sábado, 15 de maio de 2010

Dicas de garderie


Alguns brasileiros que já têm mais tempo e experiência deram boas dicas na lista de discussão Canada Immigration Brasil sobre garderies. Vou usar o blog como meio de divulgação delas.
Da nossa parte, conseguimos uma garderie de 25$/dia em meio familiar e vamos pagá-la com os benefícios dos governos federal e provincial. Demos entrada em alguns e estamos esperando as respostas, mas descobrimos outro. Na pior das hipóteses, o dinheiro que a Mônica vai receber da francisação vai pagar a maior parte dos custos. Estamos tentando também matricular o Davi em uma das escolas pré-maternal Montessori. O custo sobe dos 550$ para 580$ a 660$ dependendo da escola e da hora de saída, pois pode ou não precisar do uso do service de garde(zzzZZZ Xii!!! O tradutor dormiu!) da escola. Quando tivermos respostas dos benefícios, eu descreverei como requerê-los.
Segue as partes mais interessantes da discussão.

Márcio Jo:
...

- Garderie - Se vcs estiverem trabalhando, procura durante a noite nos sites e na hora do almoço liga para la para ver qdo começam as matriculas. Nada de fila de espera pq para mim isso nao funciona. Se a sua esposa nao estiver trabalhando, ela pode ir nas garderies ou ligar para elas e ver as datas das matriculas... Sites interessantes
 
...

Essas lista de espera nao funcionam...

Eu acho estranho.. coloquei minh filha em garderie de 27 pila/dia após 2 semanas que cheguei aqui em Ville... ficou exatamente 47 dias e ja achei vaga para CPE de 7 pila... Segredo? Ligar e ligar, nada de fila de espera... Agora em maio é quando as garderies recebem a resposta de quem fica e de quem sai... Sugiro que no meio de maio, começo de junho já comecem a ir diretamente na garderie para ver se ja tem vaga ou nao para setembro...

Pelo que percebi, as filas de espera sao para as vagas disponíveis e de ultimo caso, entao esqueçam as lista de espera... Vai ligando e vai indo nas garderies, pergunta qdo começa as inscriçoes para novos estudantes e ja mete a cara no primeiro dia... Agora, se tentar depois mais perto de agosto/setembro qdo começam o ano letivo, já é tarde... Se tentar procurar após ter começado o ano letivo, quase 0% as chances de achar vaga... A hora de achar vaga para garderie de 7 Pila é agora...

Vaga para garderies em meio familiar, vc consegue toda hora, pois variam os custos de 25 à 40/dia entao é relativamente fácil achar.... Fica ae a dica... 

 Em relaçao à subvençao das garderies... Nao sei se ja foi comentado ou se ja sabem, mas vc pode pegar a cada 3 meses a restituiçao dos valores pagos relativos à garderie de meio familiar... Verifica no site ou conversa com a gardienne, certamente ela sabera como fazer... Tem dias certos para fazer essa requisiçao... 
 ...
Ahhh tem a questao de idade também... Muitas garderies em meio familiar e CPE's aceitam somente crianças à partir de 18 meses... entao é preciso verificar isso também...
 Denise Leitão:
...
A falta de vagas nas creches se deve às vagas subsidiadas e ao reembolso. Vá ver quanto custa uma creche em outra província para uma família com uma renda anual de 40k, por exemplo. Falta vaga, lógico, ninguém é obrigado a ficar em casa porque não consegue pagar creche, então todo mundo põe na creche.
...
Corrigindo... A outra garderie não é mais cara. Se for mais cara, é coisa de centavos,a única diferença é que você paga para a garderie e o governo te manda um cheque (antecipado) cobrindo a diferença ao invés de subsidiar a garderie diretamente.
...
Boas dicas Marcio

Vou só acrescentar algumas coisas, que vale para muita gente.

O reembolso trimestral (para despesas com garderies de mais de 7$ por dia) é antecipado.

Informações abaixo, em inglês:

http://www.revenu.gouv.qc.ca/en/citoyen/credits/credits/credit_remb/credit_enfant/versements/conditions.aspx

A primeira prestação vc recebe mais ou menos um mês após enviar os documentos, e não tem que esperar as datas citadas, após a primeira prestação sim vc recebe em janeiro, abril, julho e outubro. Eu recebo há mais de um ano, estou super satisfeita, e não sinto a menor necessidade de procurar uma garderie de 7$/dia, o que aumenta imensamente as possibilidades de escolha para o meu filho.

Há garderies em meio familiar subsidiadas (custam 7$ por dia) também. Geralmente suas vagas não dependem de listas de espera, e sim são postadas no Kijiji ou anunciadas de alguma outra forma "informal".

Para os CPEs, eu vou discordar um pouquinho do Marcio. Tem CPE (pelo menos aqui em Montreal) que nem aceita ligação muito menos visita, manda ligar para o Enfance Famille direto, então nem sempre adianta ficar ligando, nem dá para ir lá ver quando é a matrícula, porque isso é inexistente. é melhor "desencanar" desses CPEs pelo menos até a criança completar uns 3 ou 4 anos, quando então há mais vagas e talvez ficar ligando funcione.

Mas mesmo para as garderies particulares, vale a regra de que eles não ligam para a lista de espera. Se abriu uma vaga e apareceu alguém interessado, fica com a vaga. A lista de espera (a não ser do Enfance Famille, quando eles ligam para os pais da criança que já está com 4 anos)é inútil, só serve para quando vc ligar de novo falar que teu filho já está na lista de espera. Tem que ligar e insistir, mas eu acho que o que adianta mesmo é ligar bem quando apareceu uma vaga, por isso recomendo olhar o kijiji e o Ma Garderie diariamente, talvez até mais que uma vez por dia, assim quando aparecer uma vaga vc liga.

Não dá para criticar o governo do Quebec por falta de garderie, houve um baby boom enorme nos últimos anos, e também o fato de existirem garderies subsidiadas ou com reembolso faz com que mais gente as procure.

2 comentários:

  1. Saudações,

    Parabéns pelo seu Blog e pela sua decisão de morar no Canadá.
    Pretendo ir para Montreal para estudar juntamente com minha esposa. inicialmente ela deverá trabalhar durante o período de meu estudo.

    Como pretendo ir para o QUEBEC não como residente permanente, mas sim com estudante em um College, gostaria de lhe perguntar se consigo uma Garderie para minha filha por $7, assim como algumas são ofertadas? Isso é muito difícil de se conseguir? É impossível?

    Ficarei muito grato se me ajudar, pois todos que consegui contato não viveram a experiência que estou optando obter, a maior parte das pessoas que tenho conversado só sabem como funciona para residentes permanentes.

    Desde já agradeço sua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um amigo que tem visto de trabalho temporário me disse que esse subsídio que deixa a garderie a esse preço de 7$/dia é exclusivo para canadenses e residentes permanentes. De toda forma, te recomendo pesquisar nas fontes oficiais.

      Excluir