sábado, 3 de abril de 2010

Solzão, calor, bermudas, bronzeado e futebol


Parc des Champs-de-bataille

Querido diário. Era um belo dia de abril. O céu estava totalmente azul, sem nenhuma nuvem, e o sol estava espalhando sua energia em tudo e em todos. Uma vizinha se deitou na poltrona, na varanda do seu apartamento para se bronzear e deixou a porta aberta. Resolvemos conhecer o Parc des Champs-de-bataille. Chegando lá, tinha gente de bermuda, outros deitados na grama sem camisa curtindo o sol, gente jogando futebol, muitas crianças andando de bicicleta. Estava fazendo agradabilíssimos 20 graus e tinha gente usando óculos escuros e protetor solar.
Vocês devem estar pensando que eu estou de sacanagem. Acabei de fazer um post descrevendo o inverno na entrada da primavera, e agora faço um de verão poucos dias depois.
Não é poisson d'avril/fools day/dia da mentira. Foi ontem. Simplesmente em poucos dias passamos do clima do inverno para o do verão. Porém, é por poucos dias. Em uma semana a temperatura vai fazer uma subida de uns 8 a 20 graus, passar uns dois dias nesse valor e voltar para o mesmo patamar de antes. É, o clima aqui muda muito e com variações rápidas. E a primavera já dá mais sinais além das gaivotas. Ontem ouvimos passarinhos e hoje vimos as primeiras flores colorindo os jardins.
Esse post está muito fifi/boiola/bichinha! Vamos mudar um pouco de tom para ficar mais dígno de um Cearense cabra macho!
O parque fica na rue Grande Allée Est, que passa na esquina do nosso apartamento e fica só a poucos quarteirões deste. Ele é imenso e um excelente ponto turístico. No inverno as pessoas praticam ski de fond/cross country skiing, patinação, hokey, e no resto, muitos outro esportes. Tem um campo de futebol americano, basquete, pista de bicicleta, etc. No perímetro austral (mais ao sul. Lembrem-se que tenho que usar paravras difíceis no português para aliviar a pobreza do meu francês), temos uma vista muito bonita do fleuve Saint Laurent/rio São Lourenço e da cidade de Lévis do outro lado. Me disseram que o festival de verão é feito lá e vai ter Iron Maiden e Dream Theater entre outros. Yeahh!!!!
Andamos muito e só fomos até o Musée National des Beaux-Arts du Québec/Museu Nacional de Belas Artes do Québec. Olhando no Google Maps, deve ser apenas cerca de um quarto do parque.
O parquinho das crianças é bem grande e variado. Tem brinquedos bem interessantes e alguns são sofisticados. Vocês podem ver nas fotos que a gangorra daqui é super hi-tech.
Legal que nós ficamos deslumbrados com o local e aconteceu uma coisa curiosa. A sensação que temos é de sermos turistas. Até pelo fato de ficarmos tirando fotos. Então, quando vem o encantamento, vem também aquele pensamento do inconsciente: Eu queria morar aqui! Aí o consciente diz: Epa! Mas eu moro aqui! Somos turistas descobrindo a nossa própria cidade, conhecendo o verão mesmo ainda estando na primavera.
Ahh!! Deixem-me contar só mais essa! Vimos uma quantidade boa de carros conversíveis só no caminho de ida e de volta. Como diz o Davi: Pai! Carrão!!! Parece até que estamos em Miami. Acho que esses carros estavam guardados durante o inverno.
Agora vou dormir porque amanhã vamos curtir o segundo dia de verão na primavera. Para lembrar, o lema é il fait beau, il faut profiter/o clima está bonito, temos que aproveitar.


Agrandir le plan

2 comentários:

  1. Me vejo também desejando morar num lugar maravilhoso chamado Canadá, mesmo após estar morando nele. Às vezes é difícil acreditar que um sonho tão maravilhoso possa se realizar. Aguardo muito também a oportunidade de visitar os parques, um grande charme do país.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  2. Tem muita dureza também, principalmente no começo. E cada um tem uma história diferente, mas também tem muita coisa boa para curtir.

    ResponderExcluir