sexta-feira, 21 de maio de 2010

Curiosidades, parte 2


Vocês sabiam que apesar de Montréal ficar a somente 260Km e 3 horas de viagem daqui, existe uma defasagem de até três semanas entre as mudanças na vegetação a cada estação? Não?!?! Eu também não sabia.
 E por falar em estação do ano, se o apartamento estiver com uma temperatura menos confortável que o desejado, o uso de lâmpadas incandescentes pode aumentar um ou até mesmo dois graus. Se é de gastar energia com um aquecedor complementar ao sistema coletivo, desse jeito gasta-se a energia mas ao mesmo tempo ilumina-se o ambiente. Existem também aquecedores direcionais que gastam menos energia que aquecer a casa toda.
E por falar em casa, como é que podemos fazer compras vai Internet se sai todo mundo de casa, não tem empregada e nem porteiro? O "carteiro" deixa um papel dizendo que a encomenda pode ser recebida na agência dos correios mais próxima que, no nosso caso, fica na esquina cada vez mais mágica.
E por falar em eficiência, fiquei surpreso quando troquei o chip pré-pago pelo pós-pago porque a comutação de linha é instantânea. O celular já recebe ligações no mesmo número assim que o religamos. O mais impressionante para mim foi trocar um canal pouco interessante pela RDS no site da Vidéotron e após apertar o botão de confirmação, o decodificador já passou a exibir o canal no mesmo momento, bem no começo do jogo do Canadiens! Vamos ganhar a copa Stanley!!!
E por falar em rapidez, escolham o que tiver de escolher logo senão o atendente escolhe por você para não perder tempo! A Mônica escolheu o sabor de morango para o sorvete, mas tinham dois. A mulher nem perguntou qual dos dois ela queria. Também aconceceu outro caso semelhante comigo, mas não lembro com o que foi.
E por falar em não lembrar, no Brasil eu não usava mais os cheques porque muitas vezes são acompanhados de burocracia para minimizar os calotes. Aqui se usa cheque até para terem somente os dados bancários. Neste caso, eles escrevem que o cheque está anulado.
E por falar em calote, no Brasil o cheque volta por estar sem fundos. Chegou ontem uma correspondência enviada pelo banco com os cheques que usamos, mas que foram devidamente compensados e carimbados. Voltaram apenas para que tenhamos registro e para servir como recibo.
E por falar em diferenças entre países, ouvi algo relativo a proibição do uso de carros com o volante no lado direito. Hein?!?! É isso mesmo. É raro, mas tem carros aqui que são do padrão da Grã-Bretanha (Eca! Grã fica esquisito pacas em português!) e da Austrália. Acho correto porque é complicado de ultrapassar estando sentado do lado oposto.
E por falar em carros, vejo por aqui os alemães Audi, BMW, Mercedes, Porsche, VW, mas nenhum italiano, nem francês. Não vejo Ferraris por aqui mas provavelmente não por causa do preço. Aqui a galera tem muuuuita grana para comprar carro. Acho que é apenas uma questão cultural. O que se vê aqui são os ícones norte-americanos chamados de muscle cars/carros "musculosos": Mustang, Camaro, Corvette, Charger, etc.
E por falar em Charger/carregador, vou recarregar minhas baterias para o dia de amanhã!
Vou ver se junto mais curiosidades para um terceiro lote.

2 comentários:

  1. Muito legais esses posts nos preparando para as curiosidades a serem encontradas. A gente já fica prevenido.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  2. É. Muita coisa é bem diferente por aqui.

    ResponderExcluir