenas 14 horas. Isso mesmo! 24 graus em 14 horas! E a sensação térmica estava de -22 graus. Ou seja, de sensação, caiu 32 graus. Ficamos com frio de inverno, embora não seja o mais frio que faz no inverno. Um cara na rua que esperava o sinal de pedestres comigo comentou: "Frette comme l'hiver, uhh?/Frio como o inverno, não?" Frette é regionalismo daqui do Québec.
Eu quase saí do trabalho nesse dia para ir pegar a Lara na escola, porque o vento estava com rajadas de 60Km/h e com esse frio todo. Conversando com uma colega e mãe que tem filho na escola, ela disse que a escola não estava fechada, então não era caso de emergência. Confiamos e tratamos como normal. Eu fiquei de coração apertado, mas a Mônica disse que a Lara estava na boa, brincando no pátio (externo) da escola e o Davi parava para ficar tirando a neve de todo carro que ele passava perto. Pense numa figura! Ou seja, não estavam nem aí para o frio. Quem bom! Ainda bem que me preocupei a toa.
Hoje, uns 4 dias depois da queda de temperatura, voltamos aos 6 graus e a previsão agora é subir até 20 na próxima semana. Só que vai demorar um pouco para a grama ficar mais verde e as flores colorirem a cidade. Para não dizer que nada mudou, antes só se viam corvos no céu. Agora apareceram umas gaivotas brancas para contrastar.
O vídeo foi feito na nossa caminhada matinal até a escola da Lara. Dá uma noção melhor da vida daqui no inverno do que as fotos.
A propósito, subi os quase 100 degraus de l'escalier de la Pente-Douce/A Escada da Ladeira Suave (nome da rua. Pegadinha de falsos cognatos, né?) e andei mais 600 metros de subida até a nossa casa. Parece mentira, mas a -6 graus eu tive que tirar as luvas e abrir o casaco até o fim para não ficar suado do calor que fazia! Por outro lado, se ficarmos parado por muito tempo, dá frio de adormecer e doer nos pés e mãos. É mais outro fator do frio.



Neige de printemps

Nenhum comentário:

Postar um comentário